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sexta-feira, 13 de junho de 2014

FCOM  -  AIRCRAFT SYSTEMS  -  AIR CONDITIONING

DESCRIÇÃO GERAL

·         O sistema de ar condicionado é totalmente automatizado.
·         Ele fornece ar renovado continuamente e mantem a temperatura selecionada constante nas 3 zonas: cockpit, cabine dianteira, cabine traseira.
·         Estas 3 zonas são controladas independentemente.
·         O ar é fornecido pelo sistema pneumático através de:
§  02 válvulas de controle de fluxo das packs.
§  02 packs
§  01 unidade misturadora, a qual mistura o ar que vem das packs e da cabine.
·         O ar é então distribuído para o cockpit e a cabine.
·         A regulagem de temperatura é otimizada através da válvula reguladora de pressão de ar quente e pelas válvulas de trimagem, que adicionam ar quente aproveitado acima das packs, para a unidade misturadora de ar.
·         Em uma emergência, uma entrada de ar tipo RAM pode fornecer ar ambiente para a unidade misturadora.
·         A regulagem de temperatura é feita por 02 "AIR CONDITIONING SYSTEM CONTROLLERS".
·         Temperatura da cabine e do cockpit podem ser selecionadas a partir do painel de ar condicionado no cockpit.
·         Um painel de controle está disponível no painel dianteiro dos comissários.
·         Durante o voo de cruzeiro, os comissários podem modificar a temperatura de cada zona que está selecionada a partir do cockpit, com uma autoridade limitada de +/- 2.5º.
·         Ar em baixa pressão é fornecido para unidade misturadora através de uma conexão de solo.

ARQUITETURA   A319/320


ARQUITETURA   A 318


AIR CONDITIONING PACK


·         02 packs operam automática e independentemente uma da outra.
·         A operação da Pack é controlada por um sinal do controlador do sistema de ar condicionado.
·         Ar sangrado aquecido pré-condicionado entra no circuito de resfriamento através da válvula de controle do fluxo da Pack e é direcionado para o trocador de calor primário.
·         Então, o ar sangrado e resfriado, entra na seção do compressor da maquina de ciclo de ar e é comprimido à uma alta pressão e temperatura.
·         Ele é resfriado novamente no trocador de calor principal e entra na seção de turbina, onde ele expande e em expandir, produz força p/ acionar o compressor e o ventilador de resfriamento de ar.
·         A remoção de energia durante esse processo reduz a temperatura do ar, resultando num ar com temperatura muito baixa na turbina de descarga.
·         Um separador de água seca o ar antes que ele entre na seção de turbina.


ESQUEMÁTICO DA PACK (SIMPLIFICADO)  -  A319/320


ESQUEMÁTICO DA PACK (SIMPLIFICADO)  -  A318



PACK FLOW CONTROL VALVE

·         Esta válvula é operada pneumaticamente e controlada eletricamente.
·         Ela regula o fluxo de ar de acordo com os sinais recebidos dos controladores do sistema de ar cond.
·         Na ausência de pressão de ar, uma mola mantem a válvula fechada.
·         Esta válvula fecha automaticamente em caso de overheating da Pack, partida do motor, ou operação do pb-sw de ENG FIRE, ou do pb-sw de DITCHING.
·         Esta válvula é controlada a partir do painel de ar condicionado.

RAM AIR

·         Uma entrada de ar emergencial tipo RAM ventila o cockpit e a cabine para remover fumaça, ou se ambas as packs falharem.
·         A válvula da RAM AIR emergencial é controlada pelo pushbutton "RAM AIR" no painel de ar cond.
·         Este pb abre a válvula da RAM AIR, desde que o pb de DITCHING não esteja selecionado.
·         Quando o pb da RAM AIR é colocado na posição ON:
§  A válvula de OUTFLOW abre cerca de 50%, desde que esteja sob controle automático.
§  E o ∆P esteja menos que 1 PSI.
§  A válvula de OUTFLOW não abre automaticamente se ela está sob controle manual.
§  Mesmo se o ∆P estiver abaixo de 1 PSI.
§  Se o ∆P está maior que 1 PSI, uma check valve localizada abaixo da porta da RAM AIR não irá abrir, mesmo se a porta da RAM AIR for selecionada para abrir.
§  Então não haverá suprimento de fluxo de ar.

