FCOM
- AIRCRAFT SYSTEMS
- ELECTRICAL
·
O sistema elétrico consiste de
um sistema trifásico AC 115/200 V 400Hz
de frequência constante e de um sistema
28 V DC.
·
Transientes elétricos são
aceitáveis para os equipamentos.
·
Suprimento comercial tem prioridade
secundária.
·
Em configuração normal, o
sistema elétrico fornece força AC.
·
Uma parte dessa força AC é
convertida em força DC para certas aplicações.
·
O sistema de energia elétrica é
constituído por 2 geradores nos motores e um gerador no APU.
·
Cada gerador pode fornecer
energia AC para todas os barramentos elétricos.
·
Num evento de que a força AC
normal não esteja disponível, o sistema elétrico pode inverter energia DC proveniente da baterias em energia AC.
GERADORES
AC
·
ENGINE DRIVE GENERATORS
§ 02 geradores trifásicos AC
(GEN 1, GEN 2), cada um acionado pelo motor através de um eixo integrado,
suprem energia elétrica para a aeronave.
§ Cada gerador pode fornecer até 90 KVA de força à 115 e 200 V e 400
Hz.
§ 02 GCUs controlam a saída de seu respectivo gerador.
§ As funções principais de cada GCU são:
§ Controlar a frequência e a voltagem de saída de cada gerador.
§ Proteger a rede controlando o associado GLC (generator line
contactor).
·
APU GENERATOR e EXTERNAL POWER
§ Um terceiro gerador (APU
GEN), acionado diretamente pelo APU e produzindo a mesma carga que o gerador
principal, pode substituir qualquer um ou ambos geradores a qualquer hora.
§ Um GROUND POWER CONNECTOR próximo ao NOSE WHEEL permite à fonte
externa de solo suprir todos os barramentos elétricos.
§ Um GAPCU (ground and auxiliary Power unit):
· Regula através da caixa de controle eletrônico do APU (APU ECB), a
frequência e a voltagem do gerador do APU quando o NO BREAK POWER TRANSFER
(NBPT) é requerido.
· Protege a rede elétrica controlando o contactor da EXTERNAL POWER e
o contactor em linha do gerador do APU
·
EMERGENCY GENERATOR
§ O circuito hidráulico azul aciona um gerador de emergência que
automaticamente supre energia AC de emergência para o sistema elétrico da aeronave
se todos os geradores principais falharem.
§ Este gerador supre energia com 5 KVA trifásico 115 e 200 V com 400
Hz.
§ Uma unidade controladora de gerador (GCU):
· Mantém o gerador de emergência numa velocidade constante.
· Controla a voltagem de saída do gerador.
· Protege a rede controlando o contactor do gerador em linha, e
· Controla o acionamento do gerador de emergência.
·
STATIC INVERTER
§ Um inversor estático transforma energia DC da bateria 01 em energia
AC com 1KVA monofásico (single-phase)
115 V 400 Hz a qual é usada para alimentar parte do barramento essencial AC.
§ Quando a velocidade da aeronave está acima de 50 kt, o inversor
estático é ativado automaticamente, se nada além das baterias estiver
alimentando a aeronave com energia elétrica, independente da posição dos
pushbuttons das BAT1 e BAT2.
§ Quando a velocidade da aeronave está abaixo de 50 kt, o inversor
estático é ativado automaticamente, se nada além das baterias estiver
alimentando a aeronave com energia elétrica e ambos pushbuttons das BAT1 e BAT2
estiverem ambos na posição AUTO.
DC
GENERATION
·
TRANSFORMADORES RETIFICADORES (TRs)
§ 02 transformadores retificadores principais TR 1 e TR 2, alimentam o
sistema elétrico, com até 200 A de corrente DC.
§ Um terceiro transformador retificador idêntico, o ESS TR pode
energizar o circuito DC essencial a partir do gerador de emergência, se os
geradores do APU e motores falharem, ou se o TR1 ou TR2 falhar.
§ Cada TR controla seu contactor através de uma lógica interna.
