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sexta-feira, 13 de junho de 2014

FCOM  -  AIRCRAFT SYSTEM  -  PRESSURIZATION

GERAL
·         O sistema de pressurização da cabine possui 4 funções gerais:
§  Função solo: a válvula de outflow está totalmente aberta.
§  Pré-pressurização: durante a decolagem, incrementa a pressão da cabine para evitar uma pressão extra na cabine durante a rotação da aeronave.
§  Pressurização em voo: ajusta a altitude de cabine, e a razão de mudança para fornecer aos passageiros um voo confortável.
§  Despressurização: após o toque no solo, gradualmente libera a pressão da cabine  antes da função ground abrir totalmente a válvula de outflow.
·         O sistema consiste de :
§  02 cabin pressure controllers (CPC)
§  01 válvula de outflow, com um atuador que incorpora 03 motores (02 para operação automática e 01 para operação manual).
§  01 painel de controle.
§  02 safety valves.
§  01 RPCU : residual pressure control unit apenas para os A319/320
·         Qualquer um dos 03 motores elétricos podem operar a outflow valve.
·         Normalmente, 01 dos 02 controladores de pressão da cabine opera a outflow valve através de seu motor automático associada.
·         Em caso de DITCHING, um switch de override no painel de controle permite aos pilotos fechar a válvula de outflow e as válvulas abaixo da linha flutuação.
·         Os pilotos podem selecionar o sistema para operar automaticamente, semi - automaticamente ou manualmente.
·         Em operação normal, a pressurização da cabine é totalmente automática.

OPERAÇÃO AUTOMÁTICA
·         Os pilotos monitoram a operação do sistema, porém não fazem nada para controlá-lo.
·         A pressão de ar na cabine segue programação externa que o sistema recebe do FMGS.
·         Quando os dados do FMGS não estão disponíveis para a pressurização automática, o piloto precisa apenas selecionar a elevação do campo de pouso.
·         O sistema de pressurização então utiliza a seleção manual do campo de pouso para a programação interna.

OPERAÇÃO MANUAL
·         Em modo manual, os pilotos controlam a altitude de cabine através do motor manual da válvula de outflow, operando os controles no painel de controle de pressurização.


ESQUEMÁTICO



CONTROLADORES DE PRESSÃO DA CABINE
·         02 controladores idênticos, digitais, independentes, controlam automaticamente o sistema mantendo a pressão da cabine adequadamente.
·         Eles recebem sinais do ADIRS, do FMGC, do EIU e do LGCIU.
·         Quando o sistema está em modo automático ou semi automático, um controlador está ativo e o outro em standby.
·         Os controladores também produzem sinais para o ECAM.
·         Para operação em modo manual, cada controlador possui uma seção de backup, a qual é acionada por uma posição de suprimento independente de energia do controlador Nº1.
·         Esta seção também possui um sensor de pressão que produz os sinais de altitude de cabine e pressão para o ECAM, quando o modo manual está selecionado.
·         Os controladores se comunicam entre si através de link  de cross-channel.
OUTFLOW VALVE
·         Uma válvula de outflow está no lado direito da fuselagem, atrás do porão de carga traseiro e abaixo da linha de flutuação.
·         O conjunto da outflow consiste de uma estrutura retangular, instalada na chapa da fuselagem faceada, abrindo interna e externamente com flaps conectado à um atuador.
·         O atuador contém o acionamento dos motores automáticos e do motor manual.
·         Qualquer um dos 02 motores automáticos operam a válvula no modo automático, e o motor manual opera ela  no modo manual.
·         Em modo automático, o controlador em operação envia o sinal de posição da válvula para o ECAM.
·         Em modo manual, a seção de backup do controlador Nº1 envia o sinal de posição da válvula para o ECAM.
·         NOTA: quando o pushbutton da RAM AIR está em ON, e  o ∆P estiver abaixo de 1PSI, o sistema abre a  outflow  valve cerca de 50% se ela está sob controle automático. Se o sistema está sob controle manual, a válvula outflow não abre automaticamente, mesmo se o ∆P está abaixo de 1 PSI.
SAFETY VALVES
·         02 válvulas pneumáticas independentes previnem a pressão da cabine ir muito alto (8.6 PSI acima da pressão ambiente) ou muito baixo (1 PSI abaixo da pressão ambiente).
·         Elas estão localizadas na parede de pressão traseira, acima da linha de flutuação.

