FCOM
- AIRCRAFT SYSTEMS - ICE
AND RAIN PROTECTION
·
O sistema de proteção contra
chuva e gelo permite uma operação irrestrita da aeronave em condições de gelo e
chuva forte.
ANTI-ICE
·
Tanto ar quente ou aquecimento
elétrico protegem áreas criticas da aeronave da seguinte forma:
· AR QUENTE:
§ Os 03 slats externos no bordo de ataque das asas. E as entradas de
ar dos motores.
· Aquecimento elétrico:
§ As janelas do compartimento de voo. Os sensores, pitot probes e
tomadas estáticas. Waste-water drain mast.
RAIN REMOVAL
·
Limpadores de para-brisas e
quando necessário fluido repelente de chuva, removem a chuva dos painéis
para-brisas dianteiros.
WING ANTI-ICE -
DESCRIÇÃO
·
Em voo, ar quente do sistema
pneumático aquece os 03 slats externos (3,4,5) de cada asa.
·
O ar é suprido através de uma
válvula em cada asa.
·
O WING pb no painel de anti-ice
controla a válvula.
·
Quando acft está no solo, o
piloto pode iniciar uma sequência de teste de 30s ligando o sistema.
·
Se o sistema detectar um
vazamento durante a operação normal, a válvula de anti-ice na asa do lado
afetado fecha automaticamente.
·
Quando o anti-ice da asa está
selecionado, o limite de N1 reduz automaticamente, e o N1 em IDLE incrementa
automaticamente. Se o suprimento elétrico falhar, as válvulas fecham.
PAINEL OVERHEAD
(1) WING ANTI- ICE pb sw
· Este switch controla o sistema de anti-ice das asas esquerda e
direita simultaneamente.
· ON:
§ ele acende em azul.
§ WING A. ICE aparece no MEMO do ECAM.
§ As válvulas de controle do anti-ice da asa abrem se a pressão
pneumática está disponível.
§ No solo as válvulas de controle do anti-ice da asa abrem por apenas
30s (sequência de teste)
· OFF:
§ Luz ON apaga.
§ Válvulas de controle do anti-ice das asas fecham.
· FAULT:
§ Luz âmbar acende e um aviso aparece no ECAM se:
§ A posição da válvula de controle de anti-ice não está na posição
requerida, ou
§ For detectada baixa pressão no sistema.
ECAM BLEED PAGE
(7) Indicação ANTI-ICE: é
mostrada em branco quando o pushbutton WING no painel de anti-ice está ligado.
MEMO
DISPLAY
·
A mensagem "WING A. ICE" é mostrada em verde
se o pb-sw WING ANTI ICE está ligado.
ENGINE ANTI-ICE
- DESCRIÇÃO
·
Um ar sangrado independente a partir do compressor de
alta pressao protege contra gelo a nacelle de cada motor.
·
O ar é suprido atraves de uma valvula de 02 posições
(aberta e fechada) que o piloto controla com 02 pushbuttons, 01 para cada
motor.
·
A valvula fecha automaticamente se o ar estiver
indisponivel (motores não funcionando).
·
Quando uma válvula de engine anti-ice está aberta, o
limite de N1 é automaticamente reduzido, se necessario, o N1 em idle é
automaticamente incrementado para ambos os motores com o objetivo de fornecer a
pressao requerida.
·
Se a energia elétrica falhar, as valvulas abrem.
OVERHEAD PANEL
(1)
ENG 1 (2)
ANTI-ICE pb-sw
·
ON:
§ Luz azul acende.
§ ECAM MEMO mostra
"ENG A. ICE".
§ A válvula de
anti ice do motor abre se houver bleed air disponível dos motores.
§ Ignição continua
é selecionado quando a valvula está aberta e o pb-sw de ENG ANTI ICE está
ligado (aplicável apenas ao A 318).
§ Isto faz
aparecer IGNITION no memo do ECAM.
·
OFF:
§ Luz ON apaga.
§ Válvula de
anti-ice do motor fecha.