·
BATERIAS
§ 02 baterias principais, cada
uma com uma capacidade normal de 23 A/h, são permanentemente conectadas a 2
barramentos quentes (hot buses).
§ Cada bateria possui BATTERY CHARGER LIMITER associado (BCL).
§ O BCL monitora o carregamento da bateria e controla e o seu
contactor.
CIRCUIT
BREAKERS (C/BS)
·
A aeronave possui 02 tipos de
CBs:
§ Monitorados (verdes): quando fora (desligados) por mais de 1 minuto,
um alerta no ECAM de C/B TRIPPED é ativado.
§ Não - monitorados (pretos).
·
Os CBs do WING TIP BRAKE
possuem capas vermelhas neles, para prevenir de serem resetados.
·
O alerta no ECAM de C/B TRIPPED
indica a localização do CB afetado.
·
Os seguintes painéis são
monitorados: OVHD PNL, L(R) ELEC BAY,
REAR PNL J-M ou N-R ou S-V ou W-Z.
·
Nota: o piloto pode limpar um aviso
no ECAM C/B TRIPPED pressionando:
§ O pb de EMER CANC: quando pressionado, este pushbutton limpa e inibe
o aviso C/B TRIPPED pelo restante do voo, ou
§ Pressionando o CLR pb: quando pressionado, este pb apenas limpa o
aviso no ECAM C/B TRIPPED.
§ Se o C/B permanecer saltado, qualquer CB adicional que desligar no mesmo painel não
será detectado e o ECAM não acionará o aviso.
§ Portanto, se o C/B é pressionado, qualquer desligamento adicional de
C/B será detectado, e o ECAM irá acionar o aviso novamente.
DESCRIÇÃO
GERAL DAS OPERAÇÕES DO SISTEMA ELÉTRICO
·
GEN 1 e 2 quando operando
possuem prioridade sobre o gerador do APU e sobre a fonte externa.
·
Fonte externa possui prioridade
sobre o gerador do APU quando o pushbutton switch da EXT PWR está ligado.
·
O gerador do APU ou a fonte
externa podem alimentar todo o circuito elétrico.
·
Um gerador do motor pode
alimentar todo o circuito elétrico.
·
Os geradores não podem ser
conectados em paralelo.
CONFIGURAÇÃO
NORMAL
EM
VOO
·
Cada gerador acionado pelo
motor alimenta seu barramento associado AC (1 e 2) através de contactor gerador em linha
(GLC 1 e GLC 2)
·
O barramento AC 1 normalmente
alimenta a AC ESS BUS através de um contactor.
·
TR 1 normalmente alimenta a DC
BUS 1, a DC BAT BUSS, e a DC ESS BUSS.
·
TR 2 normalmente alimenta a DC
BUS 2.
·
As 02 baterias são conectadas à
DC BAT BUSS, se elas estão carregando. Quando elas estão completamente
carregadas, o BATTERY CHARGE LIMITER as desconecta.
NO
SOLO
·
Tanto o gerador do APU, ou a
fonte externa podem alimentar completamente o sistema.
§ EXTERNAL POWER ONLY:
§
GERADOR DO APU + GERADOR DO MOTOR 2:
§ APENAS GERADOR DO APU:
·
No solo quando apenas os
serviços de solo são requeridos, a fonte externa pode alimentar os barramentos
AC e DC (GND/FLT BUSES) diretamente sem alimentar o sistema inteiro da aeronave.
·
O pessoal de solo seleciona
essa configuração com a sw MAINT BUSS na área de entrada dianteira.
CONFIGURAÇÕES
ANORMAIS
FALHA
DE UM GERADOR DE MOTOR
·
O sistema substitui
automaticamente o gerador em falha, com o:
§ Gerador do APU, se disponível, ou
§ Gerador do outro motor (cortando automaticamente parte da carga da
galley)
FALHA
DA AC BUS 1
·
AC BUS 2 automaticamente alimenta a AC ESS BUS
e a DC ESS BUSS através do ESS TR.
·
DC BUS 2 alimenta a DC BUS 1 e
a DC BAT BUS automaticamente após 5 s.
