FCOM -
AIRCRAFT SYSTEMS - AIR CONDITIONING
DESCRIÇÃO GERAL
·
O sistema de ar condicionado é
totalmente automatizado.
·
Ele fornece ar renovado
continuamente e mantem a temperatura selecionada constante nas 3 zonas:
cockpit, cabine dianteira, cabine traseira.
·
Estas 3 zonas são controladas
independentemente.
·
O ar é fornecido pelo sistema
pneumático através de:
§ 02 válvulas de controle de fluxo das packs.
§ 02 packs
§ 01 unidade misturadora, a qual mistura o ar que vem das packs e da
cabine.
·
O ar é então distribuído para o
cockpit e a cabine.
·
A regulagem de temperatura é
otimizada através da válvula reguladora de pressão de ar quente e pelas
válvulas de trimagem, que adicionam ar quente aproveitado acima das packs, para
a unidade misturadora de ar.
·
Em uma emergência, uma entrada
de ar tipo RAM pode fornecer ar ambiente para a unidade misturadora.
·
A regulagem de temperatura é
feita por 02 "AIR CONDITIONING SYSTEM CONTROLLERS".
·
Temperatura da cabine e do
cockpit podem ser selecionadas a partir do painel de ar condicionado no
cockpit.
·
Um painel de controle está
disponível no painel dianteiro dos comissários.
·
Durante o voo de cruzeiro, os
comissários podem modificar a temperatura de cada zona que está selecionada a
partir do cockpit, com uma autoridade limitada de +/- 2.5º.
·
Ar em baixa pressão é fornecido
para unidade misturadora através de uma conexão de solo.
ARQUITETURA A319/320
ARQUITETURA A 318
AIR CONDITIONING PACK
·
02 packs operam automática e independentemente
uma da outra.
·
A operação da Pack é controlada
por um sinal do controlador do sistema de ar condicionado.
·
Ar sangrado aquecido
pré-condicionado entra no circuito de resfriamento através da válvula de
controle do fluxo da Pack e é direcionado para o trocador de calor primário.
·
Então, o ar sangrado e
resfriado, entra na seção do compressor da maquina de ciclo de ar e é
comprimido à uma alta pressão e temperatura.
·
Ele é resfriado novamente no
trocador de calor principal e entra na seção de turbina, onde ele expande e em
expandir, produz força p/ acionar o compressor e o ventilador de resfriamento
de ar.
·
A remoção de energia durante
esse processo reduz a temperatura do ar, resultando num ar com temperatura
muito baixa na turbina de descarga.
·
Um separador de água seca o ar
antes que ele entre na seção de turbina.
ESQUEMÁTICO DA PACK
(SIMPLIFICADO) - A319/320
ESQUEMÁTICO DA PACK
(SIMPLIFICADO) - A318
PACK FLOW CONTROL VALVE
·
Esta válvula é operada
pneumaticamente e controlada eletricamente.
·
Ela regula o fluxo de ar de
acordo com os sinais recebidos dos controladores do sistema de ar cond.
·
Na ausência de pressão de ar,
uma mola mantem a válvula fechada.
·
Esta válvula fecha
automaticamente em caso de overheating da Pack, partida do motor, ou operação
do pb-sw de ENG FIRE, ou do pb-sw de DITCHING.
·
Esta válvula é controlada a
partir do painel de ar condicionado.
RAM
AIR
·
Uma entrada de ar emergencial
tipo RAM ventila o cockpit e a cabine para remover fumaça, ou se ambas as packs
falharem.
·
A válvula da RAM AIR
emergencial é controlada pelo pushbutton "RAM AIR" no painel de ar
cond.
·
Este pb abre a válvula da RAM
AIR, desde que o pb de DITCHING não esteja selecionado.
·
Quando o pb da RAM AIR é
colocado na posição ON:
§ A válvula de OUTFLOW abre cerca de 50%, desde que esteja sob
controle automático.
§ E o ∆P esteja menos que 1 PSI.
§ A válvula de OUTFLOW não abre automaticamente se ela está sob
controle manual.
