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domingo, 1 de junho de 2014

FCOM - AIRCRAFT SYSTEMS - APU

FCOM - AIRCRAFT SYSTEMS - APU

Generalidades

• A unidade de potência auxiliar (APU) é uma unidade auto-suficiente que torna a aeronave independente de suprimento de fonte externa pneumática e elétrica.

NO SOLO

• Ele supre bleed air para a partida dos motores e para o sistema de ar condicionado.
• Ele supre força elétrica para o sistema elétrico.

DURANTE A DECOLAGEM

• Ele supre bleed air para o sistema de ar condicionado, evitando assim a perda de potência do motor causado pelo uso desse sistema para este propósito quando o melhor desempenho da aeronave é requerido.

EM VOO

• Ele serve de back up para o sistema elétrico.
• Ele serve de back up para o ar condicionado.
• Ele pode ser usado para a partida dos motores.

O APU pode obter energia para seu acionamento a partir das baterias somente ou em combinação com uma fonte externa e um serviço de solo.

A partida do APU é permitida em todo o envelope de voo normal da aeronave.

O ECAM mostra os parâmetros do APU


APU ENGINE

• O elementos básico do APU é uma turbina a gás de eixo único que entrega força mecânica ao eixo para acionamento da caixa de acessórios (gerador elétrico, starter, etc.) e produz bleed air (partida dos motores e suprimento pneumático)

ELECTRONIC CONTROL BOX

• A ECB é um controlador eletrônico digital com autoridade completa que executa toda a capacidade do sistema lógico do APU para todos os modos de operação do motor, como:
 Sequências de partida e monitoramento.
 Monitoramento da velocidade e temperatura.
 Monitoramento de bleed air.
 Sequência de corte.
 Controle automático de corte.

SISTEMA DE ENTRADA DE AR

• A entrada de ar e o flap operado eletricamente permitem ar externo alcançar a entrada do compressor.

STARTER

• A ECB controla a partida elétrica.
• O starter acopla se a entrada de ar está completamente aberta e a MASTER sw e o START pb estão ligados.

FUEL SYSTEM

• A linha de alimentação do lado esquerdo supre o APU.
• A pressão requerida é normalmente disponibilizada pelas bombas dos tanques.
• Se a pressão não está disponível (somente com as baterias ou bombas desligadas) a APU FUEL PUMP aciona automaticamente.
• A ECB controla o fluxo de combustível.

OIL SYSTEM

• O APU possui um sistema de lubrificação integral independente para lubrificação e resfriamento.

INLET GUIDE VANES (IGV)

• A IGVs controlam o fluxo de bleed air, e um atuador alimentado por pressão de combustível posiciona as IGVs.
• A ECB controla o atuador em resposta à demanda da aeronave.

AIR BLEED SYSTEM

• O sistema de bleed air é completamente automático.
• A velocidade do APU é 100% independente da demanda do sistema de bleed air e da configuração solo/voo esteja.

CONTROLES

• Os pilotos usam os controles no painel do APU para o corte rotineiro.
• Para o corte emergencial:
 Os pilotos podem pressionar o APU FIRE handle, ou
 Os mecânicos podem pressionar o APU SHUT OFF pb, no painel do interfone embaixo da fuselagem dianteira.

GROUND OPERATION SAFETY DEVICES

• O APU pode funcionar sem supervisão de tripulação no cockpit quando a aeronave está no solo.
• Em caso de fogo no compartimento do APU:
 Os alertas de fogo no APU acionam no cockpit.
 Uma buzina soa no compartimento do trem de nariz.
 A luz AVAIL apaga.
 A luz FAULT acende na MASTER sw.
 O APU corta.
 O extintor de fogo do APU descarrega.