FALHA
DE UM TR
·
O contactor de um TR abre
automaticamente, em caso de:
§ Overheat.
§ Corrente mínima.
·
O outro TR automaticamente
substitui o que falhou.
·
O ESS TR alimenta a DC ESS BUS.
FALHA DO TR1 E DO TR2
·
Se perder os TR1 e TR2, perde também a DC BUS 1, DC BUS 2 e a DC
BAT BUS.
·
A DC ESS BUS é alimentada pelo
ESS TR.
EMERGENCY
GENERATION APÓS A PERDA DE TODOS OS GERADORES PRINCIPAIS
·
Se ambas AC BUS 1 e AC BUS 2
são perdidas e a velocidade da aeronave é maior que 100 kt, a RAM AIR TURBINE
(RAT) estende automaticamente.
·
Isto pressuriza o sistema hidráulico azul, o qual aciona o
gerador de emergência através de um motor hidráulico.
·
Este gerador alimenta a AC ESS
BUS, e a DC ESS BUS através do ESS TR.
·
Se a RAT estolar, ou se a
aeronave está no solo com velocidade abaixo de 100 kt, o gerador de emergência
não possui nada para acioná-lo.
·
A rede de geração de emergência
transfere automaticamente para as baterias e inversor estático e o sistema automaticamente
desliga as barras AC SHED ESS e DC SHED
ESS. Qdo a acft está no solo:
§ Abaixo de 100 kt, a DC BAT BUS é conectada automaticamente às
baterias.
§ Abaixo de 50 kt, a AC ESS BUS é cortada automaticamente, levando à
perda de todas as unidades mostradoras (display units).
·
Nota: durante a extensão da RAT
e acoplamento do gerador de emergência (cerca de 8 s), as baterias energizam a
rede de geração de emergência.
EMER
GER RUNNING
EMER
GEN RUNNING (CONTINUAÇÃO)
VOANDO
SOMENTE COM AS BATERIAS
NO SOLO, SOMENTE COM AS
BATERIAS (VELOCIDADE < 50 KT)
SMOKE CONFIGURATION
·
Nesta configuração as barras
principais são cortadas.
·
A distribuição elétrica é a
mesma que em configuração de emergência elétrica (perda dos geradores
principais), exceto pelo fato que em SMOKE CONFIGURATION as bombas de
combustivel são conectadas acima do conector de linha do gerador 1.
·
O procedimento corta
aproximadamente 75% dos equipamentos elétricos.
·
Todos os equipamentos que
permanecem energizados são alimentados através dos circuit breakers no painel
overhead (exceto para os equipamentos que são alimentados pelas barras
quentes).
SMOKE
CONFIGURATION
·
Nota: a página do ECAM do
sistema elétrico em SMOKE CONFIGURATION é idêntica à página de ECAM com o
gerador de emergência funcionando.
DISTRIBUTION
TABLE
OVERHEAD PANEL
(1)
BAT 1 (2): mostra a voltagem da bateria
em branco.
(2)
BAT 1 (2) pb-sw: controla a operação do
correspondente battery charger limiter.
·
Auto:
o battery charger limiter controla automaticamente a conexão e a
desconexão da correspondente bateria com a DC BAT BUS (3PP) através do
fechamento e abertura do battery line contactor.
·
As baterias são conectadas à DC
BAT BUS nos seguintes casos:
· Partida do APU (MASTER sw ligada e o N < 95%).
· Nota: a conexão é limitada a 3 minutos quando o EMER GEN está em
operação.
· Voltagem da bateria abaixo de 26.5 V (carga da bateria). O ciclo de
carregamento termina quando a corrente de carregamento da bateria estiver
abaixo de 4 A.
· No solo imediatamente.
· Em voo, após um tempo de retardo de 30 minutos.
· Perda da AC BUS 1 e 2 quando abaixo dos 100 kts (EMER GEN não
alimentando).
·
Se a AC BUS 1 e 2 não estiverem
energizadas e o EMER GEN não está alimentando:
· A bateria 1 alimenta a AC STAT INV BUS e se a velocidade está maior
que 50 kts, alimenta também a AC ESS BUSS.
