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sexta-feira, 27 de junho de 2014

ELECTRICAL

FCOM  -  AIRCRAFT  SYSTEMS  -  ELECTRICAL

·         O sistema elétrico consiste de um sistema trifásico AC 115/200 V  400Hz de frequência constante  e de um sistema 28 V DC.
·         Transientes elétricos são aceitáveis para os equipamentos.
·         Suprimento comercial tem prioridade secundária.
·         Em configuração normal, o sistema elétrico fornece força AC.
·         Uma parte dessa força AC é convertida em força DC para certas aplicações.
·         O sistema de energia elétrica é constituído por 2 geradores nos motores e um gerador no APU.
·         Cada gerador pode fornecer energia AC para todas os barramentos elétricos.
·         Num evento de que a força AC normal não esteja disponível, o sistema elétrico pode inverter energia  DC proveniente da baterias em energia AC.


                                         
GERADORES AC

·         ENGINE DRIVE GENERATORS

§  02  geradores trifásicos AC (GEN 1, GEN 2), cada um acionado pelo motor através de um eixo integrado, suprem energia elétrica para a aeronave.
§  Cada gerador pode fornecer até 90 KVA de força à 115 e 200 V e 400 Hz.
§  02 GCUs controlam a saída de seu respectivo gerador.
§  As funções principais de cada GCU são:
§  Controlar a frequência e a voltagem de saída de cada gerador.
§  Proteger a rede controlando o associado GLC (generator line contactor).

·         APU GENERATOR e EXTERNAL POWER

§  Um terceiro gerador  (APU GEN), acionado diretamente pelo APU e produzindo a mesma carga que o gerador principal, pode substituir qualquer um ou ambos geradores a qualquer hora.
§  Um GROUND POWER CONNECTOR próximo ao NOSE WHEEL permite à fonte externa de solo suprir todos os barramentos elétricos.

§  Um GAPCU (ground and auxiliary Power unit):
·  Regula através da caixa de controle eletrônico do APU (APU ECB), a frequência e a voltagem do gerador do APU quando o NO BREAK POWER TRANSFER (NBPT) é requerido.
·  Protege a rede elétrica controlando o contactor da EXTERNAL POWER e o contactor em linha do gerador do APU

·         EMERGENCY  GENERATOR

§  O circuito hidráulico azul aciona um gerador de emergência que automaticamente supre energia AC de emergência para o sistema elétrico da aeronave se todos os geradores principais falharem.
§  Este gerador supre energia com 5 KVA trifásico 115 e 200 V com 400 Hz.
§  Uma unidade controladora de gerador (GCU):
·  Mantém o gerador de emergência numa velocidade constante.
·  Controla a voltagem de saída do gerador.
·  Protege a rede controlando o contactor do gerador em linha, e
·  Controla o acionamento do gerador de emergência.

·         STATIC  INVERTER

§  Um inversor estático transforma energia DC da bateria 01 em energia AC com  1KVA monofásico (single-phase) 115 V 400 Hz a qual é usada para alimentar parte do barramento essencial AC.
§  Quando a velocidade da aeronave está acima de 50 kt, o inversor estático é ativado automaticamente, se nada além das baterias estiver alimentando a aeronave com energia elétrica, independente da posição dos pushbuttons das BAT1 e BAT2.
§  Quando a velocidade da aeronave está abaixo de 50 kt, o inversor estático é ativado automaticamente, se nada além das baterias estiver alimentando a aeronave com energia elétrica e ambos pushbuttons das BAT1 e BAT2 estiverem ambos na posição AUTO.

DC GENERATION

·         TRANSFORMADORES RETIFICADORES (TRs)

§  02 transformadores retificadores principais TR 1 e TR 2, alimentam o sistema elétrico, com até 200 A de corrente DC.
§  Um terceiro transformador retificador idêntico, o ESS TR pode energizar o circuito DC essencial a partir do gerador de emergência, se os geradores do APU e motores falharem, ou se o TR1 ou TR2 falhar.
§  Cada TR controla seu contactor através de uma lógica interna.

