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domingo, 8 de junho de 2014

FCOM - AIRCRAFT SYSTEMS - HYDRAULICS

FCOM  -  AIRCRAFT SYSTEMS  -  HYDRAULICS

A aeronave possui 3 sistemas hidráulicos de operação continua: blue, Green, yellow.
Cada sistema possui seu próprio reservatório.
Pressão normal de operação do sistema é de 3000 PSI (2500 PSI quando pressurizado pela RAT).
Fluido hidráulico não pode ser transferido de um sistema para outro.

BOMBA DO SISTEMA VERDE

Uma bomba acionada pelo motor # 1 pressuriza o sistema verde.

BOMBAS DO SISTEMA AZUL

Uma bomba elétrica pressuriza o sistema azul.

Uma bomba acionada pela RAT (RAM air turbine) pressuriza este sistema em uma emergência.

BOMBAS DO SISTEMA AMARELO

Uma bomba acionada pelo motor # 2 pressuriza o sistema amarelo.
Uma bomba elétrica também pode pressurizar o sistema amarelo, a qual permite utilizar componente do sistema hidráulico amarelo no solo quando os motores estiverem parados.
Membros da tripulação também podem usar uma HAND PUMP para pressurizar o sistema amarelo com o objetivo de operar as portas dos porões quando não houver força elétrica disponível.

POWER TRANSFER UNIT  (PTU)

Uma unidade de transferência de potência bidirecional permite o sistema amarelo pressurizar o sistema verde e vice-versa.

A PTU entra em operação automaticamente quando o diferencial de pressão entre o sistema verde e amarelo for maior que 500 PSI.

A PTU portanto permite o sistema verde ser pressurizado no solo quando os motores estiverem parados.

                    
RAM AIR TURBINE

Uma turbina RAM AIR tipo drop-out acoplada a uma bomba hidráulica permite o sistema azul funcionar se perder energia elétrica ou ambos os motores.
A RAT estende automaticamente se perder ambas AC BUS 1 e AC BUS 2.
Ela pode ser estendida manualmente através do painel overhead.
Ela pode ser recolhida somente quando a aeronave está em solo.

ACUMULADORES DO SISTEMA

Um acumulador em cada sistema ajuda a manter a pressão constante cobrindo as demandas transientes durante a operação normal do sistema.

VÁLVULAS DE PRIORIDADE

Válvulas de prioridade cortam a força hidráulica para os utilitários de grande carga se a pressão no sistema se tornar muito baixa.

FIRE SHUT OFF VALVES

No sistema verde e no sistema amarelo temos uma FIRE SHUT OFF VALVE, na linha acima de sua bomba acionada pelo motor.
O piloto pode fechar ela pressionando os ENG 1(2) FIRE pushbutton.

VÁLVULAS MEDIDORAS DE VAZAMENTO

Cada sistema possui uma válvula medidora de vazamento acima dos controles primários de voo.
Estas válvulas, as quais medem o vazamento em cada circuito, são fechadas pela operação dos switch-pushbuttons das válvulas medidoras no painel de manutenção.

FILTROS

Os filtros limpam o fluido hidráulico da seguinte forma:
Filtros de alta pressão em cada sistema e no sistema de abastecimento do reservatório e no sistema de freio normal.
Filtros nas linhas de retorno em cada linha.
Filtros drenos tipo casulo em cada bomba do motor e na bomba elétrica do sistema azul permitem ao pessoal da manutenção monitorar o desgaste da bomba inspecionando os filtros quanto a presença de partículas metálicas.

HYDRAULIC GENERATION


                                        
PRESSURIZAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS

Normalmente ar de alta pressão sangrado do motor 1 pressuriza os reservatórios hidráulicos automaticamente.
Se a pressão de ar estiver muito baixa, o sistema retira ar sob pressão do ducto de crossbleed.
O sistema mantém uma pressão alta o suficiente para prevenir suas bombas de cavitarem.


                                      
INDICAÇÕES


                            
DISTRIBUIÇÃO
 

                             
PAINEL OVERHEAD


                                             
ENG 1 (2) PUMP pb

ON: a bomba pressuriza o sistema quando o motor está funcionando.
OFF: a bomba é despressurizada. A produção de energia hidráulica para.
LUZ FAULT: essa luz acende em âmbar e aparece um aviso no ECAM se:
   - O nível do reservatório está baixo.
   - O reservatório está sobreaquecido.
   - A pressão de ar no reservatório está baixa.
   - A pressão da bomba está baixa (inibido no solo com motores parados).
   - Esta luz apaga quando selecionar o pb para OFF, exceto durante o sobreaquecimento, 
     ( a luz permanece acesa enquanto durar o sobreaquecimento).

BLUE ELEC PUMP pb (com guarda).

AUTO: se houver energia AC disponível, a bomba funciona:
Em voo
No solo, se um motor está funcionando ou se o piloto pressionou o pushbutton no painel da manutenção da BLU PUMP OVRD.
OFF: a bomba é desenergizada.
LUZ FAULT: esta luz acende em âmbar, e um aviso no ECAM aparece se :
   - O nível do reservatório está baixo.
   - O reservatório está sobreaquecido.
   - A pressão de ar no reservatório está baixa.
   - A bomba está sobreaquecida.
   - A bomba está produzindo baixa pressão (inibido no solo, c/ ENG parados).
   - Esta luz se apaga, quando o piloto seleciona OFF, exceto durante um sobreaquecimento,
     (a luz permanece acesa enquanto durar o sobreaquecimento).