· A bateria 2 alimenta a DC ESS BUSS.
· Nota: em configuração normal as baterias estão desconectadas a
maioria do tempo
· Nota: uma lógica de desligamento automático da bateria previne o descarregamento
completo quando a aeronave está no solo (parkeada).
· Contactores automáticos das
baterias abrem quando:
Q A aeronave está no solo.
Q O pb-sw da bateria está em AUTO.
Q O main Power supply (EXT PWR + GEN) está desligado.
Q Voltagem da bateria está baixa.
· Os pilotos podem resetar os contactores das baterias através dos
pb-sw colocando em OFF e retornando para AUTO.
·
OFF: o battery charger limiter não está
operando: o contactor da bateria está aberto.
·
OFF acende em branco se a DC
BAT BUS é alimentada.
·
As barras quentes permanecem
alimentadas.
·
FAULT LIGHT: acende em âmbar,
acompanhada por um aviso do ECAM, quando a corrente de carregamento da
correspondente bateria está fora dos limites. Neste caso o contactor da bateria
abre.
(3)
IDG 1 (2) (integrated drive generator) pb-sw (com guarda)
·
Cuidados:
· 1. Mantendo o pb-sw do IDG pressionado por mais de 3 s pode
danificar o mecanismo de desconexão.
· 2. Desconecte o IDG somente quando o motor estiver girando ou em
windmilling. Se não o IDG será danificado na partida do motor.
·
As switches do IDG normalmente
são com cargas de mola para fora.
·
Pressionando este switch
desconecta o IDG de seu eixo de acionamento: e somente o pessoal da manutenção
podem reconecta-lo.
·
FAULT LIGHT: acende em âmbar, e aciona
um aviso no ECAM, se:
· Se a saída de óleo do IDG sobre-aquecer (acima 185ºC), ou
· Se a pressão de óleo está baixa (inibida em baixa velocidade do
motor: N2 < 14%).
· Se apaga quando o IDG está desconectado.
(4) GEN 1 (2) pb-sw
·
ON: o campo do gerador é energizado e o
contactor de linha fecha se os parâmetros elétricos estão normais.
·
OFF: o campo do gerador é desenergizado
e o contactor abre. A falha do ckt é resetada.
·
FAULT LIGHT: acende em âmbar e um aviso
no ECAM aparece se:
· A unidade controladora do gerador associada (GCU) desligou-se.
· Nota: se diferentes falhas desligam a proteção, a ação de reset não
terá efeito após 2 tentativas.
· Ocorrer a abertura do contactor de linha (exceto se o pb-sw do GEN
está selecionado em OFF).
(5) APU GEN pb-sw
·
ON: o campo do gerador do APU é
energizado e o contactor de linha fecha se os parâmetros estão normais e o
contactor em linha da EXT PWR está aberto. O BUS TIE CONTACTOR 1 (2) fecha
automaticamente se o GEN 1 (2) não está operando.
·
OFF: o campo do gerador é desenergizado
e o contactor em linha abre. O circuito em falha é resetado.
·
FAULT LIGHT: da mesma forma que as fault light do GEN 1 ou
2. A luz APU GEN FAULT é inibida quando
a velocidade interna do APU é muito baixa ou se o contactor em linha do gerador
do APU abre após a EXT PWR ou ENG GEN assumir o circuito.
(6) BUS TIE pb
·
Auto: o bus tie contactor (BTCs) abrem
ou fecham automaticamente para manter energia alimentando ambas AC BUS 1 e 2.
·
Um contactor está fechado,
quando:
· Um gerador do motor está alimentando sua AC BUS associada, e
· O gerador do APU, ou EXT PWR está alimentando o outro lado.
·
Ambos contactores estão
fechados durante uma operação monomotor, ou operação com o gerador do APU, ou
alimentação com a EXT PWR.
·
OFF: ambos bus tie contactors estão
abertos.