·         BATERIAS

§  02  baterias principais, cada uma com uma capacidade normal de 23 A/h, são permanentemente conectadas a 2 barramentos quentes (hot buses).
§  Cada bateria possui BATTERY CHARGER LIMITER  associado (BCL).
§  O BCL monitora o carregamento da bateria e controla e o seu contactor.

CIRCUIT BREAKERS (C/BS)

·         A aeronave possui 02 tipos de CBs:
§  Monitorados (verdes): quando fora (desligados) por mais de 1 minuto, um alerta no ECAM de C/B TRIPPED é ativado.
§  Não - monitorados (pretos).
·         Os CBs do WING TIP BRAKE possuem capas vermelhas neles, para prevenir de serem resetados.
·         O alerta no ECAM de C/B TRIPPED indica a localização do CB afetado.
·         Os seguintes painéis são monitorados:  OVHD PNL, L(R) ELEC BAY, REAR PNL J-M ou N-R ou S-V ou W-Z.

·         Nota: o piloto pode limpar um aviso no ECAM C/B TRIPPED pressionando:
§  O pb de EMER CANC: quando pressionado, este pushbutton limpa e inibe o aviso C/B TRIPPED pelo restante do voo, ou
§  Pressionando o CLR pb: quando pressionado, este pb apenas limpa o aviso no ECAM C/B TRIPPED.
§  Se o C/B permanecer saltado, qualquer  CB adicional que desligar no mesmo painel não será detectado e o ECAM não acionará o aviso.
§  Portanto, se o C/B é pressionado, qualquer desligamento adicional de C/B será detectado, e o ECAM irá acionar o aviso novamente.

DESCRIÇÃO GERAL DAS OPERAÇÕES DO SISTEMA ELÉTRICO

·         GEN 1 e 2 quando operando possuem prioridade sobre o gerador do APU e sobre a fonte externa.
·         Fonte externa possui prioridade sobre o gerador do APU quando o pushbutton switch da EXT PWR está ligado.
·         O gerador do APU ou a fonte externa podem alimentar todo o circuito elétrico.
·         Um gerador do motor pode alimentar todo o circuito elétrico.
·         Os geradores não podem ser conectados em paralelo.

CONFIGURAÇÃO NORMAL

EM VOO

·         Cada gerador acionado pelo motor alimenta seu barramento associado  AC  (1 e 2) através de contactor gerador em linha (GLC 1 e GLC 2)
·         O barramento AC 1 normalmente alimenta a AC ESS BUS através de um contactor.
·         TR 1 normalmente alimenta a DC BUS 1, a DC BAT BUSS, e a DC ESS BUSS.
·         TR 2 normalmente alimenta a DC BUS 2.
·         As 02 baterias são conectadas à DC BAT BUSS, se elas estão carregando. Quando elas estão completamente carregadas, o BATTERY CHARGE LIMITER as desconecta.



                                    

NO SOLO

·         Tanto o gerador do APU, ou a fonte externa podem alimentar completamente o sistema.

§  EXTERNAL POWER ONLY:


                        
§  GERADOR DO APU + GERADOR DO MOTOR 2:


                         
§  APENAS GERADOR DO APU:



                       
·         No solo quando apenas os serviços de solo são requeridos, a fonte externa pode alimentar os barramentos AC e DC (GND/FLT BUSES) diretamente sem alimentar o sistema  inteiro da aeronave.
·         O pessoal de solo seleciona essa configuração com a sw MAINT BUSS na área de entrada dianteira.


                                    

CONFIGURAÇÕES ANORMAIS

FALHA DE UM GERADOR DE MOTOR

·         O sistema substitui automaticamente o gerador em falha, com o:
§  Gerador do APU, se disponível, ou
§  Gerador do outro motor (cortando automaticamente parte da carga da galley)



                               


FALHA DA AC BUS 1

·          AC BUS 2 automaticamente alimenta a AC ESS BUS e a DC ESS BUSS através do ESS TR.
·         DC BUS 2 alimenta a DC BUS 1 e a DC BAT BUS automaticamente após 5 s.