§ Mesmo se o ∆P estiver abaixo de 1 PSI.
§ Se o ∆P está maior que 1 PSI, uma check valve localizada abaixo da
porta da RAM AIR não irá abrir, mesmo se a porta da RAM AIR for selecionada
para abrir.
§ Então não haverá suprimento de fluxo de ar.
UNIDADE
MISTURADORA
·
Esta unidade mistura ar fresco
resfriado das packs com o ar que está sendo recirculado na cabine através dos
ventiladores de recirculação.
·
A unidade mistura também é
conectada à entrada emergencial da RAM AIR e à entrada de baixa pressão de
solo.
VÁLVULA
REGULADORA DE PRESSÃO DE AR QUENTE (HOT AIR)
·
Na ausência de ar, uma mola
mantém esta válvula fechada.
·
Esta válvula pneumaticamente
operada e eletricamente controlada regula a pressão de ar quente, o qual é
aproveitado acima das packs.
·
O controlador 1 do sistema de
ar condicionado regula esta válvula.
·
Esta válvula fecha ao
pressionar o pb HOT AIR no painel de ar condicionado, ou quando ambos os canais
de um controlador do sistema de ar condicionado falharem.
·
Esta válvula fecha
automaticamente, se:
§ Se o duto sofrer um overheat,
ou
§ Se a TRIM AIR VALVE do cockpit falhar, ou
§ Se ambas TRIM AIR VALVE da cabine falharem.
·
A válvula reguladora de pressão
de ar quente permanece funcionando, mesmo se TRIM AIR VALVE da cabine dianteira
ou traseira falhar.
TRIM AIR VALVES
·
Estas válvulas são controladas
eletricamente pelos controladores do sistema de ar condicionado.
·
A TRIM AIR VALVE do cockpit é
controlada pelo controlador 1 do sistema de ar condicionado e as TRIM AIR
VALVES da cabine de passageiros são controladas pelo controlador 2 do sistema
de ar condicionado.
·
Elas ajustam a temperatura
adicionando ar quente.
REGULAGEM DE TEMPERATURA E
FLUXO DE AR
·
A regulagem de temperatura é
automática e controlada pelos controladores do sistema de ar condicionado.
CONTROLADOR DA PACK
·
Cada controlador de Pack regula
a temperatura da sua Pack associada, de acordo com o sinal de demanda do
controlador de zonas, modulando uma
válvula de bypass e os flaps de entrada de ar sob pressão.
·
Os flaps de entrada de ar sob
pressão fecham durante as decolagens e pousos para evitar a ingestão de objetos
estranhos.
·
Nota: durante a decolagem, os flaps da
entrada de ar sob pressão fecham quando a potência de decolagem é selecionada e
o trem de pouso principal está comprimido.
·
Nota: durante o pouso elas fecham tão
logo o trem de pouso principal é comprimido, enquanto a velocidade estiver em
70 kt ou acima.
·
Elas abrem 20 segundos após a
velocidade cair abaixo dos 70 kts.
·
O controlador da Pack também
regula o fluxo, modulando a válvula associada de controle de fluxo da Pack.
REGULAGEM DE TEMPERATURA
·
O controlador 2 do sistema de
ar condicionado regula a temperatura das 02 zonas da cabine de passageiros, e o
controlador 1 do sistema de ar condicionado regula a temperatura do cockpit.
REGULAGEM BÁSICA DE
TEMPERTURA
·
Os pilotos usam os seletores de
temperatura no painel de ar condicionado para selecionar a temperatura de
referência as quais podem ser refinadas através do painel dianteiro dos
comissários (FAP) apenas nas zonas da cabine de passageiros.
·
Os controladores do sistema de
ar condicionado calculam a demanda de temperatura a partir da temperatura
selecionada e a temperatura atual.
·
A
temperatura atual é medida por sensores:
§ No cockpit, para a zona do cockpit,
§ No circuito de extração do lavatório e no sistema de ventilação da
galley para a cabine.
·
Um sinal correspondente à menor
demanda de zona vai para os controladores do sistema de ar condicionado, o qual
então faz ambas as packs produzirem a temperatura requerida de saída.
