FCOM - AIRCRAFT SYSTEMS - APU
Generalidades
• A unidade de potência auxiliar (APU) é uma unidade auto-suficiente que torna a aeronave independente de suprimento de fonte externa pneumática e elétrica.
NO SOLO
• Ele supre bleed air para a partida dos motores e para o sistema de ar condicionado.
• Ele supre força elétrica para o sistema elétrico.
DURANTE A DECOLAGEM
• Ele supre bleed air para o sistema de ar condicionado, evitando assim a perda de potência do motor causado pelo uso desse sistema para este propósito quando o melhor desempenho da aeronave é requerido.
EM VOO
• Ele serve de back up para o sistema elétrico.
• Ele serve de back up para o ar condicionado.
• Ele pode ser usado para a partida dos motores.
O APU pode obter energia para seu acionamento a partir das baterias somente ou em combinação com uma fonte externa e um serviço de solo.
A partida do APU é permitida em todo o envelope de voo normal da aeronave.
O ECAM mostra os parâmetros do APU
APU ENGINE
• O elementos básico do APU é uma turbina a gás de eixo único que entrega força mecânica ao eixo para acionamento da caixa de acessórios (gerador elétrico, starter, etc.) e produz bleed air (partida dos motores e suprimento pneumático)
ELECTRONIC CONTROL BOX
• A ECB é um controlador eletrônico digital com autoridade completa que executa toda a capacidade do sistema lógico do APU para todos os modos de operação do motor, como:
Sequências de partida e monitoramento.
Monitoramento da velocidade e temperatura.
Monitoramento de bleed air.
Sequência de corte.
Controle automático de corte.
SISTEMA DE ENTRADA DE AR
• A entrada de ar e o flap operado eletricamente permitem ar externo alcançar a entrada do compressor.
STARTER
• A ECB controla a partida elétrica.
• O starter acopla se a entrada de ar está completamente aberta e a MASTER sw e o START pb estão ligados.
FUEL SYSTEM
• A linha de alimentação do lado esquerdo supre o APU.
• A pressão requerida é normalmente disponibilizada pelas bombas dos tanques.
• Se a pressão não está disponível (somente com as baterias ou bombas desligadas) a APU FUEL PUMP aciona automaticamente.
• A ECB controla o fluxo de combustível.
OIL SYSTEM
• O APU possui um sistema de lubrificação integral independente para lubrificação e resfriamento.
INLET GUIDE VANES (IGV)
• A IGVs controlam o fluxo de bleed air, e um atuador alimentado por pressão de combustível posiciona as IGVs.
• A ECB controla o atuador em resposta à demanda da aeronave.
AIR BLEED SYSTEM
• O sistema de bleed air é completamente automático.
• A velocidade do APU é 100% independente da demanda do sistema de bleed air e da configuração solo/voo esteja.
CONTROLES
• Os pilotos usam os controles no painel do APU para o corte rotineiro.
• Para o corte emergencial:
Os pilotos podem pressionar o APU FIRE handle, ou
Os mecânicos podem pressionar o APU SHUT OFF pb, no painel do interfone embaixo da fuselagem dianteira.
GROUND OPERATION SAFETY DEVICES
• O APU pode funcionar sem supervisão de tripulação no cockpit quando a aeronave está no solo.
• Em caso de fogo no compartimento do APU:
Os alertas de fogo no APU acionam no cockpit.
Uma buzina soa no compartimento do trem de nariz.
A luz AVAIL apaga.
A luz FAULT acende na MASTER sw.
O APU corta.
O extintor de fogo do APU descarrega.
OVERHEAD PANEL
(1) MASTER sw-pb: esta switch controla o suprimento de energia elétrica para a operação do APU e seus recursos de proteção. Ela também controla as sequências e partida e corte.
a. ON:
A luz azul ON acende.
Energia elétrica vai para o sistema do APU.
A ECB executa um teste de Power-up.
O flap da entrada de ar do APU abre.
A válvula de isolamento de combustível abre.
Se a bomba do tanque não estiver funcionando, a bomba do APU opera.