YELLOW ELEC PUMP pb-sw (com carga de mola)

ON: a bomba elétrica é ligada. Se a energia elétrica for removida, a bomba permanecerá desligada quando a energia elétrica  retornar.
OFF: a bomba é desligada. Ela é ligada automaticamente quando um funcionário selecionar a alavanca seletora manual da porta do porão de carga para abrir ou fechar. Isto inibe a operação de outras funções do sistema amarelo (exceto freio ALTN e reverso do  ENG 2).
LUZ FAULT: esta luz âmbar, acompanhada por um aviso no ECAM acende se:
   - O nível do reservatório está baixo.
   - A pressão de ar no reservatório está baixa.
   - O reservatório está sobreaquecido.
   - A pressão da bomba está baixa.
   - A bomba está sobreaquecida.
   - Esta luz apaga quando o piloto seleciona OFF, exceto durante um overheat, 
     ( a luz permanece acesa enquanto durar o overheat).

PTU pb-sw

AUTO: a power transfer bidirecional é armada e ambas válvulas eletro-hidráulicas são abertas. A PTU aciona automaticamente quando o diferencial de pressão entre o sistema verde e o amarelo for maior que 500 PSI.
A PTU é inibida durante a partida do primeiro motor e testada automaticamente durante a partida do segundo motor.
OFF: ambas válvulas eletro-hidráulicas  dos sistemas verde e amarelo fecham. E a PTU para.
LUZ FAULT: esta luz âmbar acende e um aviso no ECAM aparece se:
O reservatório verde ou amarelo sobreaqueceu.
O reservatório verde ou amarelo está com baixa pressão de ar.
O reservatório verde ou amarelo está com nível baixo de fluido.
Esta luz apaga quando selecionada OFF, exceto durante um overheat, (a luz permanece acesa enquanto durar o overheat).

RAT MAN ON pb
O piloto pode estender a RAT a qualquer hora pressionando o pushbutton RAT MAN ON.
Nota: a RAT estende automaticamente se perder a AC BUS1 e a AC BUS 2.

PAINEL DE MANUTENÇÃO


                                                               
BLUE PUMP OVRD pb-sw (com guarda)
ON: a bomba elétrica do azul é ligada se o pushbutton switch da ELEC PUMP no painel de hidráulica está na posição AUTO.
OFF: a bomba elétrica do azul é desligada.

LEAK MEASUREMENT VALVES pb-sw (com guarda).
OFF: a válvula eletro-hidráulica correspondente fecha e corta o suprimento hidráulico para as superfícies primárias de controle de voo.
ON: a válvula eletro-hidráulica correspondente abre para retornar o suprimento hidráulico normal.

ECAM HYDRAULIC PAGE


                                             
(1)Quantidade no reservatório: está em verde a menos que o nível do fluido caia abaixo no nível de    
    alerta, neste caso se torna âmbar.


                                 
(2)Reservatório LO AIR PRESS: isto aparece em âmbar e um aviso no ECAM, se a pressão de ar para 
    o reservatório indicado cair abaixo do normal.

(3)Reservatório OVHT: isto aparecer em âmbar e um aviso no ECAM, se a temperatura de retorno do   
   fluido hidráulico na entrada do seu reservatório está acima do normal.

(4)FIRE VALVE: 
   Cross line em âmbar: a válvula está completamente fechada.
   In line em verde: a válvula não está completamente fechada.

(5)OVHT: isto aparece em âmbar se a bomba elétrica para aquele sistema (verde ou amarelo)    
   sobreaqueceu.

(6)RAT
    RAT em branco:....... a RAT está guardada.
    RAT em verde:..........a RAT não está guardada.
    RAT em âmbar:.........foi aplicada pressão para recolhimento da RAT, 
    ou a bomba da RAT não está disponível.

(7)ELEC: esta legenda, normalmente em branco, se torna âmbar se o suprimento elétrico falhar.

(8)YELLOW ELEC PUMP control
   em branco:........a bomba elétrica foi desligada.
   em verde:..........a bomba elétrica está ligada.
   em âmbar:..........a bomba elétrica é ligada e o sistema amarelo está com baixa pressão.

(9)PTU control


                                           
Em verde: o pb-sw da PTU está em AUTO e a PTU não está transferindo pressão.
Em âmbar: o pb-sw da PTU está desligado.
Em verde: a PTU está suprindo o sistema hidráulico verde.

Em verde: a PTU está suprindo o sistema hidráulico amarelo.
ENG PUMP control e indicação de baixa pressão
In line (verde): o pb-sw para a bomba designada está ligado e a pressão hidráulica normal.
Cross line (âmbar): o pb-sw para a bomba designada está desligado.

(10)"LO" (âmbar): o pb-sw para a bomba designada está ligado e a pressão hidráulica esta baixa

(11)SYSTEM LABEL


(12)SYSTEM PRESSURE: esta legenda, normalmente em verde, se torna âmbar quando a pressão 
     está abaixo de 1450 PSI.

(13)PUMP: esta legenda, normalmente em branco, se torna âmbar quando o N2 está abaixo de IDLE.


MEMO DISPLAY

"RAT OUT": aparece em verde, se a RAT não estiver completamente guardada.
A cor muda para âmbar nas fases 1 e 2.
"HYD PTU" aparece em verde, quando a power transfer unit está funcionando. 

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