(7) AC ESS FEED pb
·
NORMAL: a AC ESS BUS é normalmente
alimentada pela AC BUS 1. Ela é alimentada automaticamente pela AC BUS 2,
quando perder a AC BUS 1.
·
ALTN: acende quando selecionada
manualmente. A AC ESS BUS é alimentada pela AC BUS 2
·
FAULT LIGHT: acende uma luz âmbar e um
aviso no ECAM, quando a AC ESS BUS não está sendo alimentada eletricamente.
·
Nota:
caso de perda total dos geradores principais, a AC ESS BUS é
automaticamente alimentada pelo gerador de emergência ou pelo inversor estático
se o gerador de emergência não está disponível.
(8) GALLEY & CAB pb
·
AUTO: galley principal, galley
secundária, in-seat power supply e o sistema IFE (anúncios pré-gravados,
sistema de interfone, vídeo/airshow, música...) são alimentados.
·
A galley principal, o in-seat
power supply e o sistema IFE são desligados automaticamente:
· Em voo: quando apenas um gerador está operando.
· No solo: quando apenas um gerador do motor está operando. (todas as
galley estão disponíveis qdo o gerador do APU ou EXT PWR estão alimentando o
sistema.
·
OFF: a galley principal, a galley
secundária, in-seat power supply e o sistema IFE não são alimentados. A alimentação dos painéis de aquecimento do
piso é desligada.
·
FAULT LIGHT: acende uma luz âmbar e um
aviso no ECAM, quando a carga de qualquer gerador está maior do que 100 % da
carga programada.
(9)
EXT PWR pb (ação momentânea)
·
AVAIL acende uma luz em verde, se:
· A EXT PWR está plugada, e
· Os parâmetros da EXT PWR estão normais.
·
Pressionada momentaneamente:
· Se a luz de AVAIL estava ligada:
Q O contactor em linha da EXT PWR fecha.
Q A luz AVAIL apaga.
Q Acende em azul a luz de ON.
· Se a luz de ON estava acesa:
Q O contactor em linha da EXT PWR abre.
Q A luz de ON apaga.
Q A luz AVAIL acende.
· Notas:
Q 1. A EXT PWR tem prioridade sobre o gerador do APU.
Q 2. Os geradores do motores tem prioridade sobre a EXT PWR.
Q 3. A luz ON permanece ligada, mesmo quando os geradores dos motores
estão alimentando a aeronave.
(10)COMMERCIAL pb-sw
·
ON: todas as cargas elétricas comerciais
são alimentadas:
· Luzes da cabine e dos porões.
· Sistema de toilets e água.
· Proteção contra gelo do MAST DRAIN.
· Galley.
· Entretenimento dos passageiros.
· Carregamento semiautomático
dos porões.
·
OFF: desliga toda a carga elétrica dos
sistemas comerciais da aeronave.
OVERHEAD PANEL (continuação)
(1)
MAN ON pb (com guarda)
·
AUTO: quando as seguintes condições
forem satisfeitas:
· AC BUS 1 não é alimentada eletricamente.
· AC BUS 2 não é alimentada eletricamente.
· Velocidade da aeronave é maior que 100 kts:
Q A RAT estende.
Q O circuito hidráulico azul aciona o gerador de emergência.
Q Tão logo os parâmetros elétricos do geradores de emergência estejam
dentro das tolerâncias o EMER GEN é conectado ao sistema da aeronave.
·
PRESSIONADO: isto seleciona a extensão
manual da RAT. O acoplamento do gerador de emergência ocorre 3 s após a RAT
alimentar o gerador de emergência.
(2) FAULT LIGHT
·
Esta luz acende em vermelho se
o gerador de emergência não está alimentando eletricamente a AC BUS 1 e a AC
BUS 2 quando estas não estão energizadas.
(3)
EMER GEN TEST pb (com guarda)
·
Pressionada e segurada:
· Se as AC NORMAL BUSES são alimentadas:
Q O EMER GEN é acionado hidraulicamente se a bomba elétrica azul está funcionando.
Q A AC ESS BUS e a DC ESS BUS são conectadas ao gerador de emergência.