OVERHEAD PANEL

(1) MASTER sw-pb: esta switch controla o suprimento de energia elétrica para a operação do APU e seus recursos de proteção. Ela também controla as sequências e partida e corte.

a. ON:
 A luz azul ON acende.
 Energia elétrica vai para o sistema do APU.
 A ECB executa um teste de Power-up.
 O flap da entrada de ar do APU abre.
 A válvula de isolamento de combustível abre.
 Se a bomba do tanque não estiver funcionando, a bomba do APU opera.
 Se acft possui GND PWR ou ENG GEN, a pág do APU é mostrada no ECAM.

b. OFF:
 Sequência de corte manual.
 A luz ON no pb-sw MASTER, e a luz AVAIL no pb START, apagam.
 O APU permanece girando para o resfriamento por 120s com speed a 100%.
 Com 7% o flap da entrada de ar fecha.

c. FAULT:
 Esta luz âmbar acende, e um CAUTION aparece no ECAM.
 Quando ocorre o corte automático do APU, o que acontece em caso de:
 Fogo (no solo apenas).
 O flap da entrada de ar não abriu.
 Overspeed.
 Sem aceleração.
 Partida lenta.
 EGT overtemperature.
 Não acendeu.
 Fluxo reverso.
 Baixa pressão de óleo.
 Alta temperatura de óleo.
 Perda de energia DC (desligamento das baterias qdo acft está BATT only).
 Falha da ECB
 Perda da proteção de overspeed.

NOTA: no caso de corte automático não emergencial, o flap da entrada de ar fecha 15 minutos após a velocidade ser menor que 7%. Se corte automático não emergencial acontecer no solo, a contagem dos 15 minutos inicia após a decolagem.

(2) START pb-sw:

a. ON:
 Luz azul acende.
 Quando o flap está completamente aberto, o starter do APU é energizado.
 1.5 s após o starter energizado, a ignição é ligada.
 Quando o N=55%, o starter é desenergizado e a ignição desligada.
 2 s após N atingir 95%, ou quando o N está acima de 99.5%:
 A luz ON no pb de START apaga.
 O APU pode agora suprir bleed air e energia elétrica para a aeronave.
 10 s após, a página APU desaparece do ECAM

b. AVAIL: esta luz verde acende quando o N está acima de 99.5% ou 2 s após o N atingir 95%.

CONTROLES EXTERNOS

ECAM APU PAGE

(1) AVAIL: mostrada em verde quando o N do APU está acima de 99.5% ou 2 s após o N estar acima de 95%.

(2) APU bleed air valve position

 In line - verde : a válvula de bleed air não está fechada.
 Cross line - verde : a válvula de bleed air está fechada.
 Cross line - âmbar : a válvula de bleed ar está fechada e a bleed do APU está ligada.
 XX - âmbar : a situação da válvula de bleed air do APU não está disponível, ou o status da bleed do APU não está disponível.

(3)APU bleed air pressure

 Esta caixa apresenta a pressão relativa de bleed air em verde.
 Ela mostra XX em âmbar quando o ADIRS 1 não está disponível ou selecionado OFF
 Ou os dados do ECB são inválidos ou não transmitidos.

(4)APU GEN line contactor indication

 Mostrado em verde quando o contactor do gerador do APU está fechado.

(5)APU GEN parameters

 Idêntico aos parâmetros do gerador do APU na pagina de ELEC.

(6)FUEL LO PR

 Mostrado em âmbar se a pressão de combustível diminuir.

(7)FLAP OPEN

 Mostrado em verde quando o flap da entrada de ar está completamente aberto.

(8)APU N

 Mostra a velocidade do APU em verde.
 Se torna âmbar quando o N ≥ 102%.
 Se torna vermelho quando N ≥ 107%.

(9)APU EGT


 Mostra o EGT do APU em verde.
 Torna-se âmbar quando o EGT ≥ EGT MAX veja * - 33ºC
 Torna-se vermelha quando o EGT ≥ EGT MAX veja * (automatic shutdown begins).
 * A ECB calcula a EGT MAX e transmite-a para o ECAM. Ela é uma função do N durante a partida, e uma função da temperatura ambiente quando o APU está funcionando.
 * EGT máximo durante a partida 982ºC.
 * EGT máximo com o APU funcionando:
 682ºC durante pelo menos 5s.
 Ou 700ºC até 742ºC dependendo da temperatura ambiente.

(10)LOW OIL LEVEL:

ADVISORY: mostrado se a ECB detecta um baixo nível de óleo do APU quando a aeronave está no solo, e o APU não está funcionando.

MEMO DISPLAY

 APU AVAIL aparece em verde quando o N do APU está acima de 99.5% ou em 2 segundos após N acima de 95%.

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