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sexta-feira, 4 de julho de 2014

PNEUMATIC

FCOM  -  AIRCRAFT  SYSTEMS  -  PNEUMATIC

DESCRIÇÃO GERAL

O sistema pneumático fornece ar com alta pressão para:
·         Ar condicionado.
·         Partida dos motores.
·         Wing anti-icing.
·         Pressurização do reservatório de água potável.
·         Pressurização do reservatório hidráulico.

A alta pressão possui 3 fontes:

·         Sistema de bleed dos motores.
·         Carga do compressor do APU.
·         Conexão de alta pressão no solo.

Um duto de crossbleed interconecta o sistema de bleed dos motores e recebe ar do APU e da fonte de solo quando apropriado.

Uma válvula montada no duto de crossbleed permite o lado esquerdo (motor 1) e o lado direito (motor 2) serem interconectados.

02 BLEED MONITORING COMPUTERS (BMC 1 E BMC 2), o painel overhead, e o ECAM controlam e monitoram a operação do sistema pneumático.

Um sistema de detecção de vazamento detecta vazamentos e sobreaquecimentos nas vizinhanças dos dutos de ar quente.

ENGINE BLEED SYSTEM -  DESCRIPTION

A aeronave possui 02 sistemas semelhantes de bleed air dos motores.

Cada sistema está projetado para:

·         Selecionar qual estágio do compressor que será usado como fonte de ar.
·         Regular a temperatura da bleed air.
·         Regular a pressão da bleed air.

Um "BLEED MONITORING COMPUTER" (BMC) controla e monitora cada sistema.

Cada BMC recebe informações sobre pressão e temperatura  e posição da válvula.
Cada um está conectado com:
·         Outros sistemas usando ar ou informações do sistema de bleed.
·         O  outro BMC.
Cada um deles fornece indicações e alertas para o ECAM e para o CFDS.

Se um BMC falhar, o outro assume a maioria das funções de monitoramento.
Cada válvula da bleed é operada pneumaticamente e controlada eletricamente pelo seu BMC associado.


ARQUITETURA

                                 

SELEÇÃO de AIR BLEED  -  A318/319/320

·         O ar é normalmente sangrado a partir do estágio de pressão intermediário (IP) do compressor de alta pressão do motor para minimizar o consumo de combustível.
·         Com o motor em baixa velocidade, quando a pressão e temperatura do estágio IP estão muito baixas, o sistema sangra ar a partir do estágio de alta pressão (HP) e mantem ela em 36 +/- 4 PSI.
·         Uma check valve de pressão intermediária abaixo da porta do IP fecha para prevenir o ar do estágio HP circular no estágio de IP.
·       
          A válvula HP fecha automaticamente:

§  Em caso de baixa pressão na linha abaixo.
§  Em caso de pressão excessiva na linha acima.
§  Eletricamente quando a bleed valve é fechada eletricamente.
§  A318/319: eletricamente - em caso de overpressure acima da válvula de HP com o anti-ice da asa desligado, duas packs ligadas e a altitude da aeronave acima de 15.000ft.

INDICAÇÃO NO ECAM

     

AJUSTE DE PRESSÃO E LIMITES

·         A  válvula da bleed, a qual está instalada abaixo da junção dos dutos de IP e HP, atua como uma válvula de corte e ajuste de pressão.

·         Ela mantém  pressão de saída  em 45 +/- 5 PSI.

·         NOTA: a pressão da bleed pode oscilar entre 38 e 56 PSI (com picos máximos de 16 PSI) particularmente com o motor em alta potência (decolagem ou subida) até o FL 100.
·         A válvula da bleed é fechada totalmente:
§  Pneumaticamente:
·  Se a pressão nas linhas acima ficar abaixo de 8 PSI.
·  Se houver um fluxo de retorno.
§  Eletricamente através:
·  Do switch pushbutton da BLEED (na posição desligado)
·  Do ENG FIRE pushbutton (pressionado)
·  Do BMC (computador de monitoramento da bleed) nos seguintes casos:
·         Overtemperature
·         Overpressure
·         Vazamento
·         Abertura da start valve.
·         Bleed do APU ligada.
·         Se a regulagem de pressão falhar, a válvula  overpressure fecha qdo a pressão ficar acima de 85 PSI.
·         
      NOTA: se a bleed do APU está ligada e a válvula de crossbleed está fechada, a válvula de bleed do motor 2 permanece aberta.

REGULAGEM DE TEMPERATURA E LIMITES

·         Um precooler abaixo da válvula da bleed regula a temperatura do ar da bleed.
·         O precooler é um trocador de calor ar-ar que usa ar resfriado sangrado do FAN para regular a temperatura a aproximadamente 200ºC.
·         A válvula de ar do FAN controla o fluxo de ar do FAN.
·         Uma mola mantem a válvula de ar do FAN fechada na ausência de pressão.