Se acft possui GND PWR ou ENG GEN, a pág do APU é mostrada no ECAM.
b. OFF:
Sequência de corte manual.
A luz ON no pb-sw MASTER, e a luz AVAIL no pb START, apagam.
O APU permanece girando para o resfriamento por 120s com speed a 100%.
Com 7% o flap da entrada de ar fecha.
c. FAULT:
Esta luz âmbar acende, e um CAUTION aparece no ECAM.
Quando ocorre o corte automático do APU, o que acontece em caso de:
Fogo (no solo apenas).
O flap da entrada de ar não abriu.
Overspeed.
Sem aceleração.
Partida lenta.
EGT overtemperature.
Não acendeu.
Fluxo reverso.
Baixa pressão de óleo.
Alta temperatura de óleo.
Perda de energia DC (desligamento das baterias qdo acft está BATT only).
Falha da ECB
Perda da proteção de overspeed.
• NOTA: no caso de corte automático não emergencial, o flap da entrada de ar fecha 15 minutos após a velocidade ser menor que 7%. Se corte automático não emergencial acontecer no solo, a contagem dos 15 minutos inicia após a decolagem.
(2) START pb-sw:
a. ON:
Luz azul acende.
Quando o flap está completamente aberto, o starter do APU é energizado.
1.5 s após o starter energizado, a ignição é ligada.
Quando o N=55%, o starter é desenergizado e a ignição desligada.
2 s após N atingir 95%, ou quando o N está acima de 99.5%:
A luz ON no pb de START apaga.
O APU pode agora suprir bleed air e energia elétrica para a aeronave.
10 s após, a página APU desaparece do ECAM
b. AVAIL: esta luz verde acende quando o N está acima de 99.5% ou 2 s após o N atingir 95%.
CONTROLES EXTERNOS
ECAM APU PAGE
(1) AVAIL: mostrada em verde quando o N do APU está acima de 99.5% ou 2 s após o N estar acima de 95%.
(2) APU bleed air valve position
In line - verde : a válvula de bleed air não está fechada.
Cross line - verde : a válvula de bleed air está fechada.
Cross line - âmbar : a válvula de bleed ar está fechada e a bleed do APU está ligada.
XX - âmbar : a situação da válvula de bleed air do APU não está disponível, ou o status da bleed do APU não está disponível.
(3)APU bleed air pressure
Esta caixa apresenta a pressão relativa de bleed air em verde.
Ela mostra XX em âmbar quando o ADIRS 1 não está disponível ou selecionado OFF
Ou os dados do ECB são inválidos ou não transmitidos.
(4)APU GEN line contactor indication
Mostrado em verde quando o contactor do gerador do APU está fechado.
(5)APU GEN parameters
Idêntico aos parâmetros do gerador do APU na pagina de ELEC.
(6)FUEL LO PR
Mostrado em âmbar se a pressão de combustível diminuir.
(7)FLAP OPEN
Mostrado em verde quando o flap da entrada de ar está completamente aberto.
(8)APU N
Mostra a velocidade do APU em verde.
Se torna âmbar quando o N ≥ 102%.
Se torna vermelho quando N ≥ 107%.
(9)APU EGT
Mostra o EGT do APU em verde.
Torna-se âmbar quando o EGT ≥ EGT MAX veja * - 33ºC
Torna-se vermelha quando o EGT ≥ EGT MAX veja * (automatic shutdown begins).
* A ECB calcula a EGT MAX e transmite-a para o ECAM. Ela é uma função do N durante a partida, e uma função da temperatura ambiente quando o APU está funcionando.
* EGT máximo durante a partida 982ºC.
* EGT máximo com o APU funcionando:
682ºC durante pelo menos 5s.
Ou 700ºC até 742ºC dependendo da temperatura ambiente.
(10)LOW OIL LEVEL:
ADVISORY: mostrado se a ECB detecta um baixo nível de óleo do APU quando a aeronave está no solo, e o APU não está funcionando.
MEMO DISPLAY
APU AVAIL aparece em verde quando o N do APU está acima de 99.5% ou em 2 segundos após N acima de 95%.
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