                                      

FALHA DE UM TR

·         O contactor de um TR abre automaticamente, em caso de:
§  Overheat.
§  Corrente mínima.
·         O outro TR automaticamente substitui o que falhou.
·         O ESS TR alimenta a DC ESS BUS.



                                     
 
FALHA DO TR1 E DO TR2

·         Se perder os TR1 e  TR2, perde também a DC BUS 1, DC BUS 2 e a DC BAT BUS.
·         A DC ESS BUS é alimentada pelo ESS TR.


                                         
EMERGENCY GENERATION APÓS A PERDA DE TODOS OS GERADORES PRINCIPAIS

·         Se ambas AC BUS 1 e AC BUS 2 são perdidas e a velocidade da aeronave é maior que 100 kt, a RAM AIR TURBINE (RAT) estende automaticamente.
·         Isto pressuriza  o sistema hidráulico azul, o qual aciona o gerador de emergência através de um motor hidráulico.
·         Este gerador alimenta a AC ESS BUS, e a DC ESS BUS através do ESS TR.
·         Se a RAT estolar, ou se a aeronave está no solo com velocidade abaixo de 100 kt, o gerador de emergência não possui nada para acioná-lo.
·         A rede de geração de emergência transfere automaticamente para as baterias e inversor estático e o sistema automaticamente desliga as barras  AC SHED ESS e DC SHED ESS. Qdo a acft está no solo:
§  Abaixo de 100 kt, a DC BAT BUS é conectada automaticamente às baterias.
§  Abaixo de 50 kt, a AC ESS BUS é cortada automaticamente, levando à perda de todas as unidades mostradoras (display units).
·         Nota: durante a extensão da RAT e acoplamento do gerador de emergência (cerca de 8 s), as baterias energizam a rede de geração de emergência.

EMER GER RUNNING


                                                     
EMER GEN RUNNING (CONTINUAÇÃO)


                                           

VOANDO SOMENTE COM AS BATERIAS



                                            

NO SOLO, SOMENTE COM AS BATERIAS (VELOCIDADE < 50 KT)



                                               
SMOKE CONFIGURATION

·         Nesta configuração as barras principais são cortadas.
·         A distribuição elétrica é a mesma que em configuração de emergência elétrica (perda dos geradores principais), exceto pelo fato que em SMOKE CONFIGURATION as bombas de combustivel são conectadas acima do conector de linha do gerador 1.
·         O procedimento corta aproximadamente 75% dos equipamentos elétricos.
·         Todos os equipamentos que permanecem energizados são alimentados através dos circuit breakers no painel overhead (exceto para os equipamentos que são alimentados pelas barras quentes).



                                          

SMOKE CONFIGURATION


                                          
·         Nota: a página do ECAM do sistema elétrico em SMOKE CONFIGURATION é idêntica à página de ECAM com o gerador de emergência funcionando.

DISTRIBUTION TABLE


                     

                    