Q A DC ESS SHED e a AC ESS SHED não são energizadas.
· Se somente as baterias alimentam a aeronave:
Q O inversor estático alimenta a AC ESS BUS.
(4) GEN 1 LINE pb-sw
·
OFF: abre o contactor em linha do
gerador do motor 1.
· O canal da AC BUS 1 é alimentada pelo gerador do motor 2 através do
BUS TIE CONTACTOR. Isto é utilizado nos procedimentos de fumaça.
·
SMOKE: DSC 26-30-20 overhead panel.
PAINEL DA EXTERNAL POWER
(1)
EXT PWR NOT IN USE: esta luz branca
acende para informar ao pessoal de solo que a unidade de fonte externa não está
alimentando o sistema da aeronave e pode ser removida.
(2)
EXT PWR AVAIL: esta luz âmbar acende
para indicar que a fonte externa está disponível e a voltagem correta.
CABINE DIANTEIRA -
MAINT BUS SW:
·
Este switch permite ao pessoal
energizar o circuito elétrico para os serviços de solo sem energizar todo o
sistema elétrico da aeronave.
·
ON: a switch trava magneticamente se a
EXT PWR está conectada e normal (acende luz AVAIL)
·
As barras AC e DC GND/FLT
possuem energia e as seguintes cargas podem ser energizadas:
§ Iluminação dos compartimentos dos passageiros.
§ Iluminação da galley.
§ Luzes das áreas de entrada.
§ Iluminação dos lavatórios e serviços.
§ Vasos sanitários (vacuum cleaner sockets).
§ Bomba hidráulica (sistema amarelo).
§ Iluminação do cockpit.
§ Indicadores de quantidade de combustivel.
§ Reabastecimento.
§ Iluminação dos porões de carga.
§ Iluminação dos compartimentos do NLG e MLG.
§ Painéis de serviços das carenagens inferiores.
§ Chamada de solo.
§ Luzes dos compartimentos dos equipamentos e serviços.
§ Luzes de navegação
·
A switch desliga quando a fonte
externa é removida.
·
OFF: as barras AC e DC GND/FLT
são conectadas à AC BUS 2 e à DC BUS 2.
ECAM ELEC PAGE
(1) Indicações das baterias
·
BAT pb-sw em OFF: esta legenda
é em branco.
·
BAT pb-sw em AUTO:
(A)
Essa legenda é normalmente em
branco, porém se torna âmbar:
Q Quando a voltagem e as indicações de corrente mudam para âmbar, ou
Q Em caso de um alerta de BAT FAULT.
(B)
Voltagem da bateria é
normalmente em verde, porém se torna âmbar se a voltagem ficar maior que 31V ou
se a voltagem ficar menor que 25V.
(C)
Corrente da bateria é
normalmente em verde, porém se torna âmbar se a descarga de corrente for maior
que 5ª.
(2) Indicação de
carregamento/descarregamento da bateria.
(3)
Indicação DC BAT: esta indicação é
normalmente em verde, ela se torna âmbar, se a voltagem DC da bateria for menor
ou igual a 25 V.
(4)
Indicação BUS: esta indicação é
normalmente em verde, ela se torna âmbar quando a barra correspondente é
desligada. SHED aparece em âmbar, quando AC ou DC SHED BUS é desligada.
(5) Indicação do TR 1 (2).
(A)
Normalmente em branco, esta
legenda se torna âmbar quando as legendas B e C se tornarem âmbar também.
(B)
A voltagem TR é normalmente em
verde, ela se torna âmbar, se a voltagem for maior 31V, ou se a voltagem for
menor que 25V.
(C)
A corrente no TR é normalmente
em verde, ela se torna âmbar, quando o corrente no TR for menor ou igual a 5 A.
(6)
Indicação ESS TR: esta legenda segue a
lógica mencionada acima para a legenda do TR 1 (2). A voltagem e a corrente não
são mostradas quando o contactor do TR essencial está aberto.
(7)
Indicação do gerador de emergência: as
indicações de voltagem e frequência não são mostradas quando o contactor em
linha do EMER GEN está aberta.
