FCOM
- AIRCRAFT SYSTEMS
- FIRE PROTECTION
DESCRIÇÃO
·
O sistema de proteção contra
fogo da aeronave é um compromisso de:
· Sistemas para detecção e extinção de fogo e sobreaquecimento para:
§ Motores.
§ APU.
· Sistemas de detecção e extinção de fumaça para:
§ Porões de carga.
§ Lavatórios
· Detecção de fumaça para:
§ Compartimento dos aviônicos.
· Extintores portáteis de fogo para:
§ Cabine de passageiros.
§ Cabine de comando.
DETECÇÃO A319/320
·
O APU e cada motor possui um
sistema de detecção de sobreaquecimento e fogo consistindo de:
· 02 loops idênticos de detecção à gás (loop A e B) montados em
paralelo.
· Uma unidade detector de fogo (FDU).
·
Os loops de gás consistem de:
· 03 elementos sensíveis para cada motor, um na nacele do pylon, um na
carenagem do motor e um na seção do FAN.
· Um elemento sensível no compartimento do APU.
·
Quando um elemento sensível é
sujeito ao calor, ele envia um sinal para a FDU.
·
Tão logo o loop A e B detectam
a temperatura a um nível pré-selecionado, eles acionam o sistema de avisos de
fogo.
·
A luz de FAULT em um loop
(quebra ou perda de suprimento elétrico) não afeta o sistema de avisos
·
O loop não afetado continua
protegendo a aeronave.
·
Se o sistema detecta um fogo no
APU enquanto a aeronave está no solo, ele corta o APU automaticamente e
descarrega o agente extintor.
DETECÇÃO A318
·
O APU e cada motor possui um
sistema de detecção de sobreaquecimento e fogo consistindo de:
· 02 loops idênticos de detecção à gás (loop A e B) montados em
paralelo.
· Uma unidade detector de fogo (FDU).
·
Os loops de gás consistem de:
· 03 elementos sensíveis para cada motor, um na nacele do pylon, um na
carenagem do motor e um na seção do FAN.
· Um elemento sensível no compartimento do APU.
·
Quando um elemento sensível é
sujeito ao calor, ele envia um sinal para a FDU.
·
Tão logo o loop A e B detectam
a temperatura a um nível pré-selecionado, eles acionam o sistema de avisos de
fogo.
·
A luz de FAULT em um loop
(quebra ou perda de suprimento elétrico) não afeta o sistema de avisos
·
O loop não afetado continua
protegendo a aeronave.
·
Se o sistema detecta um fogo no
APU enquanto a aeronave está no solo, ele corta o APU automaticamente e
descarrega o agente extintor.
EXTINÇÃO
·
Cada motor possui duas garrafas
de extinção equipadas com squibs operados eletricamente para descarregar seu
conteúdo.
·
Cada squib possui suprimento
elétrico duplo.
·
O piloto controle a descarga a
partir do painel ENG FIRE no overhead do cockpit.
·
O APU possui uma garrafa
extintora de fogo que possui dois squibs operados eletricamente para
descarregar seu agente.
·
O piloto controla a descarga a
partir do painel de APU FIRE no overhead no cockpit.
·
Esta garrafa também descarrega
automaticamente se houver um fogo no APU quando a aeronav estiver no solo.
FIRE WARNINGS AND CAUTIONS
·
As unidades detectoras de fogo
processam todos os avisos e alerta originados nos elementos sensíveis;
· O alerta de fogo aparece em
caso de:
§ Um sinal de fogo enviado de ambos os loops A e B, ou
§ Um sinal de fogo enviado de um loop quando o outro está em falha, ou
§ Quebra em ambos os loops ocorrendo dentro de 5s um após o outro
(efeito das chamas), ou
§ Um teste executado no painel de controle
· Os avisos de loop-fault
aparecem se:
§ Um loop está em falha ou,
§ Ambos os loops estão em falha ou,
§ Se a FDU falhar.
PAINEL OVERHEAD
- PAINEL DE ENG FIRE
·
A aeronave possui dois painéis
idênticos de ENG FIRE, os quais controlam os seguintes switches e indicações:
(1)
ENG 1 (2) FIRE pb: a posição normal
deste pb é para dentro e com guarda.
· O piloto o pressiona para soltá-lo. Ele salta para fora, enviando um
sinal elétrico que executa o seguinte no motor correspondente:
§ Silencia o alerta aural.
