FCOM
- AIRCRAFT SYSTEMS
- PNEUMATIC
DESCRIÇÃO
GERAL
O sistema pneumático fornece ar com alta
pressão para:
·
Ar condicionado.
·
Partida dos motores.
·
Wing anti-icing.
·
Pressurização do reservatório
de água potável.
·
Pressurização do reservatório
hidráulico.
A alta pressão possui 3 fontes:
·
Sistema de bleed dos motores.
·
Carga do compressor do APU.
·
Conexão de alta pressão no
solo.
Um duto de crossbleed interconecta o
sistema de bleed dos motores e recebe ar do APU e da fonte de solo quando
apropriado.
Uma válvula montada no duto de crossbleed
permite o lado esquerdo (motor 1) e o lado direito (motor 2) serem
interconectados.
02 BLEED MONITORING COMPUTERS (BMC 1 E BMC
2), o painel overhead, e o ECAM controlam e monitoram a operação do sistema
pneumático.
Um sistema de detecção de vazamento detecta
vazamentos e sobreaquecimentos nas vizinhanças dos dutos de ar quente.
ENGINE
BLEED SYSTEM - DESCRIPTION
A aeronave possui 02 sistemas semelhantes
de bleed air dos motores.
Cada sistema está projetado para:
·
Selecionar qual estágio do
compressor que será usado como fonte de ar.
·
Regular a temperatura da bleed
air.
·
Regular a pressão da bleed air.
Um "BLEED MONITORING COMPUTER"
(BMC) controla e monitora cada sistema.
Cada BMC recebe informações sobre pressão e
temperatura e posição da válvula.
Cada um está conectado com:
·
Outros sistemas usando ar ou
informações do sistema de bleed.
·
O outro BMC.
Cada um deles fornece indicações e alertas
para o ECAM e para o CFDS.
Se um BMC falhar, o outro assume a maioria
das funções de monitoramento.
Cada válvula da bleed é operada
pneumaticamente e controlada eletricamente pelo seu BMC associado.
ARQUITETURA
SELEÇÃO de AIR BLEED - A318/319/320
·
O ar é normalmente sangrado a
partir do estágio de pressão intermediário (IP) do compressor de alta pressão
do motor para minimizar o consumo de combustível.
·
Com o motor em baixa
velocidade, quando a pressão e temperatura do estágio IP estão muito baixas, o
sistema sangra ar a partir do estágio de alta pressão (HP) e mantem ela em 36
+/- 4 PSI.
·
Uma check valve de pressão
intermediária abaixo da porta do IP fecha para prevenir o ar do estágio HP
circular no estágio de IP.
·
A válvula HP fecha
automaticamente:
§ Em caso de baixa pressão na linha abaixo.
§ Em caso de pressão excessiva na linha acima.
§ Eletricamente quando a bleed valve é fechada eletricamente.
§ A318/319: eletricamente - em caso de overpressure acima da válvula de HP com
o anti-ice da asa desligado, duas packs ligadas e a altitude da aeronave acima
de 15.000ft.
INDICAÇÃO
NO ECAM
AJUSTE DE PRESSÃO E LIMITES
·
A válvula da bleed, a qual está instalada
abaixo da junção dos dutos de IP e HP, atua como uma válvula de corte e ajuste
de pressão.
·
Ela mantém pressão de saída em 45 +/- 5 PSI.
·
NOTA: a pressão da bleed pode
oscilar entre 38 e 56 PSI (com picos máximos de 16 PSI) particularmente com o
motor em alta potência (decolagem ou subida) até o FL 100.
·
A válvula da bleed é fechada
totalmente:
§ Pneumaticamente:
· Se a pressão nas linhas acima ficar abaixo de 8 PSI.
· Se houver um fluxo de retorno.
§ Eletricamente através:
· Do switch pushbutton da BLEED (na posição desligado)
· Do ENG FIRE pushbutton (pressionado)
· Do BMC (computador de monitoramento da bleed) nos seguintes casos:
·
Overtemperature
·
Overpressure
·
Vazamento
·
Abertura da start valve.
·
Bleed do APU ligada.
·
Se a regulagem de pressão
falhar, a válvula overpressure fecha qdo
a pressão ficar acima de 85 PSI.
·
NOTA: se a bleed do APU está
ligada e a válvula de crossbleed está fechada, a válvula de bleed do motor 2
permanece aberta.
REGULAGEM DE TEMPERATURA E
LIMITES
·
Um precooler abaixo da válvula
da bleed regula a temperatura do ar da bleed.
·
O precooler é um trocador de
calor ar-ar que usa ar resfriado sangrado do FAN para regular a temperatura a
aproximadamente 200ºC.
