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terça-feira, 1 de julho de 2014

ICE AND RAIN PROTECTION

FCOM  -  AIRCRAFT SYSTEMS  -  ICE AND RAIN PROTECTION
·        
      O sistema de proteção contra chuva e gelo permite uma operação irrestrita da aeronave em condições de gelo e chuva forte.

ANTI-ICE
·      
           Tanto ar quente ou aquecimento elétrico protegem áreas criticas da aeronave da seguinte forma:

·  AR QUENTE:
§  Os 03 slats externos no bordo de ataque das asas. E as entradas de ar dos motores.
·  Aquecimento elétrico:
§  As janelas do compartimento de voo. Os sensores, pitot probes e tomadas estáticas. Waste-water drain mast.

                                          
RAIN  REMOVAL

·         Limpadores de para-brisas e quando necessário fluido repelente de chuva, removem a chuva dos painéis para-brisas dianteiros.

WING ANTI-ICE  -  DESCRIÇÃO

·         Em voo, ar quente do sistema pneumático aquece os 03 slats externos (3,4,5) de cada asa.
·         O ar é suprido através de uma válvula em cada asa.
·         O WING pb no painel de anti-ice controla a válvula.
·         Quando acft está no solo, o piloto pode iniciar uma sequência de teste de 30s ligando o sistema.
·         Se o sistema detectar um vazamento durante a operação normal, a válvula de anti-ice na asa do lado afetado fecha automaticamente.
·         Quando o anti-ice da asa está selecionado, o limite de N1 reduz automaticamente, e o N1 em IDLE incrementa automaticamente. Se o suprimento elétrico falhar, as válvulas fecham.


                       
PAINEL OVERHEAD


                                                               

   (1)    WING ANTI- ICE pb sw
·  Este switch controla o sistema de anti-ice das asas esquerda e direita simultaneamente.
·  ON:
§  ele acende em azul.
§  WING A. ICE aparece no MEMO do ECAM.
§  As válvulas de controle do anti-ice da asa abrem se a pressão pneumática está disponível.
§  No solo as válvulas de controle do anti-ice da asa abrem por apenas 30s (sequência de teste)
·  OFF:
§  Luz ON apaga.
§  Válvulas de controle do anti-ice das asas fecham.
·  FAULT:
§  Luz âmbar acende e um aviso aparece no ECAM se:
§  A posição da válvula de controle de anti-ice não está na posição requerida, ou
§  For detectada baixa pressão no sistema.

ECAM BLEED PAGE


                                                  
(7) Indicação ANTI-ICE: é mostrada em branco quando o pushbutton WING no painel de anti-ice está ligado.

MEMO DISPLAY
·         A mensagem "WING A. ICE" é mostrada em verde se o pb-sw WING ANTI ICE está ligado.

ENGINE  ANTI-ICE   -  DESCRIÇÃO
·         Um ar sangrado independente a partir do compressor de alta pressao protege contra gelo a nacelle de cada motor.
·         O ar é suprido atraves de uma valvula de 02 posições (aberta e fechada) que o piloto controla com 02 pushbuttons, 01 para cada motor.
·         A valvula fecha automaticamente se o ar estiver indisponivel (motores não funcionando).
·         Quando uma válvula de engine anti-ice está aberta, o limite de N1 é automaticamente reduzido, se necessario, o N1 em idle é automaticamente incrementado para ambos os motores com o objetivo de fornecer a pressao requerida.
·         Se a energia elétrica falhar, as valvulas abrem.



                                  
OVERHEAD PANEL


                                               
   (1)    ENG 1 (2) ANTI-ICE pb-sw
·  ON:
§  Luz azul acende.
§  ECAM MEMO mostra "ENG A. ICE".
§  A válvula de anti ice do motor abre se houver bleed air disponível dos motores.
§  Ignição continua é selecionado quando a valvula está aberta e o pb-sw de ENG ANTI ICE está ligado (aplicável apenas ao A 318).
§  Isto faz aparecer IGNITION no memo do ECAM.
·  OFF:
§  Luz ON apaga.
§  Válvula de anti-ice do motor fecha.
·  FAULT:
§  Luz âmbar acende e uma mensagem de aviso aparece no ECAM, se a posição as válvula de anti-ice está em desacordo com a seleção feita no pb do motor 1 ou 2.
·  Nota: a luz âmbar de FAULT acende rapidamente conforme a válvula transita.