DESCRIÇÃO DA BLEED DO APU E SUPRIMENTO DE AR

·         Ar do compressor de carga do APU está disponível em solo e em voo.
·         A válvula da bleed do APU opera como uma válvula de corte para controlar o ar da bleed do APU.
·         Ela é controlada eletricamente e operada por pressão de combustivel.
·         O pb-sw da bleed do APU, no painel de ar condicionado, controla a válvula da bleed do APU.
·         Quando o piloto seleciona para "ON" com este pushbutton, ar sangrado do APU alimenta o sistema pneumático,  se a velocidade do APU está acima de 95%.
·         Isto abre a válvula de crossbleed e fecha as bleeds dos motores automaticamente.
·         Uma check valve próxima do duto de xbleed protege o APU, quando bleed air vêm de outra fonte.

APU BLEED VALVE OPENING LOGIC


                              

·         NOTA: 1 detecção de vazamento é desconsiderado durante a partida do motor
·         NOTA: 2  detecção de vazamento no APU é perdido se o BMC 1 é perdido.

CROSSBLEED

·         Uma válvula de crossbleed no duto de crossbleed permite o sistema de suprimento de ar dos 2 motores serem isolados ou interconectados.

·         No painel de ar condicionado, um seletor rotativo controla a válvula de crossbleed eletricamente.
·         02 motores elétricos, 01 para o modo automático e 01 para o modo manual, controlam a válvula.
·        
       Em modo automático, a válvula crossbleed abre quando o sistema utiliza ar sangrado do APU.
·         Ela fecha se o sistema detecta um vazamento de ar (exceto durante a partida do motor)

LÓGICA DE CONTROLE DA X-BLEED

                                       

INDICAÇÃO NO ECAM

                                                    
DETECÇÃO DE VAZAMENTO

·         LOOPS de detecção de vazamentos detectam qualquer sobreaquecimento próximo dos dutos de ar quente na fuselagem, pylons e asas.
·         Para o pylon e o APU, os elementos sensíveis são presos para formar um loop simples, e para as asas um loop duplo.
·         Quando os 02 loops da asa detectam um vazamento, ou quando um loop detecta um vazamento e o outro está inoperante, ele ativa o sinal de vazamento na asa.
·         BMC 1 e 2 cada, contem um controle lógico idêntico para os sistema.
·      
           Um sinal de vazamento na asa causa:
§  O fechamento automático da bleed valve do lado respectivo.
§  A luz FAULT associada no painel de ar condicionado acende.
§  A x-bleed fecha automaticamente  (exceto durante a partida dos motores)
§  A válvula da bleed do APU fecha automaticamente (se ela está aberta, e se o vazamento está concentrado na asa esquerda) - (exceto durante a partida dos motores).
·         Um sinal de vazamento no pylon causa:
§  O fechamento automático da bleed valve do lado respectivo.
§  A luz FAULT acende para o motor relacionado no painel de ar condicionado.
§  A válvula x-bleed fecha automaticamente (exceto durante a partida dos motores).
·         Um sinal de vazamento do APU causa:
§  O fechamento automático da válvula de bleed do APU (exceto durante a partida do motor).
§  A luz FAULT acende no pb-sw da APU BLEED no painel de ar condicionado.
§  O fechamento automático da x-bleed automaticamente exceto durante a partida do motor.

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS  -  DESCRIÇÃO


                                   

FALHA DE BMC

·         Se um BMC falhar, o adjacente assume o monitoramento do sistema de bleed para assegurar os seguintes alertas de ECAM se necessário:
§  Overpressure.
§  Overtemperature.
§  Vazamento na asa.
·         Apesar disso,  a luz FAULT associada,  no painel de ar condicionado é perdida e a válvula de bleed associada não fecha automaticamente.
·         Alerta de ENG BLEED LEAK é perdido para o motor associado, bem como alerta de APU BLEED LEAK  se o BMC 1 falhar.

PAINEL OVERHEAD


                 
  (1)    ENG 1 BLEED e ENG 2 BLEED pb-sw

§  On: a bleed valve abre se:
· A pressão nas linhas acima está acima de 8 PSI.
· O pb-sw da APU BLEED está desligado ou a válvula de BLEED do APU está fechada.
· Não existe no vazamento lado respectivo da asa ou pylon, e não foi detectado overpressure nem overtemperature.
· O pb ENG-FIRE não foi pressionado para fora.
· A start valve do motor está fechada.