REGULAGEM OTIMIZADA DE
TEMPERATURA
·
Os controladores do sistema de
ar condicionado otimizam a temperatura atuando nas TRIM AIR VALVES.
·
O alcance da seleção de
temperatura vai de 18º até 30º
CONTROLADORES DO SISTEMA
DE AR CONDICIONADO A318/319/320
·
Cada controlador do sistema de
ar condicionado regula a temperatura de sua Pack associada modulando a válvula
de bypass e o flap da entrada de ar sob pressão.
·
O flap da entrada de ar sob
pressão fecha durante as decolagens e pousos para evitar a ingestão de objetos
estranhos.
·
NOTAS:
§ Durante as decolagens, o flap da entrada de ar sob pressão fecha
quando a potência de decolagem é selecionada e o amortecedor do trem de pouso
principal está comprimido.
§ Durante o pouso, ele fecha tão logo o amortecedor do trem de pouso
principal seja comprimido e enquanto a velocidade esteja em 70 kts ou acima.
§ Ele abre 20 s após a velocidade cair abaixo de 70 kts.
·
O controlador do sistema de ar
condicionado também regula o fluxo modulando uma válvula associada de controle
de fluxo da Pack.
PACK FLOW CONTROL
·
Os pilotos usam o seletor de
fluxo da Pack para ajustar o fluxo da Pack de acordo com o número de
passageiros e das condições externas.
·
Independente da seleção feita
pelos pilotos, o sistema entrega fluxo alto em qualquer uma das circunstâncias:
§ Em operação single-pack.
§ Quando o APU está fornecendo bleed air.
·
O sistema entrega fluxo normal
se os piloto selecionarem fluxo em "LO" e a demanda de temperatura
não puder ser satisfeita.
ENGINE PRESSURE DEMAND
·
Quando a demanda em uma zona
não puder ser satisfeita, se a pressão da bleed está muito baixa, o controlador
do sistema de ar condicionado envia um sinal de demanda para ambos EIU (engine
interface units) para incrementar o IDLE mínimo e aumentar a pressão na bleed.
APU FLOW DEMAND
·
Quando a válvula da bleed do
APU está aberta, o controlador do sistema de ar condicionado avisa o ECB
(electronic control Box) do APU para incrementar o fluxo de saída quando
qualquer demanda de temperatura das zonas não puder ser satisfeita.
HI FLOW CONTROL (only A318)
·
Os pilotos podem usar o pb HI
FLOW para incrementar o fluxo da Pack em casos anormais de calor e umidade.
·
Independente da seleção feita
pelos pilotos, o sistema entrega um fluxo alto (144% do fluxo normal) em
qualquer uma das circunstâncias:
§ Em operação single Pack.
§ Quando o APU está fornecendo bleed air.
OPERAÇÃO DO SISTEMA SOB
CONDIÇÕES DE FALHAS
·
Cada controlador é construído
com 2 canais. Um canal controla o sistema, o outro assume o controle total em
caso de o canal ativo falhar.
·
CONTROLADOR DO SISTEMA DE AR
CONDICIONADO
§ FALHA DE UM CANAL:
· Sem efeitos, conforme o segundo canal assume o controle.
§ FALHA EM AMBOS CANAIS:
· A Pack relacionada é perdida, e a válvula reguladora de pressão de
ar quente e a TRIM AIR associada fecha.
·
FALHA DA AIR CYCLE MACHINE
§ Se a ACM (air cycle machine) falhar (ruptura compressor/turbina), a
Pack afetada pode ser operada no modo resfriamento - trocador de calor.
§ Ar sangrado aquecido pré-condicionado entra no circuito de
resfriamento através da válvula da Pack e vai para p trocador primário de
calor.
§ Então a parte principal do ar resfriado vai diretamente para a
turbina da ACM através da válvula de bypass, e o restante vai para a ACM em
falha.
§ Uma ruptura de ACM reduz o fluxo da Pack.
·
FALHA DA VÁLVULA DE REGULAGEM
DE PRESSÃO DE AR QUENTE
§ FALHA ABERTA: sem efeitos.