UNIDADE MISTURADORA

·         Esta unidade mistura ar fresco resfriado das packs com o ar que está sendo recirculado na cabine através dos ventiladores de recirculação.
·         A unidade mistura também é conectada à entrada emergencial da RAM AIR e à entrada de baixa pressão de solo.

VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO DE AR QUENTE (HOT AIR)

·         Na ausência de ar, uma mola mantém esta válvula fechada.
·         Esta válvula pneumaticamente operada e eletricamente controlada regula a pressão de ar quente, o qual é aproveitado acima das packs.
·         O controlador 1 do sistema de ar condicionado regula esta válvula.
·         Esta válvula fecha ao pressionar o pb HOT AIR no painel de ar condicionado, ou quando ambos os canais de um controlador do sistema de ar condicionado falharem.
·         Esta válvula fecha automaticamente, se:
§   Se o duto sofrer um overheat, ou
§  Se a TRIM AIR VALVE do cockpit falhar, ou
§  Se ambas TRIM AIR VALVE da cabine falharem.
·         A válvula reguladora de pressão de ar quente permanece funcionando, mesmo se TRIM AIR VALVE da cabine dianteira ou traseira falhar.

TRIM AIR VALVES

·         Estas válvulas são controladas eletricamente pelos controladores do sistema de ar condicionado.
·         A TRIM AIR VALVE do cockpit é controlada pelo controlador 1 do sistema de ar condicionado e as TRIM AIR VALVES da cabine de passageiros são controladas pelo controlador 2 do sistema de ar condicionado.
·         Elas ajustam a temperatura adicionando ar quente.

REGULAGEM DE TEMPERATURA E FLUXO DE AR

·         A regulagem de temperatura é automática e controlada pelos controladores do sistema de ar condicionado.

CONTROLADOR DA PACK

·         Cada controlador de Pack regula a temperatura da sua Pack associada, de acordo com o sinal de demanda do controlador  de zonas, modulando uma válvula de bypass e os flaps de entrada de ar sob pressão.
·         Os flaps de entrada de ar sob pressão fecham durante as decolagens e pousos para evitar a ingestão de objetos estranhos.
·         Nota: durante a decolagem, os flaps da entrada de ar sob pressão fecham quando a potência de decolagem é selecionada e o trem de pouso principal está comprimido.
·         Nota: durante o pouso elas fecham tão logo o trem de pouso principal é comprimido, enquanto a velocidade estiver em 70 kt ou acima.
·         Elas abrem 20 segundos após a velocidade cair abaixo dos 70 kts.
·         O controlador da Pack também regula o fluxo, modulando a válvula associada de controle de fluxo da Pack.

REGULAGEM DE TEMPERATURA

·         O controlador 2 do sistema de ar condicionado regula a temperatura das 02 zonas da cabine de passageiros, e o controlador 1 do sistema de ar condicionado regula a temperatura do cockpit.

REGULAGEM BÁSICA DE TEMPERTURA

·         Os pilotos usam os seletores de temperatura no painel de ar condicionado para selecionar a temperatura de referência as quais podem ser refinadas através do painel dianteiro dos comissários (FAP) apenas nas zonas da cabine de passageiros.
·         Os controladores do sistema de ar condicionado calculam a demanda de temperatura a partir da temperatura selecionada e a temperatura atual.
·           A temperatura atual é medida por sensores:
§  No cockpit, para a zona do cockpit,
§  No circuito de extração do lavatório e no sistema de ventilação da galley para a cabine.
·         Um sinal correspondente à menor demanda de zona vai para os controladores do sistema de ar condicionado, o qual então faz ambas as packs produzirem a temperatura requerida de saída.