UNIDADE CONTROLADORA DE PRESSÃO RESIDUAL  A 319/320
·         O RPCU automaticamente despressuriza a aeronave em caso de uma pressão residual anormal em solo.  Ele automaticamente abre a válvula de outflow quando:
§  A válvula de outflow não está na posição completamente aberta, e
§  Ambos CPC estão em falha, ou o modo manual é selecionado, e
§  Todos os motores estão desligados, ou todos os ADIRS indicam uma airspeed abaixo de 100 kts.
MODO AUTOMÁTICO DE CONTROLE DE PRESSÃO
GERAL
·         02 sistemas idênticos, automáticos e independentes (cada consistindo de um controlador e seus motores associados) controlam a pressão da cabine.
·         Cada sistema controla uma única outflow valve.
·         Somente um controlador opera por vez.
·         Uma transferência automática ocorre:
§  70 segundos após cada pouso.
§  Se o sistema operante falhar.
·         O controlador controla automaticamente a pressão da cabine. Ele limita a pressão da cabine em 8000 ft máximos, e otimiza a pressurização durante as fases de subida e descida.
·         O controlador normalmente utiliza a elevação e o QNH fornecido pelo FMGC, e a altitude pressão fornecida pelos ADIRS.
·         Se os dados do FMGC não estão disponíveis, o controlador usa o BARO REFERENCE do comandante fornecido pelo ADIRS e a seleção de LDG ELEV.
·         A pressurização é assumida através dos seguintes modos:
GROUND (GN)
·         Antes da decolagem, e 55 segundos após o pouso, a válvula de outflow abre completamente para garantir que não há residual de pressão na cabine.
·         No toque ao solo, qualquer pressão remanescente é liberada com uma V/S de 50 ft/min.
TAKEOFF (TO)
·         Para evitar uma pressão extra (surge pressure) na rotação da aeronave, o controlador pré - pressuriza a aeronave numa razão de 400 ft/min, até atingir 0.1 PSI.
·         No liftoff  o controlador inicia a fase de subida.
CLIMB (CL)
·         Durante a subida, a altitude da cabine varia de acordo com uma regra fixa pré - programada que leva em consideração a razão atual de subida atual da aeronave.
CRUISE (CR)
·         Durante a fase de cruzeiro, o controlador mantém a altitude de cabine num valor nivelado, ou na elevação do campo de pouso, o que for maior.
DESCENT (DE)
·         Durante a descida, o controlador mantém a cabine numa razão de descida, tanto que a pressão da cabine é igual à pressão no campo de pouso + 0.1 PSI, pouco antes do pouso.
·         A razão máxima de descida da cabine é de 750 ft/min.
ABORT (AB)
·         Se a acft não subir após a decolagem, o modo ABORT previne subir a altitude da cabine.
·         A pressão da cabine é selecionada de volta para a altitude de decolagem +0.1PSI.

PRESSURIZATION  MODES  SWITCHING


0: condição inválida.
1: condição valida.
1A: somente uma condição A é necessária.
Exemplo:
Ø  O controlador de pressão da cabine troca do modo CLIMB (CL) para o modo ABORT (AB) quando:
Q  A aeronave está abaixo de 8000ft, ou a aeronave modificou a altitude para menos que 5075 ft desde a decolagem e
Q  A razão de descida da aeronave está maior do que 200 ft/min por 30 segundos.


