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terça-feira, 24 de junho de 2014

FIRE PROTECTION

FCOM  -  AIRCRAFT  SYSTEMS  -  FIRE PROTECTION

DESCRIÇÃO

·         O sistema de proteção contra fogo da aeronave é um compromisso de:
·  Sistemas para detecção e extinção de fogo e sobreaquecimento para:
§  Motores.
§  APU.
·  Sistemas de detecção e extinção de fumaça para:
§  Porões de carga.
§  Lavatórios
·  Detecção de fumaça para:
§  Compartimento dos aviônicos.
·  Extintores portáteis de fogo para:
§  Cabine de passageiros.
§  Cabine de comando.
DETECÇÃO   A319/320
·         O APU e cada motor possui um sistema de detecção de sobreaquecimento e fogo consistindo de:
·  02 loops idênticos de detecção à gás (loop A e B) montados em paralelo.
·  Uma unidade detector de fogo (FDU).
·         Os loops de gás consistem de:
·  03 elementos sensíveis para cada motor, um na nacele do pylon, um na carenagem do motor e um na seção do FAN.
·  Um elemento sensível no compartimento do APU.
·         Quando um elemento sensível é sujeito ao calor, ele envia um sinal para a FDU.
·         Tão logo o loop A e B detectam a temperatura a um nível pré-selecionado, eles acionam o sistema de avisos de fogo.
·         A luz de FAULT em um loop (quebra ou perda de suprimento elétrico) não afeta o sistema de avisos
·         O loop não afetado continua protegendo a aeronave.
·         Se o sistema detecta um fogo no APU enquanto a aeronave está no solo, ele corta o APU automaticamente e descarrega o agente extintor.


                                

DETECÇÃO  A318

·         O APU e cada motor possui um sistema de detecção de sobreaquecimento e fogo consistindo de:
·  02 loops idênticos de detecção à gás (loop A e B) montados em paralelo.
·  Uma unidade detector de fogo (FDU).
·         Os loops de gás consistem de:
·  03 elementos sensíveis para cada motor, um na nacele do pylon, um na carenagem do motor e um na seção do FAN.
·  Um elemento sensível no compartimento do APU.
·         Quando um elemento sensível é sujeito ao calor, ele envia um sinal para a FDU.
·         Tão logo o loop A e B detectam a temperatura a um nível pré-selecionado, eles acionam o sistema de avisos de fogo.
·         A luz de FAULT em um loop (quebra ou perda de suprimento elétrico) não afeta o sistema de avisos
·         O loop não afetado continua protegendo a aeronave.
·         Se o sistema detecta um fogo no APU enquanto a aeronave está no solo, ele corta o APU automaticamente e descarrega o agente extintor.

                                     
EXTINÇÃO

·         Cada motor possui duas garrafas de extinção equipadas com squibs operados eletricamente para descarregar seu conteúdo.
·         Cada squib possui suprimento elétrico duplo.
·         O piloto controle a descarga a partir do painel ENG FIRE no overhead do cockpit.
·         O APU possui uma garrafa extintora de fogo que possui dois squibs operados eletricamente para descarregar seu agente.
·         O piloto controla a descarga a partir do painel de APU FIRE no overhead no cockpit.
·         Esta garrafa também descarrega automaticamente se houver um fogo no APU quando a aeronav estiver no solo.

FIRE WARNINGS AND CAUTIONS

·         As unidades detectoras de fogo processam todos os avisos e alerta originados nos elementos sensíveis;
·  O  alerta de fogo aparece em caso de:
§  Um sinal de fogo enviado de ambos os loops A e B, ou
§  Um sinal de fogo enviado de um loop quando o outro está em falha, ou
§  Quebra em ambos os loops ocorrendo dentro de 5s um após o outro (efeito das chamas), ou
§  Um teste executado no painel de controle
·  Os avisos de loop-fault  aparecem se:
§  Um loop está em falha ou,
§  Ambos os loops estão em falha ou,
§  Se a FDU falhar.
PAINEL  OVERHEAD   -   PAINEL DE ENG FIRE


                                                
·         A aeronave possui dois painéis idênticos de ENG FIRE, os quais controlam os seguintes switches e indicações:

   (1)    ENG 1 (2) FIRE pb: a posição normal deste pb é para dentro e com guarda.
·  O piloto o pressiona para soltá-lo. Ele salta para fora, enviando um sinal elétrico que executa o seguinte no motor correspondente:
§ Silencia o alerta aural.
§ Arma os squibs dos extintores de fogo.
§ Fecha a válvula de baixa pressão de combustivel.
§ Fecha a válvula hidráulica FIRE SHUT OFF VALVE.
§ Fecha a bleed valve do motor.
§ Fecha a Pack control valve.
§ Corta o suprimento elétrico  do FADEC.
§ Desativa o IDG.