·
FAULT:
§ Luz âmbar acende
e uma mensagem de aviso aparece no ECAM, se a posição as válvula de anti-ice
está em desacordo com a seleção feita no pb do motor 1 ou 2.
·
Nota: a luz âmbar de
FAULT acende rapidamente conforme a válvula transita.
MEMO DISPLAY
·
Este mostrador apresenta "ENG A.ICE" em
verde, se 01 ou ambos ENG ANTI ICE pb-sw estao ligados.
WINDOW HEAT -
DESCRIÇÃO
·
A aeronave usa aquecimento elétrico para o anti-icing e
desembaçamento em cada para-brisa e janelas laterais.
·
02 computadores independentes para window heat (WHC),
um em cada lado, regulam automaticamente, protegendo ele contra sobre
aquecimento e indicando falhas.
·
O aquecimento das janelas ligam:
·
Automaticamente quando pelo menos um motor está
funcionando, ou quando a aeronave está em voo.
·
Manualmente, antes da partida do motor, quando o piloto liga o PROBE/WINDOW HEAT pb sw
·
Aquecimento dos para-brisas operam em baixa potência no
solo e em potência normal em voo. A troca é automática.
·
Existe apenas um nível de aquecimento para as janelas
laterais.
OVERHEAD PANEL
(1) AUTO: probes e janelas são aquecidos automaticamente:
·
Em voo ou
·
No solo (exceto os probes de TAT) desde que um motor
esteja funcionando.
ON: probes e
janelas são aquecidos permanentemente. Luz azul acende.
AQUECIMENTO DOS PROBES -
DESCRIÇÃO
·
Aquecimento eletrico protege:
·
Pitot heads
·
Static ports
·
Angle-of-attack probes (AOAs)
·
Total air temperature (TAT) probes.
·
03 computadores independentes para probe heat (PHCs)
controlam e monitoram automaticamente:
·
Probes do lado do comandante.
·
Probes do lado do primeiro oficial.
·
Probes standby.
·
Eles protegem contra sobre aquecimento e indicam
falhas.
·
Os probes são aquecidos:
·
Automaticamente quando pelo menos um motor está
funcionando, ou quando a aeronave está em voo.
·
Manualmente, quando o piloto liga o PROBE WINDOW HEAT
pb.
·
No solo, os probes TAT não são aquecidos e o
aquecimento do pitot opera com um baixo nivel de energia (a troca para a força
normal em voo é automática).
WIPERS
·
Cada para-brisa dianteiro possui um lipador eletrico
com duas velocidades, o qual é controlado por um seletor rotativo.
RAIN REPELLENT (se instalado)
·
Em chuvas de moderada à forte, o piloto pode
espalhar o liquido repelente de chuva no
para-brisa para melhorar a visibilidade.
·
Cerca de 30s após, os parabrisas são cobertos com o
spray.
·
Pushbuttons separados controlam o repelente de chuva
dos parabrisas de cada lado.
OVERHEAD PANEL
(1) WIPER rotary
selector: cada seletor rotativo controla seu limpador em alta ou baixa
velocidade. Quando desligado, os limpadores param fora do campo de visão.
(2) RAIN RPLNT pb: cada um desses pb
controlam a aplicação do fluido repelente de chuva para o lado correspondente
do para-brisa dianteiro.
·
Quando o piloto pressiona o botao, um temporizador
aplica uma quantidade medida de repelente de chuva no para-brisa.
·
Para repetir o ciclo, o piloto deve pressionar o botao
novamente.
·
Esta função está inibida quando a aeronave está no solo
e os motores estão parados.
REAR COCKPIT
(1) RAIN RPLNT indicador de pressao: este indicador
mostra a pressao de nitrogenio na garrafa de repelente de chuva. Quando o
ponteiro está no setor amarelo a garrafa deve ser substituida.
(2) RAIN RPLNT idicador de quantidade: quando a
bandeira REFILL está aparecendo, a garrafa deve ser substituída.
INDICADOR VISUAL DE GELO
·
Um indicador visual externo de gelo está instalado
entre os dois para-brisas.
·
Este indicador também possui uma iluminação.
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