·
A válvula de ar do FAN controla
o fluxo de ar do FAN.
·
Uma mola mantem a válvula de ar
do FAN fechada na ausência de pressão.
DESCRIÇÃO DA BLEED DO APU
E SUPRIMENTO DE AR
·
Ar do compressor de carga do
APU está disponível em solo e em voo.
·
A válvula da bleed do APU opera
como uma válvula de corte para controlar o ar da bleed do APU.
·
Ela é controlada eletricamente
e operada por pressão de combustivel.
·
O pb-sw da bleed do APU, no
painel de ar condicionado, controla a válvula da bleed do APU.
·
Quando o piloto seleciona para
"ON" com este pushbutton, ar sangrado do APU alimenta o sistema
pneumático, se a velocidade do APU está
acima de 95%.
·
Isto abre a válvula de
crossbleed e fecha as bleeds dos motores automaticamente.
·
Uma check valve próxima do duto
de xbleed protege o APU, quando bleed air vêm de outra fonte.
APU BLEED VALVE OPENING
LOGIC
·
NOTA: 1 detecção de vazamento é
desconsiderado durante a partida do motor
·
NOTA: 2
detecção de vazamento no APU é perdido se o BMC 1 é perdido.
CROSSBLEED
·
Uma válvula de crossbleed no
duto de crossbleed permite o sistema de suprimento de ar dos 2 motores serem
isolados ou interconectados.
·
No painel de ar condicionado,
um seletor rotativo controla a válvula de crossbleed eletricamente.
·
02 motores elétricos, 01 para o
modo automático e 01 para o modo manual, controlam a válvula.
·
Em modo automático, a válvula crossbleed
abre quando o sistema utiliza ar sangrado do APU.
·
Ela fecha se o sistema detecta
um vazamento de ar (exceto durante a partida do motor)
LÓGICA
DE CONTROLE DA X-BLEED
INDICAÇÃO
NO ECAM
DETECÇÃO DE VAZAMENTO
·
LOOPS de detecção de vazamentos
detectam qualquer sobreaquecimento próximo dos dutos de ar quente na fuselagem,
pylons e asas.
·
Para o pylon e o APU, os
elementos sensíveis são presos para formar um loop simples, e para as asas um
loop duplo.
·
Quando os 02 loops da asa
detectam um vazamento, ou quando um loop detecta um vazamento e o outro está
inoperante, ele ativa o sinal de vazamento na asa.
·
BMC 1 e 2 cada, contem um
controle lógico idêntico para os sistema.
·
Um sinal de vazamento na asa
causa:
§ O fechamento automático da bleed valve do lado respectivo.
§ A luz FAULT associada no painel de ar condicionado acende.
§ A x-bleed fecha automaticamente
(exceto durante a partida dos motores)
§ A válvula da bleed do APU fecha automaticamente (se ela está aberta,
e se o vazamento está concentrado na asa esquerda) - (exceto durante a partida
dos motores).
·
Um sinal de vazamento no pylon
causa:
§ O fechamento automático da bleed valve do lado respectivo.
§ A luz FAULT acende para o motor relacionado no painel de ar
condicionado.
§ A válvula x-bleed fecha automaticamente (exceto durante a partida
dos motores).
·
Um sinal de vazamento do APU
causa:
§ O fechamento automático da válvula de bleed do APU (exceto durante a
partida do motor).
§ A luz FAULT acende no pb-sw da APU BLEED no painel de ar
condicionado.
§ O fechamento automático da x-bleed automaticamente exceto durante a
partida do motor.
DETECÇÃO
DE VAZAMENTOS - DESCRIÇÃO
FALHA DE BMC
·
Se um BMC falhar, o adjacente
assume o monitoramento do sistema de bleed para assegurar os seguintes alertas
de ECAM se necessário:
§ Overpressure.
§ Overtemperature.
§ Vazamento na asa.
·
Apesar disso, a luz FAULT associada, no painel de ar condicionado é perdida e a
válvula de bleed associada não fecha automaticamente.
·
Alerta de ENG BLEED LEAK é
perdido para o motor associado, bem como alerta de APU BLEED LEAK se o BMC 1 falhar.
PAINEL
OVERHEAD
(1)
ENG 1 BLEED e ENG 2 BLEED pb-sw
§ On: a bleed valve abre se:
· A pressão nas linhas acima está acima de 8 PSI.
· O pb-sw da APU BLEED está desligado ou a válvula de BLEED do APU
está fechada.
· Não existe no vazamento lado respectivo da asa ou pylon, e não foi
detectado overpressure nem overtemperature.
· O pb ENG-FIRE não foi pressionado para fora.
· A start valve do motor está fechada.