LUZ ENG 1(2) FIRE: esta luz vermelha acende, independente da posição do pb, a qualquer momento que o alerta de fogo para o motor correspondente for ativado.

   (2)    AGENT 1 e AGENT 2 pb: ambos os pb se tornam ativos quando o piloto solta o ENG FIRE PB para aquele motor.
Uma rápida pressão neste botão descarrega a garrafa correspondente.
§  Acende em branco "SQUIB" quando o piloto solta o ENG FIRE PB para aquele motor para ajudar o piloto identificar  o pb do AGENT a ser ativado.
§  Acende em âmbar "DISCH" quando sua garrafa extintora perdeu pressão.

   (3)    TEST pb: este botão permite aos pilotos testar a operação do sistema de detecção e extinção de fogo.
Quando o piloto o pressiona:
§  Soa o continuous repetitive chime.
§  A luz MASTER WARN ilumina.
§  Aparece no ECAM alerta de ENG FIRE
§  No painel de fogo do overhead:
     O PB ENG FIRE acende em vermelho.
     A luz SQUIB acende em branco se o suprimento para descarga está disponível.
     A luz DISCH acende em âmbar.
§  No painel ENG no pedestal:
     A luz FIRE acende em vermelho.
APU FIRE PANEL


                                

   (1)    APU FIRE pb sw: a posição normal deste pb é para dentro com guarda.
O piloto o pressiona para soltá-lo. Ele salta para fora, enviando um sinal elétrico que executa o seguinte para o APU:
·  Corta o APU.
·  Silencia o alerta aural.
·  Arma os squibs no extintor de fogo do APU.
·  Fecha a válvula de baixa pressão de combustivel.
·  Corta a bomba de combustivel do APU
·  Fecha a bleed valve e a crossbleed e
·  Desativa o gerador do APU.
A luz vermelha de APU FIRE acende quando o alerta de fogo é ativado, independente da posição do pushbutton.

   (2)    AGENT pb: este pb se torna ativo quando o piloto pressiona para soltar o botão APU FIRE.
O piloto pressiona ele brevemente para descarregar a garrafa de extinção.
·  Luzes "SQUIB" acendem em branco quando o piloto solta o botão APU FIRE.
·  Luzes "DISCH" acendem em âmbar quando a garrafa do extintor de fogo está com baixa pressão.
·  Nota: um disco vermelho, o qual está instalado no lado de fora da fuselagem traseira, assinala que o agente não foi descarregado para fora devido uma sobre pressão da garrafa.

   (3)    TEST pb: este botão permite aos pilotos testarem a operação do sistema de detecção e extinção de fogo do APU.
·  Quando o piloto o pressiona:
·  Um continuous repetitive chime é acionado.
·  A luz MASTER WARN acende.
·  Aparece no ECAM o alerta APU FIRE.
·  No painel APU FIRE:
§  O pb APU FIRE acende em vermelho.
§  A luz SQUIB acende em branco.
§  A luz DISCH acende em âmbar.
·  Nota: o corte automático do APU no solo não irá ocorrer enquanto os pilotos estão fazendo este teste.

PEDESTAL


                                      
   (1)    Luz FIRE: esta luz identifica o motor a ser cortado por causa de fogo.
Acende em vermelho quando um alerta de fogo no motor é acionado.

EXTERNAL POWER PANEL


                                                         
Quando a aeronave está no solo, um fogo no APU causa um alerta externo adicional.
  (1)    Luz APU FIRE:
·  A  luz vermelha APU FIRE acende e um alerta externo através de uma buzina soa quando o sistema detecta um fogo no APU.
·  O extintor de fogo do APU descarrega automaticamente 3 segundos após o surgimento do alerta.
·  Esta luz apaga quando o fogo for apagado.
   (2)    APU SHUT OFF pb:
·  este pb é usado manualmente para um corte emergencial do APU.
·  Quando este pb é pressionado, a válvula de baixa pressão de combustivel do APU é fechada e o ECB recebe um sinal que inicia a sequencia de corte.
·  A sequência de corte é a mesma que a sequência de corte automático, exceto que não haverá o ciclo de resfriamento.
·  Pressionando esse pb também silencia a buzina de alerta.

PAINEL DE MANUTENÇÃO


                                                             
   (1)    TEST pb-sw
·  Testa os seguintes circuitos do APU: alerta de fogo, auto extinção e corte.
·  Durante a sequencia de teste, a APU MASTER sw deve estar ligada.
·  Se todos os circuitos estão operando corretamente, a luz OK acende.
·  Nota: se o APU estiver funcionando ele desligará.
   (2)    RESET pb
·  Reseta o circuito de test.