REGULAGEM OTIMIZADA DE TEMPERATURA

·         Os controladores do sistema de ar condicionado otimizam a temperatura atuando nas TRIM AIR VALVES.
·         O alcance da seleção de temperatura vai de 18º até 30º

CONTROLADORES DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO  A318/319/320

·         Cada controlador do sistema de ar condicionado regula a temperatura de sua Pack associada modulando a válvula de bypass e o flap da entrada de ar sob pressão.
·         O flap da entrada de ar sob pressão fecha durante as decolagens e pousos para evitar a ingestão de objetos estranhos.

·         NOTAS:
§  Durante as decolagens, o flap da entrada de ar sob pressão fecha quando a potência de decolagem é selecionada e o amortecedor do trem de pouso principal está comprimido.
§  Durante o pouso, ele fecha tão logo o amortecedor do trem de pouso principal seja comprimido e enquanto a velocidade esteja em 70 kts ou acima.
§  Ele abre 20 s após a velocidade cair abaixo de 70 kts.
·         O controlador do sistema de ar condicionado também regula o fluxo modulando uma válvula associada de controle de fluxo da Pack.

PACK FLOW CONTROL

·         Os pilotos usam o seletor de fluxo da Pack para ajustar o fluxo da Pack de acordo com o número de passageiros e das condições externas.
·         Independente da seleção feita pelos pilotos, o sistema entrega fluxo alto em qualquer uma das circunstâncias:
§  Em operação single-pack.
§  Quando o APU está fornecendo bleed air.
·         O sistema entrega fluxo normal se os piloto selecionarem fluxo em "LO" e a demanda de temperatura não puder ser satisfeita.

ENGINE PRESSURE DEMAND

·         Quando a demanda em uma zona não puder ser satisfeita, se a pressão da bleed está muito baixa, o controlador do sistema de ar condicionado envia um sinal de demanda para ambos EIU (engine interface units) para incrementar o IDLE mínimo e aumentar a pressão na bleed.

APU FLOW DEMAND

·         Quando a válvula da bleed do APU está aberta, o controlador do sistema de ar condicionado avisa o ECB (electronic control Box) do APU para incrementar o fluxo de saída quando qualquer demanda de temperatura das zonas não puder ser satisfeita.

HI FLOW CONTROL (only A318)

·         Os pilotos podem usar o pb HI FLOW para incrementar o fluxo da Pack em casos anormais de calor e umidade.
·         Independente da seleção feita pelos pilotos, o sistema entrega um fluxo alto (144% do fluxo normal) em qualquer uma das circunstâncias:
§  Em operação single Pack.
§  Quando o APU está fornecendo bleed air.

OPERAÇÃO DO SISTEMA SOB CONDIÇÕES DE FALHAS

·         Cada controlador é construído com 2 canais. Um canal controla o sistema, o outro assume o controle total em caso de o canal ativo falhar.

·         CONTROLADOR DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO
§  FALHA DE UM CANAL:
·  Sem efeitos, conforme o segundo canal assume o controle.
§  FALHA EM AMBOS CANAIS:
·  A Pack relacionada é perdida, e a válvula reguladora de pressão de ar quente e a TRIM AIR associada fecha.

·         FALHA DA AIR CYCLE MACHINE
§  Se a ACM (air cycle machine) falhar (ruptura compressor/turbina), a Pack afetada pode ser operada no modo resfriamento - trocador de calor.
§  Ar sangrado aquecido pré-condicionado entra no circuito de resfriamento através da válvula da Pack e vai para p trocador primário de calor.
§  Então a parte principal do ar resfriado vai diretamente para a turbina da ACM através da válvula de bypass, e o restante vai para a ACM em falha.
§  Uma ruptura de ACM reduz o fluxo da Pack.