§ FALHA FECHADA: a otimização da regulagem é perdida.
· As válvulas de TRIM AIR são direcionadas para a posição totalmente
fechadas.
· PACK 1 controla a temperatura do cockpit para o valor selecionado
· PACK 2 controla a temperatura da cabine (FWD e AFT) para o valor
médio de temperatura selecionada.
·
FALHA DE TRIM AIR VALVE
§ A regulagem otimizada de temperatura da zona correspondente é
perdida.
CONTROLES NO PAINEL
OVERHEAD A 319/320
(1)
Seletor rotativo de temperatura
das zonas
§ Posição 12 horas: 24ºC
§ Posição COLD: 18ºC
§ Posição HOT: 30ºC
(2)
Pushbutton HOT AIR
§ ON: a válvula regula a pressão de ar quente.
§ OFF: a válvula fecha, e a TRIM AIR VALVE fecha. O circuito em falha
é resetado.
§ FAULT: acende em âmbar, com um ECAM CAUTION, qdo o duto detectar um
overheat.
· O ckt de falha detecta um OVHT qdo a temp. no duto atinge 88ºC de
uma vez.
· A válvula TRIM AIR fecha automaticamente.
· A luz FAULT apaga qdo a temperatura cair abaixo de 70ºC e o piloto
seleciona OFF.
(3)
Pushbutton - switch da PACK
§ ON: a válvula de controle do fluxo da Pack é controlada
automaticamente.
· Ela abre, exceto nos seguintes casos:
Ø Pressão nas linhas superiores abaixo do mínimo.
Ø Saída do compressor com overheat.
Ø Sequência de partida dos motores:
Q Se a válvula de xbleed está fechada, a válvula localizada no lado do
motor que está sendo acionado fecha imediatamente, qdo o ENG MODE SELECTOR é
colocado na posição IGN ou CRK.
Q Ela permanece fechada do lado do motor que está sendo acionado
(desde que a válvula de crossbleed esteja fechada) quando:
▹ A MASTER sw é colocada em ON (ou o pb de MAN START é colocado em ON)
e a START VALVE está aberta e N2 < 50%
Ø NOTA: se a válvula da xbleed está aberta na partida dos motores, ambas
válvulas de controle de fluxo da Pack fecham.
Q No solo, a reabertura das válvulas é atrasada p/ 30 s para evitar um
ciclo de fechamento suplementar durante a partida do 2º motor.
Ø O pushbutton de FOGO do motor no respectivo lado, está pressionado.
Ø DITCHING está selecionado.
§ OFF: a válvula de controle de fluxo da Pack fecha.
§ LUZ FAULT: acende em abar e um CAUTION aparece no ECAM, se a posição
da válvula de controle do fluxo da Pack está em desacordo com a posição
selecionada, ou em caso da overheat na saída do compressor ou de overheat na
saída da Pack.
(4)
PACK FLOW sel
§ Permite a seleção de fluxo da válvula da Pack, de acordo com o
número de passageiros e as condições ambiente (remoção de fumaça, condições quente
ou úmidas).
· Ló (80%) - NORM (100%)
- HI (120%).
§ A seleção manual é irrelevante em caso de operação com um Pack
apenas ou com a bleed do APU suprindo.
Nestes casos HI é selecionado automaticamente.
§ Se LO é selecionado, o fluxo da Pack pode ser selecionado
automaticamente até 100% quando a demanda de resfriamento não puder ser
satisfeita.
(5)
RAM AIR pushbutton (com guarda)
§ ON: a luz ON acende em branco
· Se o pushbutton de DITCHING, no painel CABIN PRESS, está na posição
normal:
Ø A entrada de ar da RAM AIR abre.
Ø Se ∆P ≥ 1 PSI: o controle da válvula de outflow permanece normal.
Não há entrada de fluxo emergencial de ar pela RAM AIR.
Ø Se ∆P < 1PSI: a outflow valve abre cerca de 50% quando sob
controle automático. Ela não abre automaticamente quando está sob controle
manual. E o fluxo emergencial de ar é suprido diretamente para a unidade de
mistura.