§  Luz FAULT: esta luz âmbar acende e um ECAM CAUTION aparece se:
· Houver uma overpressure na linha abaixo da válvula da bleed.
· Houver um overheat de bleed air.
· Houver um vazamento na asa ou motor no respectivo lado.
· A válvula da bleed não está fechada durante a partida do motor.
· A válvula da bleed não está fechada com a bleed do APU ligada.
· Ela apaga quando o pb-sw  ENG BLEED é desligado se a falha desapareceu.
§  OFF:  a válvula da bleed e a válvula de HP fecham. A luz OFF em branco acende.
  
  (2)    Pb-sw APU BLEED
§  ON: a válvula do APU abre se o N > 95% e não existe vazamentos no APU ou no lado esquerdo de bleed. (se houver vazamento no lado direito a válvula x-bleed fecha). A luz azul "ON" acende.
§  OFF:  a válvula do APU fecha.
§  FAULT: esta luz âmbar acende e um ECAM CAUTION aparece, quando o sistema detecta um vazamento no APU.

  (3)    Seletor sw X-BLEED:
§  AUTO:
· A válvula crossbleed é aberta se a válvula de bleed do APU está aberta.
· A válvula crossbleed é fechada se a válvula de bleed do APU está fechada, ou em caso de um vazamento na asa, pylon ou APU, exceto durante a partida dos motores
§  OPEN: a válvula de crossbleed é aberta.
§  CLOSE: a válvula de crossbleed é fechada.

ECAM BLEED PAGE

                                  
  (1)    HP VALVES

§  Crossline - verde: a HP valve está completamente fechada.
§  In line - verde: a HP valve não está completamente fechada.
§  Crossline - âmbar: a HP valve não está na posição (fechada) comandada.

  (2)    ENGINE BLEED VALVES

§  In line - verde:           BLEED valve normalmente aberta.
§  Crossline - verde:      BLEED valve normalmente completamente fechada.
§  In line - âmbar:          BLEED valve não está não posição comandada (aberta).
§  Crossline - âmbar:     BLEED valve não está na posição comandada (fechada).

  (3)    ENGINE BLEED INDICATIONS

                                                   
(A)   PRESSÃO DE ENTRADA DO PRECOOLER
§  É normalmente em verde.
§  Ela se torna âmbar, se estiver abaixo de 4 PSI, ou se um overpressure é detectado pelo BMC  (variando entre 57 e 60 PSI).

(B)   TEMPERATURA DE SAÍDA DO PRECOOLER
§  É normalmente em verde.
§  Ela se torna âmbar, se o BMC detecta um overheat ou uma baixa temperatura.
§  Overheat: se a temperatura exceder:
· 290ºC por mais de 5s, ou
· 270ºC por mais de 15s, ou
· 257ºC por mais de 55s
§  Baixa temperatura é detectada se a temperatura for menor que 150ºC.

NOTA: quando os motores estão em IDLE, e dependendo da temperatura ambiente, a temperatura de saída do precooler pode estar abaixo de 150ºC (mostrado em âmbar).

  (4)    APU BLEED VALVE
§  Crossline  verde: a válvula do APU não está completamente aberta e a master switch do APU está ligada.
§  In line verde: a válvula do APU está completamente aberta e a master switch do APU está ligada.
§  Crossline  âmbar: a válvula do APU está completamente fechada e a master switch do APU está ligada e a switch da BLEED do APU está ligada por mais de 10s.

  (5)    CROSSBLEED VALVE
§  Crossline - verde: a válvula crossbleed está normalmente fechada.
§  In line - verde: a válvula crossbleed está normalmente aberta.
§  Crossline - âmbar: a crossbleed valve não está na posição comandada (fechada).
§  In line - âmbar: a crossbleed valve não está na posição comandada (aberta).
§  Transito - âmbar: a crossbleed valve está em transito.


  (6)    GND HP  - indicação de conexão de solo

  
:  mostrado em branco quando a aeronave está no solo



  (7)    INDICAÇÃO ANTI-ICE

§  É mostrado em branco, quando o pushbutton WING no painel ANTI-ICE está ligado.


  (8)    ARROW

 :
§  Normalmente  ela não é mostrada, quando a válvula correspondente está fechada.
§  Normalmente mostrada em verde, quando a válvula correspondente está aberta.
§  Ela se torna âmbar quando:
·  A válvula está aberta e a pressão de ar está baixa ou alta, ou
·  A válvula está aberta no solo por mais que 10s.


  (9)    ENGINE IDENTIFICATION (1-2)

§  É normalmente em branco.
§  Ela se torna âmbar, quando o N2 do motor está abaixo de IDLE.

MEMO DISPLAY


·         APU BLEED aparece em verde se o APU está disponível e o pb-sw APU BLEED está ligado.


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