OVERHEAD PANEL


                                       
(1)    BAT 1 (2): mostra a voltagem da bateria em branco.
(2)    BAT 1 (2) pb-sw: controla a operação do correspondente battery charger limiter.
·         Auto:  o battery charger limiter controla automaticamente a conexão e a desconexão da correspondente bateria com a DC BAT BUS (3PP) através do fechamento e abertura do battery line contactor.
·         As baterias são conectadas à DC BAT BUS nos seguintes casos:
· Partida do APU (MASTER sw ligada e o N < 95%).
· Nota: a conexão é limitada a 3 minutos quando o EMER GEN está em operação.
· Voltagem da bateria abaixo de 26.5 V (carga da bateria). O ciclo de carregamento termina quando a corrente de carregamento da bateria estiver abaixo de 4 A.
· No solo imediatamente.
· Em voo, após um tempo de retardo de 30 minutos.
· Perda da AC BUS 1 e 2 quando abaixo dos 100 kts (EMER GEN não alimentando).
·         Se a AC BUS 1 e 2 não estiverem energizadas e o EMER GEN não está alimentando:
· A bateria 1 alimenta a AC STAT INV BUS e se a velocidade está maior que 50 kts, alimenta também a AC ESS BUSS.
· A bateria 2 alimenta a DC ESS BUSS.
· Nota: em configuração normal as baterias estão desconectadas a maioria do tempo
· Nota: uma lógica de desligamento automático da bateria previne o descarregamento completo quando a aeronave está no solo (parkeada).
· Contactores  automáticos das baterias abrem quando:
Q  A aeronave está no solo.
Q  O pb-sw da bateria está em AUTO.
Q  O main Power supply (EXT PWR + GEN) está desligado.
Q  Voltagem da bateria está baixa.
· Os pilotos podem resetar os contactores das baterias através dos pb-sw colocando em OFF e retornando para AUTO.
·         OFF: o battery charger limiter não está operando: o contactor da bateria está aberto.
·         OFF acende em branco se a DC BAT BUS é alimentada.
·         As barras quentes permanecem alimentadas.
·         FAULT LIGHT: acende em âmbar, acompanhada por um aviso do ECAM, quando a corrente de carregamento da correspondente bateria está fora dos limites. Neste caso o contactor da bateria abre.
(3)    IDG 1 (2) (integrated drive generator)  pb-sw (com guarda)
·         Cuidados:
· 1. Mantendo o pb-sw do IDG pressionado por mais de 3 s pode danificar o mecanismo de desconexão.
· 2. Desconecte o IDG somente quando o motor estiver girando ou em windmilling. Se não o IDG será danificado na partida do motor.
·         As switches do IDG normalmente são com cargas de mola para fora.
·         Pressionando este switch desconecta o IDG de seu eixo de acionamento: e somente o pessoal da manutenção podem reconecta-lo.
·         FAULT LIGHT: acende em âmbar, e aciona um aviso no ECAM, se:
· Se a saída de óleo do IDG sobre-aquecer (acima 185ºC), ou
· Se a pressão de óleo está baixa (inibida em baixa velocidade do motor: N2 < 14%).
· Se apaga quando o IDG está desconectado.
(4)    GEN 1 (2) pb-sw
·         ON: o campo do gerador é energizado e o contactor de linha fecha se os parâmetros elétricos estão normais.
·         OFF: o campo do gerador é desenergizado e o contactor abre. A falha do ckt é resetada.
·         FAULT LIGHT: acende em âmbar e um aviso no ECAM aparece se:
· A unidade controladora do gerador associada (GCU) desligou-se.
· Nota: se diferentes falhas desligam a proteção, a ação de reset não terá efeito após 2 tentativas.
· Ocorrer a abertura do contactor de linha (exceto se o pb-sw do GEN está selecionado em OFF).
(5)    APU GEN pb-sw
·         ON: o campo do gerador do APU é energizado e o contactor de linha fecha se os parâmetros estão normais e o contactor em linha da EXT PWR está aberto. O BUS TIE CONTACTOR 1 (2) fecha automaticamente se o GEN 1 (2) não está operando.
·         OFF: o campo do gerador é desenergizado e o contactor em linha abre. O circuito em falha é resetado.
·         FAULT LIGHT:  da mesma forma que as fault light do GEN 1 ou 2.  A luz APU GEN FAULT é inibida quando a velocidade interna do APU é muito baixa ou se o contactor em linha do gerador do APU abre após a EXT PWR ou ENG GEN assumir o circuito.
(6)    BUS TIE pb
·         Auto: o bus tie contactor (BTCs) abrem ou fecham automaticamente para manter energia alimentando ambas AC BUS 1 e 2.
·         Um contactor está fechado, quando:
· Um gerador do motor está alimentando sua AC BUS associada, e
· O gerador do APU, ou EXT PWR está alimentando o outro lado.
·         Ambos contactores estão fechados durante uma operação monomotor, ou operação com o gerador do APU, ou alimentação com a EXT PWR.
·         OFF: ambos bus tie contactors estão abertos.
(7)    AC ESS FEED pb
·         NORMAL: a AC ESS BUS é normalmente alimentada pela AC BUS 1. Ela é alimentada automaticamente pela AC BUS 2, quando perder a AC BUS 1.
·         ALTN: acende quando selecionada manualmente. A AC ESS BUS é alimentada pela AC BUS 2
·         FAULT LIGHT: acende uma luz âmbar e um aviso no ECAM, quando a AC ESS BUS não está sendo alimentada eletricamente.
·         Nota:  caso de perda total dos geradores principais, a AC ESS BUS é automaticamente alimentada pelo gerador de emergência ou pelo inversor estático se o gerador de emergência não está disponível.
(8)    GALLEY & CAB pb
·         AUTO: galley principal, galley secundária, in-seat power supply e o sistema IFE (anúncios pré-gravados, sistema de interfone, vídeo/airshow, música...) são alimentados.
·         A galley principal, o in-seat power supply e o sistema IFE são desligados automaticamente:
· Em voo: quando apenas um gerador está operando.
· No solo: quando apenas um gerador do motor está operando. (todas as galley estão disponíveis qdo o gerador do APU ou EXT PWR estão alimentando o sistema.
·         OFF: a galley principal, a galley secundária, in-seat power supply e o sistema IFE não são alimentados.  A alimentação dos painéis de aquecimento do piso é desligada.
·         FAULT LIGHT: acende uma luz âmbar e um aviso no ECAM, quando a carga de qualquer gerador está maior do que 100 % da carga programada.
(9)    EXT PWR pb (ação momentânea)
·         AVAIL acende uma luz em verde, se:
· A EXT PWR está plugada, e
· Os parâmetros da EXT PWR estão normais.
·         Pressionada momentaneamente:
· Se a luz de AVAIL estava ligada:
Q  O contactor em linha da EXT PWR fecha.
Q  A luz AVAIL apaga.
Q  Acende em azul a luz de ON.
· Se a luz de ON estava acesa:
Q  O contactor em linha da EXT PWR abre.
Q  A luz de ON apaga.
Q  A luz AVAIL acende.
· Notas:
Q  1. A EXT PWR tem prioridade sobre o gerador do APU.
Q  2. Os geradores do motores tem prioridade sobre a EXT PWR.
Q  3. A luz ON permanece ligada, mesmo quando os geradores dos motores estão alimentando a aeronave.
(10)COMMERCIAL pb-sw
·         ON: todas as cargas elétricas comerciais são alimentadas:
· Luzes da cabine e dos porões.
· Sistema de toilets e água.
· Proteção contra gelo do MAST DRAIN.
· Galley.
· Entretenimento dos passageiros.
· Carregamento semiautomático  dos porões.
·         OFF: desliga toda a carga elétrica dos sistemas comerciais da aeronave.