§ Arma os squibs dos extintores de fogo.
§ Fecha a válvula de baixa pressão de combustivel.
§ Fecha a válvula hidráulica FIRE SHUT OFF VALVE.
§ Fecha a bleed valve do motor.
§ Fecha a Pack control valve.
§ Corta o suprimento elétrico
do FADEC.
§ Desativa o IDG.
LUZ ENG 1(2) FIRE: esta luz vermelha
acende, independente da posição do pb, a qualquer momento que o alerta de fogo
para o motor correspondente for ativado.
(2)
AGENT 1 e AGENT 2 pb: ambos os pb se
tornam ativos quando o piloto solta o ENG FIRE PB para aquele motor.
Uma rápida pressão neste
botão descarrega a garrafa correspondente.
§ Acende em branco "SQUIB" quando o piloto solta o ENG FIRE
PB para aquele motor para ajudar o piloto identificar o pb do AGENT a ser ativado.
§ Acende em âmbar "DISCH" quando sua garrafa extintora
perdeu pressão.
(3)
TEST pb: este botão permite aos pilotos
testar a operação do sistema de detecção e extinção de fogo.
Quando o piloto o
pressiona:
§ Soa o continuous repetitive chime.
§ A luz MASTER WARN ilumina.
§ Aparece no ECAM alerta de ENG FIRE
§ No painel de fogo do overhead:
▹
O PB ENG FIRE acende em
vermelho.
▹
A luz SQUIB acende em branco se
o suprimento para descarga está disponível.
▹
A luz DISCH acende em âmbar.
§ No painel ENG no pedestal:
▹
A luz FIRE acende em vermelho.
APU
FIRE PANEL
(1)
APU FIRE pb sw: a posição normal deste
pb é para dentro com guarda.
O piloto o pressiona para
soltá-lo. Ele salta para fora, enviando um sinal elétrico que executa o
seguinte para o APU:
· Corta o APU.
· Silencia o alerta aural.
· Arma os squibs no extintor de fogo do APU.
· Fecha a válvula de baixa pressão de combustivel.
· Corta a bomba de combustivel do APU
· Fecha a bleed valve e a crossbleed e
· Desativa o gerador do APU.
A luz vermelha
de APU FIRE acende quando o alerta de fogo é ativado, independente da posição
do pushbutton.
(2)
AGENT pb: este pb se torna ativo quando
o piloto pressiona para soltar o botão APU FIRE.
O piloto pressiona ele
brevemente para descarregar a garrafa de extinção.
· Luzes "SQUIB" acendem em branco quando o piloto solta o
botão APU FIRE.
· Luzes "DISCH" acendem em âmbar quando a garrafa do
extintor de fogo está com baixa pressão.
· Nota: um disco vermelho, o qual está instalado no lado de fora da
fuselagem traseira, assinala que o agente não foi descarregado para fora devido
uma sobre pressão da garrafa.
(3)
TEST pb: este botão permite aos pilotos
testarem a operação do sistema de detecção e extinção de fogo do APU.
· Quando o piloto o pressiona:
· Um continuous repetitive chime é acionado.
· A luz MASTER WARN acende.
· Aparece no ECAM o alerta APU FIRE.
· No painel APU FIRE:
§ O pb APU FIRE acende em vermelho.
§ A luz SQUIB acende em branco.
§ A luz DISCH acende em âmbar.
· Nota: o corte automático do APU no solo não irá ocorrer enquanto os
pilotos estão fazendo este teste.
PEDESTAL
(1)
Luz FIRE: esta luz identifica o
motor a ser cortado por causa de fogo.
Acende em vermelho quando um alerta de
fogo no motor é acionado.
EXTERNAL POWER PANEL
Quando a aeronave está no solo, um fogo no APU causa um alerta
externo adicional.
(1) Luz APU FIRE:
· A luz vermelha APU FIRE
acende e um alerta externo através de uma buzina soa quando o sistema detecta
um fogo no APU.
· O extintor de fogo do APU descarrega automaticamente 3 segundos após
o surgimento do alerta.
· Esta luz apaga quando o fogo for apagado.
(2) APU SHUT OFF pb:
· este pb é usado manualmente para um corte emergencial do APU.
· Quando este pb é pressionado, a válvula de baixa pressão de
combustivel do APU é fechada e o ECB recebe um sinal que inicia a sequencia de
corte.