§ OFF: a entrada de ar da RAM AIR fecha.
CONTROLES NO PAINEL
OVERHEAD DO - A
318
(4) HI FLOW pushbutton:
§ Permite a seleção de fluxo normal ou HI na válvula de fluxo de
acordo com o número de passageiros e as condições ambientais (remoção de
fumaça, condições quentes ou úmidas).
§ ON: fluxo HI é selecionado. Fluxo HI fornece 20% a mais que o fluxo
normal.
§ OFF: fluxo normal é selecionado.
§ A seleção manual é irrelevante em operação single-pack ou com a
bleed do APU alimentando o sistema. Nestes casos, o sistema entrega um fluxo
144% maior que o fluxo normal.
(1)
CAB FAN pb: ON os 2 cabin fans
estão ligados; OFF os 2 cabin fans são desligados.
ECAM BLEED
PAGE
(1)
Temperatura de saída da Pack:
§ Aparece em verde.
§ Se torna âmbar se a
temperatura estiver maior que 90ºC
(2)
RAM AIR INLET:
§ Crossline em verde: o flap está fechado normalmente.
§ Em transito em âmbar: o flap está parcialmente fechado.
§ In line em âmbar: o flap está completamente aberto no solo.
§ In line em verde: o flap está completamente aberto em voo.
(3)
Posição da válvula de bypass da
Pack:
§ C = cold - válvula fechada.
§ H = hot - válvula aberta.
(4)
Temperatura de saída do
compressor da Pack:
§ Aparece em verde
§ Se torna âmbar, se a temperatura está maior do que 260ºC.
(5)
Fluxo da PACK:
§ Aparece em verde.
§ Se torna âmbar se a válvula de controle do fluxo da Pack está
fechada.
§ Nota: a indicação de fluxo da Pack pode ser até 30% inferior à taxa
de fluxo real.
(6)
Válvula de controle do fluxo da
Pack:
§ In line em verde: aberta.
§ In line em âmbar: aberta e em desacordo com a posição do controle.
§ Cross line em verde: totalmente fechada.
§ Cross line em âmbar: totalmente fechada, e em desacordo com a
posição do controle.
(7)
User indication:
§ Aparece em verde
§ Se torna âmbar, em voo, quando o flap da RAM AIR não está totalmente
aberto, e ambas válvulas de controle de fluxo da Pack estão fechadas.
ECAM COND PAGE
(1)
Cabin FAN fault indication:
§ Aparece em âmbar se o recirculation fan é detectado com falha.
(2)
Zone temperatura:
§ É apresentada em verde.
(3)
Temperatura do duto da zona:
§ Aparece em verde, e se torna âmbar aos 80ºC.
(4)
Posição das válvulas de
trimagem das zonas:
§ A seta é mostrada em verde. Ela é substituída por XX em âmbar se a
válvula falhar.
§ C = cold a válvula está completamente fechada.
§ H = hot a válvula está completamente aberta.
(5)
Válvula de regulagem de pressão
de ar quente:
§ In line em verde: a válvula está aberta normalmente.
§ In line em âmbar: a válvula
aberta anormalmente ( em desacordo com a pos do controle).
§ Cross line em verde: a válvula está normalmente fechada
completamente.
§ Cross line em âmbar: a válvula está fechada e o pushbutton em OFF,
ou a posição da válvula está em desacordo com a posição do controle.
(6)
TEMP:
§ Unidade de medida (ºC ou ºF) é indicada na cor cyan.
ECAM CAB PRESS PAGE
(1)
PACK indication:
§ Triângulo normalmente em verde, PACK 1(2) indicação normalmente em
branco.
§ Ambas se tornam âmbar quando a válvula de controle de fluxo da Pack
é fechada com o motor funcionando.
ECAM CRUISE PAGE
(1)
Zone indication:
§ Este campo também mostra a escala de temperatura em uso ºC ou ºF.
(2)
Zone temperature.
MEMO DISPLAY
§
RAM AIR ON aparece em verde se
o pushbutton switch da RAM AIR está em ON.
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