OVERHEAD PANEL (continuação)


                                                                  
(1)    MAN ON pb (com guarda)
·         AUTO: quando as seguintes condições forem satisfeitas:
· AC BUS 1 não é alimentada eletricamente.
· AC BUS 2 não é alimentada eletricamente.
· Velocidade da aeronave é maior que 100 kts:
Q  A RAT estende.
Q  O circuito hidráulico azul aciona o gerador de emergência.
Q  Tão logo os parâmetros elétricos do geradores de emergência estejam dentro das tolerâncias o EMER GEN é conectado ao sistema da aeronave.
·         PRESSIONADO: isto seleciona a extensão manual da RAT. O acoplamento do gerador de emergência ocorre 3 s após a RAT alimentar o gerador de emergência.
(2)    FAULT LIGHT
·         Esta luz acende em vermelho se o gerador de emergência não está alimentando eletricamente a AC BUS 1 e a AC BUS 2 quando estas não estão energizadas.
(3)    EMER GEN TEST pb (com guarda)
·         Pressionada e segurada:
· Se as AC NORMAL BUSES são alimentadas:
Q  O EMER GEN é acionado hidraulicamente se a bomba elétrica azul está funcionando.
Q  A AC ESS BUS e a DC ESS BUS são conectadas ao gerador de emergência.
Q  A DC ESS SHED e a AC ESS SHED não são energizadas.
· Se somente as baterias alimentam a aeronave:
Q  O inversor estático alimenta a AC ESS BUS.
(4)    GEN 1 LINE pb-sw
·         OFF: abre o contactor em linha do gerador do motor 1.
· O canal da AC BUS 1 é alimentada pelo gerador do motor 2 através do BUS TIE CONTACTOR. Isto é utilizado nos procedimentos de fumaça.
·         SMOKE: DSC 26-30-20 overhead panel.