·         FALHA DA VÁLVULA DE REGULAGEM DE PRESSÃO DE AR QUENTE
§  FALHA ABERTA: sem efeitos.
§  FALHA FECHADA: a otimização da regulagem é perdida.
·  As válvulas de TRIM AIR são direcionadas para a posição totalmente fechadas.
·  PACK 1 controla a temperatura do cockpit para o valor selecionado
·  PACK 2 controla a temperatura da cabine (FWD e AFT) para o valor médio de temperatura selecionada.

·         FALHA DE TRIM AIR VALVE
§  A regulagem otimizada de temperatura da zona correspondente é perdida.

CONTROLES NO PAINEL OVERHEAD   A 319/320

(1)    Seletor rotativo de temperatura das zonas
§  Posição 12 horas: 24ºC
§  Posição COLD: 18ºC
§  Posição HOT: 30ºC

(2)    Pushbutton HOT AIR
§  ON: a válvula regula a pressão de ar quente.
§  OFF: a válvula fecha, e a TRIM AIR VALVE fecha. O circuito em falha é resetado.
§  FAULT: acende em âmbar, com um ECAM CAUTION, qdo o duto detectar um overheat.
· O ckt de falha detecta um OVHT qdo a temp. no duto atinge 88ºC de uma vez.
· A válvula TRIM AIR fecha automaticamente.
· A luz FAULT apaga qdo a temperatura cair abaixo de 70ºC e o piloto seleciona OFF.

(3)    Pushbutton - switch da PACK
§  ON: a válvula de controle do fluxo da Pack é controlada automaticamente.
· Ela abre, exceto nos seguintes casos:
Ø  Pressão nas linhas superiores abaixo do mínimo.
Ø  Saída do compressor com overheat.
Ø  Sequência de partida dos motores:
Q  Se a válvula de xbleed está fechada, a válvula localizada no lado do motor que está sendo acionado fecha imediatamente, qdo o ENG MODE SELECTOR é colocado na posição IGN ou CRK.
Q  Ela permanece fechada do lado do motor que está sendo acionado (desde que a válvula de crossbleed esteja fechada) quando:
A MASTER sw é colocada em ON (ou o pb de MAN START é colocado em ON) e a START VALVE está aberta e N2 < 50%

Ø  NOTA: se a válvula da xbleed está aberta na partida dos motores, ambas válvulas de controle de fluxo da Pack fecham.
Q  No solo, a reabertura das válvulas é atrasada p/ 30 s para evitar um ciclo de fechamento suplementar durante a partida do 2º motor.
Ø  O pushbutton de FOGO do motor no respectivo lado, está pressionado.
Ø  DITCHING  está selecionado.
§  OFF: a válvula de controle de fluxo da Pack fecha.
§  LUZ FAULT: acende em abar e um CAUTION aparece no ECAM, se a posição da válvula de controle do fluxo da Pack está em desacordo com a posição selecionada, ou em caso da overheat na saída do compressor ou de overheat na saída da Pack.

(4)    PACK FLOW sel
§  Permite a seleção de fluxo da válvula da Pack, de acordo com o número de passageiros e as condições ambiente (remoção de fumaça, condições quente ou úmidas).
· Ló (80%)  -  NORM (100%)  -  HI (120%).
§  A seleção manual é irrelevante em caso de operação com um Pack apenas ou com a bleed  do APU suprindo. Nestes casos HI é selecionado automaticamente.
§  Se LO é selecionado, o fluxo da Pack pode ser selecionado automaticamente até 100% quando a demanda de resfriamento não puder ser satisfeita.

(5)    RAM AIR pushbutton (com guarda)
§  ON: a luz ON acende em branco
· Se o pushbutton de DITCHING, no painel CABIN PRESS, está na posição normal:
Ø  A entrada de ar da RAM AIR abre.
Ø  Se ∆P ≥ 1 PSI: o controle da válvula de outflow permanece normal. Não há entrada de fluxo emergencial de ar pela RAM AIR.
Ø  Se ∆P < 1PSI: a outflow valve abre cerca de 50% quando sob controle automático. Ela não abre automaticamente quando está sob controle manual. E o fluxo emergencial de ar é suprido diretamente para a unidade de mistura.
§  OFF: a entrada de ar da RAM AIR fecha.