COMPARTIMENTO DOS AVIÔNICOS  

DESCRIÇÃO

·         Um detector de fumaça no ducto de extração do sistema de ventilação dos aviônicos detecta fumaça no compartimento dos aviônicos.
·         Ele avisa o ECAM para mostrar um alerta no cockpit.
·         Quando ele detecta fumaça por mais de 5 s:
·  Soa um single chime.
·  Acendem as luzes de MASTER CAUTION no glareshield.
·  O ECAM mostra um aviso no E/WD.
·  A luz SMOKE acende no painel de EMER ELEC.
·  Acendem as luzes de BLOWER e EXTRACT FAULT no painel de VENTILATION.
·         Se a fumaça é detectada por mais de 5 minutos, o alerta pode ser limpo; porém ele permanece travado e pode ser revisto.
·         No solo, um reset duplo de FWC irá destravar o aviso.



                    
OVERHEAD PANEL


                                                    
   (1)    GEN 1 LINE
·  Luz SMOKE: acende em âmbar, junto com um alerta no ECAM, quando fumaça é detectada no ducto de ventilação dos aviônicos.
   (2)    BLOWER e EXTRACT pb
·  Luz FAULT: acendem em âmbar, junto com um alerta no ECAM, quando fumaça é detectada no ducto de ventilação dos aviônicos.
LAVATÓRIOS  -  DESCRIÇÃO
·         O sistema de detecção de fumaça nos lavatórios consistem de:
·  Um detector de fumaça em cada lavatório.
·  Uma unidade DECODER ENCODER (CIDS) que conecta o detector ao sistema inteiro do CIDS
·         Quando um detector encontra fumaça num lavatório, ele envia um sinal para o CIDS, o qual é transmitido para o FWC, para alerta no cockpit e produz uma indicação na cabine.


                                                  

EXTINÇÃO DE FOGO NAS LIXEIRAS

·         Cada lixeira dos lavatórios possui um sistema automático de extinção de fogo.

PORÕES DE CARGA

·         Os porões de carga possuem um sistema de detecção de fumaça.
·  Cavidades nos painéis do teto de cada porão seguram 02 detectores de fumaça.
·  Cada detector está conectado com um dos 02 loops de detecção (principio loop duplo).
·  O porão dianteiro possui uma cavidade.
·  O porão traseiro possui 02 cavidades.
·  O CIDS (cabin intercommunication data system) recebe os sinais dos detectores e transmite para o ECAM, o qual mostra um alerta no cockpit.
·  O CIDS possui dois canais idênticos.
·         Fumaça em uma cavidade ativa o alerta de fumaça se:
·  Ambos os detectores detectarem-na, ou
·  Um detector detecta-la e o outro está inoperante.
·         Ventilação dos porões, e alerta de fumaça são ativados em qualquer compartimento, e a válvula de isolamento associada fecha automaticamente e o extraction fan para.



            

EXTINÇÃO DE FOGO NOS PORÕES

·         Um sistema de extinção de fogo protege o porão dianteiro e traseiro.
·         Uma garrafa de extinção supre 3 bicos ( 01 no compartimento dianteiro e 02 no compartimento traseiro).
·         A garrafa possui 02 cabeças de descarga, uma para cada compartimento.
·         Quando um dos pilotos pressionar o botão DISCH, para qualquer compartimento, aciona o squib correspondente na garrafa de extinção, a qual então descarrega o agente extintor dentro do compartimento.
·         Quando a garrafa estiver descarregada, uma luz âmbar DISCH acende.



                                            
PAINEL OVERHEAD


                                              
   (1)    Luz SMOKE
·  Esta luz vermelha e um alerta associado no ECAM acendem quando o sistema detecta fumaça no compartimento indicado. Esta luz acende se:
§  Ambos os canais detectarem fumaça, ou
§  Um canal detectar fumaça e o outro canal está com falha.
   (2)    DISCH pb
·  Este pb aciona o squib para descarregar o agente extintor no compartimento correspondente, dianteiro ou traseiro.
   (3)    Luz DISCH
·  Dentro de 60 s após pressionar o botão de descarga, esta luz âmbar acende, portanto indicando que o agente da garrafa foi completamente descarregado.
   (4)    TEST pb
·  Pressionando este pb por pelo menos 3s e até ele ser solto:
§ Testa os detectores de fumaça em sequência,
§ Liga as luzes vermelhas de fumaça 02 vezes e mostra um alerta no ECAM,
§ Fechas as válvulas de isolamento do sistema de ventilação,

§ Liga a luz âmbar DISCH.

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