PAINEL DA EXTERNAL POWER

                                                   
(1)    EXT PWR NOT IN USE: esta luz branca acende para informar ao pessoal de solo que a unidade de fonte externa não está alimentando o sistema da aeronave e pode ser removida.
(2)    EXT PWR AVAIL: esta luz âmbar acende para indicar que a fonte externa está disponível e a voltagem correta.

CABINE DIANTEIRA  -  MAINT BUS SW:


                                                                             
·         Este switch permite ao pessoal energizar o circuito elétrico para os serviços de solo sem energizar todo o sistema elétrico da aeronave.
·         ON: a switch trava magneticamente se a EXT PWR está conectada e normal (acende luz AVAIL)
·         As barras AC e DC GND/FLT possuem energia e as seguintes cargas podem ser energizadas:
§  Iluminação dos compartimentos dos passageiros.
§  Iluminação da galley.
§  Luzes das áreas de entrada.
§  Iluminação dos lavatórios e serviços.
§  Vasos sanitários (vacuum cleaner sockets).
§  Bomba hidráulica (sistema amarelo).
§  Iluminação do cockpit.
§  Indicadores de quantidade de combustivel.
§  Reabastecimento.
§  Iluminação dos porões de carga.
§  Iluminação dos compartimentos do NLG e MLG.
§  Painéis de serviços das carenagens inferiores.
§  Chamada de solo.
§  Luzes dos compartimentos dos equipamentos e serviços.
§  Luzes de navegação
·         A switch desliga quando a fonte externa é removida.
·         OFF: as barras AC e DC GND/FLT são conectadas à AC BUS 2 e à DC BUS 2.

ECAM  ELEC PAGE


                                               
(1)    Indicações das baterias
·         BAT pb-sw em OFF: esta legenda é em branco.


                                                
·         BAT pb-sw em AUTO:


                                               
(A)   Essa legenda é normalmente em branco, porém se torna âmbar:
Q  Quando a voltagem e as indicações de corrente mudam para âmbar, ou
Q  Em caso de um alerta de BAT FAULT.
(B)   Voltagem da bateria é normalmente em verde, porém se torna âmbar se a voltagem ficar maior que 31V ou se a voltagem ficar menor que 25V.
(C)   Corrente da bateria é normalmente em verde, porém se torna âmbar se a descarga de corrente for maior que 5ª.

(2)    Indicação de carregamento/descarregamento da bateria.


             
(3)    Indicação DC BAT: esta indicação é normalmente em verde, ela se torna âmbar, se a voltagem DC da bateria for menor ou igual a 25 V.
(4)    Indicação BUS: esta indicação é normalmente em verde, ela se torna âmbar quando a barra correspondente é desligada. SHED aparece em âmbar, quando AC ou DC SHED BUS é desligada.

(5)    Indicação do TR 1 (2).


                                                  
(A)   Normalmente em branco, esta legenda se torna âmbar quando as legendas B e C se tornarem âmbar também.
(B)   A voltagem TR é normalmente em verde, ela se torna âmbar, se a voltagem for maior 31V, ou se a voltagem for menor que 25V.
(C)   A corrente no TR é normalmente em verde, ela se torna âmbar, quando o corrente no TR for menor ou igual a 5 A.
(6)    Indicação ESS TR: esta legenda segue a lógica mencionada acima para a legenda do TR 1 (2). A voltagem e a corrente não são mostradas quando o contactor do TR essencial está aberto.



                                                                 

(7)    Indicação do gerador de emergência: as indicações de voltagem e frequência não são mostradas quando o contactor em linha do EMER GEN está aberta.