PRESSURIZATION  FLIGHT  PROFILE


MODO MANUAL DE CONTROLE DA PRESSURIZAÇÃO

·         Se ambos os sistemas automaticos falharem, os pilotos podem usar o painel de controle de CABIN PRESS para assumir o controle manual da pressurização da cabine.
§  Solte o pushbutton de MODE SEL para selecionar o modo MAN e
§  Pressione o switch de controle manual  (MAN V/S CTL) para aumentar ou diminuir a altitude da cabine.
·         A primeira dessas ações desliga a energiar dos motores automaticos e habilita o motor manual controlar a válvula de outflow.
·       
  NOTAS:
§  1- Devido à operação lenta da válvula de outflow em modo manual, e à resolução limitada da posição da válvula de outflow no ECAM, a indicação visual no ECAM de mudança na posição da válvula de outflow pode levar até 5 s.
§  2-Devido ao sistema estar sendo controlado manualmente, a valvula de outflow não abre automaticamente no solo.

DITCHING
·         Na preparação para o DITCHING, os pilotos devem pressionar o pushbutton DITCHING no painel de controle de CABIN PRESS para fechar:
§  A outflow valve.
§  A emergency ram air inlet.
§  A avionics ventilation inlet.
§  As extract valves, e
§  As valvulas de controle de fluxo das packs.
§  P/ 319/320 a fwd cargo outlet isolation valve.

OVERHEAD PANEL



(1)    LDG ELEV knob
§  AUTO: o sistema de pressurização usa os dados do FMGS para uma escala otimizada de pressurização. Para sair do modo AUTO, puxe e gire o seletor.
§  Outras posições: a escala de pressurização não utiliza a elevação de pouso do FMGS, ao inves porém usa a elevação de pouso selecionada com este knob (de -2000 até +14000 ft) como referência.
§  NOTA: a escala de LDG ELEV é fornecida apenas como uma indicação, refira-se às informações do ECAM para um ajuste preciso.
(2)    MODE SEL pushbutton
§  AUTO: o modo automático está operando. 01 dos 02 sistemas controla a outflow valve.
§  MAN: esta legenda aparece em branco, e a luz FAULT acende. Os pilotos entao usam o seletor de MAN V/S CTL para controlar a outflow valve.
§  NOTA: trocando o MODE SEL pb para MAN por pelo menos 10s, e entao retornando ele para a posição AUTO irá selecionar o outro sistema.
§  Luz FAULT: esta legenda aparece em âmbar e um ECAM CAUTION acende somente quando ambos sistemas automaticos falharem.
§  NOTA: o piloto pode notar uma variação na indicação de CAB ALT na página de PRESS do ECAM, quando o sistema troca o controle da pressurização da cabine de modo AUTO para o modo MAN, devido à resolução reduzida do sensor de backup de pressão.
(3)    MAN V/S CTL toggle switch
§  Esta switch, mantida em neutro por ação de mola controla a posição da válvula de outflow operando através do motor manual, quando o pushbutton  MODE SEL está na posição MAN
§   UP: a válvula se move na direção da posição aberta.
§  DN: a válvula se move na direção da posição fechada.
§  NOTA: para atingir uma velocidade precisa de vertical speed da cabine, somente inputs curots devem ser aplicados na toggle switch.
(4)    DITCHING pushbutton com guarda
§  Normal: o sistema funciona normalmente.
§  ON: o sistema que está operando envia sinais para fechar:
Q      A ourflow valve,
Q      A emergency ram air inlet,
Q      A avionics ventilation inlet
Q      As extract valves e a pack flow control valve.
Q      A fwd cargo isolation outlet valve apenas nos 319/320.
Q      E os cargo extract fans param automaticamente, apenas nos 319/320.

§  NOTA: a outflow valve não irá fechar automaticamente, se estiver sob controle manual.

§  CAUTION: se o pb de DITCHING está colocado em ON, com o carro de solo de baixa pressão conectado e todas as portas fechadas, uma pressão diferencial irá incrementar.

ECAM CABIN PRESS PAGE


(1)    LDG ELEV AUTO/MAN
§  LDG ELEV AUTO: aparece em verde quando o seletor de LDG ELEV está em AUTO.
§  LDG ELEV MAN: aparece em verde quando o seletor de LDG ELEV não está em AUTO.
§  Não aparece nada quando as indicações do SDAC não forem válidas.