CONTROLES NO PAINEL OVERHEAD  DO   -  A 318


(4) HI FLOW  pushbutton:
§  Permite a seleção de fluxo normal ou HI na válvula de fluxo de acordo com o número de passageiros e as condições ambientais (remoção de fumaça, condições quentes ou úmidas).
§  ON: fluxo HI é selecionado. Fluxo HI fornece 20% a mais que o fluxo normal.
§  OFF: fluxo normal é selecionado.
§  A seleção manual é irrelevante em operação single-pack ou com a bleed do APU alimentando o sistema. Nestes casos, o sistema entrega um fluxo 144% maior que o fluxo normal.

(1)    CAB FAN pb: ON os 2 cabin fans estão ligados; OFF os 2 cabin fans são desligados.


ECAM  BLEED  PAGE


(1)    Temperatura de saída da Pack:
§  Aparece  em verde.
§  Se torna âmbar  se a temperatura estiver maior que 90ºC

(2)    RAM AIR INLET:
§  Crossline em verde: o flap está fechado normalmente.
§  Em transito em âmbar: o flap está parcialmente fechado.
§  In line em âmbar: o flap está completamente aberto no solo.
§  In line em verde: o flap está completamente aberto em voo.

(3)    Posição da válvula de bypass da Pack:
§  C = cold - válvula fechada.
§  H = hot - válvula aberta.

(4)    Temperatura de saída do compressor da Pack:
§  Aparece em verde
§  Se torna âmbar, se a temperatura está maior do que 260ºC.

(5)    Fluxo da PACK:
§  Aparece em verde.
§  Se torna âmbar se a válvula de controle do fluxo da Pack está fechada.
§  Nota: a indicação de fluxo da Pack pode ser até 30% inferior à taxa de fluxo real.

(6)    Válvula de controle do fluxo da Pack:
§  In line em verde: aberta.
§  In line em âmbar: aberta e em desacordo com a posição do controle.
§  Cross line em verde: totalmente fechada.
§  Cross line em âmbar: totalmente fechada, e em desacordo com a posição do controle.

(7)    User indication:
§  Aparece em verde
§  Se torna âmbar, em voo, quando o flap da RAM AIR não está totalmente aberto, e ambas válvulas de controle de fluxo da Pack estão fechadas.

ECAM COND PAGE


(1)    Cabin FAN fault indication:
§  Aparece em âmbar se o recirculation fan é detectado com falha.

(2)    Zone temperatura:
§  É apresentada em verde.

(3)    Temperatura do duto da zona:
§  Aparece em verde, e se torna âmbar aos 80ºC.

(4)    Posição das válvulas de trimagem das zonas:
§  A seta é mostrada em verde. Ela é substituída por XX em âmbar se a válvula falhar.
§  C = cold a válvula está completamente fechada.
§  H = hot a válvula está completamente aberta.

(5)    Válvula de regulagem de pressão de ar quente:
§  In line em verde: a válvula está aberta normalmente.
§  In line em âmbar: a válvula  aberta anormalmente ( em desacordo com a pos do controle).
§  Cross line em verde: a válvula está normalmente fechada completamente.
§  Cross line em âmbar: a válvula está fechada e o pushbutton em OFF, ou a posição da válvula está em desacordo com a posição do controle.

(6)    TEMP:
§  Unidade de medida (ºC ou ºF) é indicada na cor cyan.


ECAM  CAB PRESS PAGE 


(1)    PACK indication:
§  Triângulo normalmente em verde, PACK 1(2) indicação normalmente em branco.
§  Ambas se tornam âmbar quando a válvula de controle de fluxo da Pack é fechada com o motor funcionando.

ECAM CRUISE PAGE


(1)    Zone indication:
§  Este campo também mostra a escala de temperatura em uso ºC ou ºF.
(2)    Zone temperature.

MEMO DISPLAY
§  RAM AIR ON aparece em verde se o pushbutton switch da RAM AIR está em ON.






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