                                                                
(A)   Esta legenda é normalmente em branco, ela se torna âmbar quando tanto a voltagem ou a frequência se tornam âmbar.
(B)   Esta legenda é normalmente em verde, ela se torna âmbar se:
Q  V > 120 V ou
Q  V < 110 V.
(C)   Esta legenda é normalmente em verde, ela se torna âmbar se:
Q  F > 410 Hz ou
Q  F < 390 Hz.
(8)    Indicações dos geradores 1 (2)
·         GEN pb-sw está OFF:
Q  GEN está em âmbar
Q  OFF está indicado em branco
Q  1 ou 2 indicado em branco se o motor associado está funcionando, em âmbar se não está.


                      
·         GEN pb-sw está em ON:


                                                 
(A)   GEN 1 ou GEN 2, normalmente em branco, se torna âmbar se qualquer uma das seguintes legendas se tornarem âmbar.
(B)   A legenda da carga, normalmente verde, se torna âmbar se a carga >100%.
(C)   A legenda da voltagem, normalmente verde, se torna âmbar se V>120V ou  V< 110V.
(D)   A legenda da frequência, normalmente verde, se torna âmbar se F>410Hz ou F<390hz b="">.

(9)    Indicações do gerador do APU
·         Quando a master switch do APU está OFF esta legenda está em branco independente da posição do pb-sw do gerador do APU.



                                                   

·         Quando a APU MASTER sw está em ON, e o pb-sw do APU GEN está desligado:
§  A legenda APU GEN está em âmbar.
§  A legenda OFF está em branco.


                                     
·         Quando a APU MASTER sw está em ON e o pb-sw do APU GEN está ligado:
§  As indicações são as mesmas que as dos GEN 1 (2).


                                    
(10)  Indicações da EXT PWR
·         External Power não disponível:


                                                    
·         Quando a external Power está disponível:


                                                    
(A)   Esta legenda é normalmente em branco, porém se torna âmbar se qualquer uma das legendas se tornarem âmbar.
(B)   Esta legenda é normalmente verde, porém se torna âmbar se V>120V ou V<110v b="">
(C)   Esta legenda é normalmente verde, porém se torna âmbar se F>410Hz / F<390hz b="">




                          
·         Esta legenda aparece durante o teste do inversor estático,e quando pressionado o pb ELEC no ECAM control panel enquanto a ESS BUSES está sendo alimentada pelas baterias. Ela é normalmente verde, porem se torna âmbar se:
§  V < 110 V ou V > 120 V.
§  F < 390 Hz ou F > 410 Hz.

(11) Indicações do IDG:



                                     
(A)   Legenda do IDG 1 (2)
Q  A legenda IDG é normalmente branca, porém se torna âmbar se:
Q  Temperatura de saída do óleo > 185ºC.
Q  Pressão do óleo se tornar muito baixa.
Q  IDG se desconectar.
Q  O número 1 ou 2 é branco se o motor correspondente esta funcionando, âmbar se não está funcionando e o FADEC está energizado.
(B)   Indicação DISC/LO PR
Q  A legenda DISC aparece em âmbar quando o IDG está desconectado.
Q  LO PR aparece em âmbar, quando é detectada baixa pressão e o motor associado está funcionando.
(C)   Temperatura de saída do óleo.
Q  Esta  legenda  é  normalmente  em verde, porém  aparece em  âmbar  se  T> 185ºC.
Q  Ela pisca, se a temperatura estiver entre 147ºC e 185ºC (como advisory).
(12)Indicação GALLEY SHED
·         Esta legenda aparece em branco quando :
Q  O pb-sw GALLEY está em OFF, ou
Q  A galley principal está desligada, significando:
Q  Em voo, somente um gerador está operando.
Q  No solo, a aeronave está sendo alimentada por um ENG GEN apenas.
·         Esta legenda não aparece quando a aeronave está em sua configuração normal.
(13)Indicação RISE
·         Este número, mostrado em verde, é a diferença entre a temperatura na entrada do IDG e a que está na saída do IDG.

MEMO DISPLAY

EMER GEN é mostrado em verde quando o gerador de emergência está funcionando

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