(2)    Landing Elevation
§  A landing elevation selecionada tanto automaticamente pelo FMGS quanto manual sel. pelo piloto aparece em verde (não porém quando o pushbutton MODE SEL está em MAN).

(3)    V/S FT/MIN (cebin vertical speed)
§  Apresentações  analogicas e digitais aparecem em verde qdo o V/S está no alcance normal .
§  A apresentação digital pulsa quando o V/S > 1750 ft/min (reseta com 1650 ft/min).

(4)    ∆PSI (cabin differential pressure)
§  Apresentações  analógicas e digitais aparecem em verde qdo o ∆P está no alcance normal.
§  Elas aparecem em âmbar quando ∆P ≤  - 0.4 PSI ou ≥ 8.5 PSI.
§  A apresentação digital pulsa se o ∆P > 1.5 PSI (reseta a 1 PSI) durante a fase de voo 7.

(5)    CAB ALT FT (cabin altitude)
§  As apresentações analogicas e digitais aparecem em verde, em alcance normal.
§  Elas aparecem em vermelho se a altitude da cabine estiver maior que 9550 ft.
§  A apresentação digital pulsa se a alt. de cabine está a 8800 ft ou acima (reseta a 8600 ft).

(6)    Indicação do sistema ativo (SYS 1 ou SYS 2 ou MAN)
§  SYS 1 ou SYS 2 aparece em verde quando ativo e em âmbar quando em falha. Quando qualqer sistema está inativo, seu titulo não aparece.
§  MAN aparece em verde quando o MODE SEL sw está em MAN.

(7)    SAFETY VALVE position
§  SAFETY aparece em branco e o diagrama em verde quando ambas safety valves estão fechadas completamente.
§  SAFETY e o diagrama aparecem em âmbar quando qualquer uma das safety valves não estiver fechada.
§  NOTA: a safety valve abre quando a pressão diferencial de cabine está entre 8.2 e 8.9 PSI.
§  NOTA: esta variação é devido à precisão reduzida de medição de ∆P (em modo MAN), combinada com a diminuição de pressao diferencial de cabine que ocorre imediatamente após a a abertura das safety valves.

(8)    OUT FLOW VALVE position
§  O diagrama está em verde quando a válvula está operando normalmente.
§  O diagrama se torna âmbar quando a valvula abre mais do que 95% durante o voo.

ECAM  CRUISE  PAGE


(1)    LDG ELEV AUTO/MAN
§  Idêntico à pagina de CAB PRESS.

(2)    CAB V/S FT/MIN (cabin vertical speed)
§  Verde em alcance normal.
§  Pulsa, quando o V/S > 1750 ft/min (reseta a 1650 ft/min).


(1)    CAB ALT FT (cabin altitude)
§  Verde em alcance normal.
§  Vermelho para altitude de cabine excessiva: ≥ 9550 ft.
§  Pulsa para altitude de cabine a 8800 ft ou acima (reseta a 8600 ft).

(2)    ∆P INDICATION
§  Ela é normalmente em verde. Pulsa em verde quando a CAB ∆P ≥ 1.5 PSI antes do pouso.
§  Ela se torna âmbar, quando fora do alcance normal ∆P ≤ -0.4 PSI ou ≥ 8.5PSI.


ECAM DOOR PAGE




(1)    V/S ( cabin vertical speed)
§  Este número aparece apenas durante as fase de voo 5,6 e 7.
§  Ele é normalmente em verde.
§  Ele pulsa, quando o V/S está maior do que 1750 ft/min e para de pulsar, quando menos do que 1650 ft/min.
§  Ele se torna âmbar, qdo o V/S está maior que 2000 ft/min ou menor que 2000 ft/min.

MEMO DISPLAY
§  A msg MAN LDG ELEV é mostrada em verde, se o knob LDG ELEV não está na posição AUTO.

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