MEMO DISPLAY

·         Este mostrador apresenta "ENG A.ICE" em verde, se 01 ou ambos ENG ANTI ICE pb-sw estao ligados.

WINDOW HEAT  -  DESCRIÇÃO
·         A aeronave usa aquecimento elétrico para o anti-icing e desembaçamento em cada para-brisa e janelas laterais.
·         02 computadores independentes para window heat (WHC), um em cada lado, regulam automaticamente, protegendo ele contra sobre aquecimento e indicando falhas.
·         O aquecimento das janelas ligam:
·  Automaticamente quando pelo menos um motor está funcionando, ou quando a aeronave está em voo.
·  Manualmente,  antes  da  partida  do  motor,  quando  o  piloto  liga  o PROBE/WINDOW HEAT pb sw
·         Aquecimento dos para-brisas operam em baixa potência no solo e em potência normal em voo. A troca é automática.
·         Existe apenas um nível de aquecimento para as janelas laterais.


                                       
OVERHEAD PANEL


                                                                              
  (1)    AUTO: probes e janelas são aquecidos automaticamente:
·  Em voo ou
·  No solo (exceto os probes de TAT) desde que um motor esteja funcionando.
ON: probes e janelas são aquecidos permanentemente. Luz azul acende.

AQUECIMENTO DOS PROBES  -  DESCRIÇÃO

·         Aquecimento eletrico protege:
·  Pitot heads
·  Static ports
·  Angle-of-attack probes (AOAs)
·  Total air temperature (TAT) probes.


·         03 computadores independentes para probe heat (PHCs) controlam e monitoram automaticamente:
·  Probes do lado do comandante.
·  Probes do lado do primeiro oficial.
·  Probes standby.
·         Eles protegem contra sobre aquecimento e indicam falhas.
·         Os probes são aquecidos:
·  Automaticamente quando pelo menos um motor está funcionando, ou quando a aeronave está em voo.
·  Manualmente, quando o piloto liga o PROBE WINDOW HEAT pb.
·         No solo, os probes TAT não são aquecidos e o aquecimento do pitot opera com um baixo nivel de energia (a troca para a força normal em voo é automática).



                        
WIPERS

·         Cada para-brisa dianteiro possui um lipador eletrico com duas velocidades, o qual é controlado por um seletor rotativo.

RAIN  REPELLENT (se instalado)

·         Em chuvas de moderada à forte, o piloto pode espalhar  o liquido repelente de chuva no para-brisa para melhorar a visibilidade.
·         Cerca de 30s após, os parabrisas são cobertos com o spray.
·         Pushbuttons separados controlam o repelente de chuva dos parabrisas de cada lado.


                        
OVERHEAD PANEL


                                      
  (1)    WIPER  rotary selector: cada seletor rotativo controla seu limpador em alta ou baixa velocidade. Quando desligado, os limpadores param fora do campo de visão.
  (2)    RAIN RPLNT pb: cada um desses pb controlam a aplicação do fluido repelente de chuva para o lado correspondente do para-brisa dianteiro.
·  Quando o piloto pressiona o botao, um temporizador aplica uma quantidade medida de repelente de chuva no para-brisa.
·  Para repetir o ciclo, o piloto deve pressionar o botao novamente.
·  Esta função está inibida quando a aeronave está no solo e os motores estão parados.

REAR COCKPIT


                                                              
  (1)    RAIN RPLNT indicador de pressao: este indicador mostra a pressao de nitrogenio na garrafa de repelente de chuva. Quando o ponteiro está no setor amarelo a garrafa deve ser substituida.
  (2)    RAIN RPLNT idicador de quantidade: quando a bandeira REFILL está aparecendo, a garrafa deve ser substituída.

INDICADOR VISUAL DE GELO

·         Um indicador visual externo de gelo está instalado entre os dois para-brisas.

·         Este indicador também possui uma iluminação.

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