§ Luz FAULT: esta luz âmbar acende e um ECAM CAUTION aparece se:
· Houver uma overpressure na linha abaixo da válvula da bleed.
· Houver um overheat de bleed air.
· Houver um vazamento na asa ou motor no respectivo lado.
· A válvula da bleed não está fechada durante a partida do motor.
· A válvula da bleed não está fechada com a bleed do APU ligada.
· Ela apaga quando o pb-sw ENG
BLEED é desligado se a falha desapareceu.
§ OFF: a válvula da bleed e a
válvula de HP fecham. A luz OFF em branco acende.
(2) Pb-sw APU BLEED
§ ON: a válvula do APU abre se o N > 95% e não existe vazamentos no
APU ou no lado esquerdo de bleed. (se houver vazamento no lado direito a
válvula x-bleed fecha). A luz azul "ON" acende.
§ OFF: a válvula do APU fecha.
§ FAULT: esta luz âmbar acende e um ECAM CAUTION aparece, quando o
sistema detecta um vazamento no APU.
(3) Seletor sw X-BLEED:
§ AUTO:
· A válvula crossbleed é aberta se a válvula de bleed do APU está
aberta.
· A válvula crossbleed é fechada se a válvula de bleed do APU está
fechada, ou em caso de um vazamento na asa, pylon ou APU, exceto durante a
partida dos motores
§ OPEN: a válvula de crossbleed é aberta.
§ CLOSE: a válvula de crossbleed é fechada.
ECAM
BLEED PAGE
(1) HP VALVES
§ Crossline - verde: a HP valve está completamente fechada.
§ In line - verde: a HP valve não está completamente fechada.
§ Crossline - âmbar: a HP valve não está na posição (fechada)
comandada.
(2) ENGINE BLEED VALVES
§ In line - verde:
BLEED valve normalmente aberta.
§ Crossline - verde: BLEED
valve normalmente completamente fechada.
§ In line - âmbar:
BLEED valve não está não posição comandada (aberta).
§ Crossline - âmbar: BLEED
valve não está na posição comandada (fechada).
(3) ENGINE BLEED INDICATIONS
(A)
PRESSÃO DE
ENTRADA DO PRECOOLER
§ É normalmente em verde.
§ Ela se torna âmbar, se estiver abaixo de 4 PSI, ou se um
overpressure é detectado pelo BMC
(variando entre 57 e 60 PSI).
(B) TEMPERATURA DE SAÍDA DO
PRECOOLER
§ É normalmente em verde.
§ Ela se torna âmbar, se o BMC detecta um overheat ou uma baixa temperatura.
§ Overheat: se a temperatura exceder:
· 290ºC por mais de 5s, ou
· 270ºC por mais de 15s, ou
· 257ºC por mais de 55s
§ Baixa temperatura é detectada se a temperatura for menor que 150ºC.
NOTA: quando os motores estão em IDLE, e
dependendo da temperatura ambiente, a temperatura de saída do precooler pode
estar abaixo de 150ºC (mostrado em âmbar).
(4) APU BLEED VALVE
§ Crossline verde: a válvula do
APU não está completamente aberta e a master switch do APU está ligada.
§ In line verde: a válvula do APU está completamente aberta e a master
switch do APU está ligada.
§ Crossline âmbar: a válvula do
APU está completamente fechada e a master switch do APU está ligada e a switch
da BLEED do APU está ligada por mais de 10s.
(5) CROSSBLEED VALVE
§ Crossline - verde: a válvula crossbleed está normalmente fechada.
§ In line - verde: a válvula crossbleed está normalmente aberta.
§ Crossline - âmbar: a crossbleed valve não está na posição comandada
(fechada).
§ In line - âmbar: a crossbleed valve não está na posição comandada
(aberta).
§ Transito - âmbar: a crossbleed valve está em transito.
(6) GND HP - indicação de conexão de solo
(7) INDICAÇÃO ANTI-ICE
§ É mostrado em branco, quando o pushbutton WING no painel ANTI-ICE
está ligado.
(8) ARROW
:
§ Normalmente ela não é
mostrada, quando a válvula correspondente está fechada.
§ Normalmente mostrada em verde, quando a válvula correspondente está
aberta.
§ Ela se torna âmbar quando:
· A válvula está aberta e a pressão de ar está baixa ou alta, ou
· A válvula está aberta no solo por mais que 10s.
(9) ENGINE IDENTIFICATION
(1-2)
§ É normalmente em branco.
§ Ela se torna âmbar, quando o N2 do motor está abaixo de IDLE.
MEMO
DISPLAY
·
APU BLEED aparece em verde se o
APU está disponível e o pb-sw APU BLEED está ligado.
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