(A)
Esta legenda é normalmente em
branco, ela se torna âmbar quando tanto a voltagem ou a frequência se tornam
âmbar.
(B)
Esta legenda é normalmente em
verde, ela se torna âmbar se:
Q V > 120 V ou
Q V < 110 V.
(C)
Esta legenda é normalmente em
verde, ela se torna âmbar se:
Q F > 410 Hz ou
Q F < 390 Hz.
(8) Indicações dos geradores 1
(2)
·
GEN pb-sw está OFF:
Q GEN está em âmbar
Q OFF está indicado em branco
Q 1 ou 2 indicado em branco se o motor associado está funcionando, em
âmbar se não está.
·
GEN pb-sw está em ON:
(A)
GEN 1 ou GEN 2, normalmente em
branco, se torna âmbar se qualquer uma das seguintes legendas se tornarem
âmbar.
(B)
A legenda da carga, normalmente
verde, se torna âmbar se a carga >100%.
(C)
A legenda da voltagem,
normalmente verde, se torna âmbar se V>120V
ou V<
110V.
(D)
A legenda da frequência,
normalmente verde, se torna âmbar se F>410Hz
ou F<390hz b="">.390hz>
(9) Indicações do gerador do
APU
·
Quando a master switch do APU
está OFF esta legenda está em branco independente da posição do pb-sw do
gerador do APU.
·
Quando a APU MASTER sw está em
ON, e o pb-sw do APU GEN está desligado:
§ A legenda APU GEN está em âmbar.
§ A legenda OFF está em branco.
·
Quando a APU MASTER sw está em
ON e o pb-sw do APU GEN está ligado:
§ As indicações são as mesmas que as dos GEN 1 (2).
(10) Indicações da EXT PWR
·
External Power não disponível:
·
Quando a external Power está
disponível:
(A)
Esta legenda é normalmente em
branco, porém se torna âmbar se qualquer uma das legendas se tornarem âmbar.
(B)
Esta legenda é normalmente
verde, porém se torna âmbar se V>120V
ou V<110v b="">110v>
(C)
Esta legenda é normalmente
verde, porém se torna âmbar se F>410Hz
/ F<390hz b="">390hz>
·
Esta legenda aparece durante o
teste do inversor estático,e quando pressionado o pb ELEC no ECAM control panel
enquanto a ESS BUSES está sendo alimentada pelas baterias. Ela é normalmente
verde, porem se torna âmbar se:
§ V < 110 V ou V > 120 V.
§ F < 390 Hz ou F > 410 Hz.
(11)
Indicações do IDG:
(A)
Legenda do IDG 1 (2)
Q A legenda IDG é normalmente branca, porém se torna âmbar se:
Q Temperatura de saída do óleo > 185ºC.
Q Pressão do óleo se tornar muito baixa.
Q IDG se desconectar.
Q O número 1 ou 2 é branco se o motor correspondente esta funcionando,
âmbar se não está funcionando e o FADEC está energizado.
(B)
Indicação DISC/LO PR
Q A legenda DISC aparece em âmbar quando o IDG está desconectado.
Q LO PR aparece em âmbar, quando é detectada baixa pressão e o motor
associado está funcionando.
(C)
Temperatura de saída do óleo.
Q Esta legenda é
normalmente em verde, porém aparece em
âmbar se T> 185ºC.
Q Ela pisca, se a temperatura estiver entre 147ºC e 185ºC (como
advisory).
(12)Indicação
GALLEY SHED
·
Esta legenda aparece em branco
quando :
Q O pb-sw GALLEY está em OFF, ou
Q A galley principal está desligada, significando:
Q Em voo, somente um gerador está operando.
Q No solo, a aeronave está sendo alimentada por um ENG GEN apenas.
·
Esta legenda não aparece quando
a aeronave está em sua configuração normal.
(13)Indicação
RISE
·
Este número, mostrado em verde,
é a diferença entre a temperatura na entrada do IDG e a que está na saída do
IDG.
MEMO DISPLAY
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