· A sequência de corte é a mesma que a sequência de corte automático,
exceto que não haverá o ciclo de resfriamento.
· Pressionando esse pb também silencia a buzina de alerta.
PAINEL DE MANUTENÇÃO
(1) TEST pb-sw
· Testa os seguintes circuitos do APU: alerta de fogo, auto extinção e
corte.
· Durante a sequencia de teste, a APU MASTER sw deve estar ligada.
· Se todos os circuitos estão operando corretamente, a luz OK acende.
· Nota: se o APU estiver funcionando ele desligará.
(2) RESET pb
· Reseta o circuito de test.
COMPARTIMENTO DOS
AVIÔNICOS
DESCRIÇÃO
·
Um detector de fumaça no ducto
de extração do sistema de ventilação dos aviônicos detecta fumaça no
compartimento dos aviônicos.
·
Ele avisa o ECAM para mostrar
um alerta no cockpit.
·
Quando ele detecta fumaça por
mais de 5 s:
· Soa um single chime.
· Acendem as luzes de MASTER CAUTION no glareshield.
· O ECAM mostra um aviso no E/WD.
· A luz SMOKE acende no painel de EMER ELEC.
· Acendem as luzes de BLOWER e EXTRACT FAULT no painel de VENTILATION.
·
Se a fumaça é detectada por
mais de 5 minutos, o alerta pode ser limpo; porém ele permanece travado e pode
ser revisto.
·
No solo, um reset duplo de FWC
irá destravar o aviso.
OVERHEAD PANEL
(1) GEN 1 LINE
· Luz SMOKE: acende em âmbar, junto com um alerta no ECAM, quando
fumaça é detectada no ducto de ventilação dos aviônicos.
(2) BLOWER e EXTRACT pb
· Luz FAULT: acendem em âmbar, junto com um alerta no ECAM, quando
fumaça é detectada no ducto de ventilação dos aviônicos.
LAVATÓRIOS -
DESCRIÇÃO
·
O sistema de detecção de fumaça
nos lavatórios consistem de:
· Um detector de fumaça em cada lavatório.
· Uma unidade DECODER ENCODER (CIDS) que conecta o detector ao sistema
inteiro do CIDS
·
Quando um detector encontra
fumaça num lavatório, ele envia um sinal para o CIDS, o qual é transmitido para
o FWC, para alerta no cockpit e produz uma indicação na cabine.
EXTINÇÃO
DE FOGO NAS LIXEIRAS
·
Cada lixeira dos lavatórios
possui um sistema automático de extinção de fogo.
PORÕES
DE CARGA
·
Os porões de carga possuem um
sistema de detecção de fumaça.
· Cavidades nos painéis do teto de cada porão seguram 02 detectores de
fumaça.
· Cada detector está conectado com um dos 02 loops de detecção
(principio loop duplo).
· O porão dianteiro possui uma cavidade.
· O porão traseiro possui 02 cavidades.
· O CIDS (cabin intercommunication data system) recebe os sinais dos
detectores e transmite para o ECAM, o qual mostra um alerta no cockpit.
· O CIDS possui dois canais idênticos.
·
Fumaça em uma cavidade ativa o
alerta de fumaça se:
· Ambos os detectores detectarem-na, ou
· Um detector detecta-la e o outro está inoperante.
·
Ventilação dos porões, e alerta
de fumaça são ativados em qualquer compartimento, e a válvula de isolamento
associada fecha automaticamente e o extraction fan para.
EXTINÇÃO DE FOGO NOS PORÕES
·
Um sistema de extinção de fogo
protege o porão dianteiro e traseiro.
·
Uma garrafa de extinção supre 3
bicos ( 01 no compartimento dianteiro e 02 no compartimento traseiro).
·
A garrafa possui 02 cabeças de
descarga, uma para cada compartimento.
·
Quando um dos pilotos
pressionar o botão DISCH, para qualquer compartimento, aciona o squib
correspondente na garrafa de extinção, a qual então descarrega o agente
extintor dentro do compartimento.
·
Quando a garrafa estiver
descarregada, uma luz âmbar DISCH acende.
PAINEL
OVERHEAD
(1)
Luz SMOKE
· Esta luz vermelha e um alerta associado no ECAM acendem quando o
sistema detecta fumaça no compartimento indicado. Esta luz acende se:
§ Ambos os canais detectarem fumaça, ou
§ Um canal detectar fumaça e o outro canal está com falha.
(2)
DISCH pb
· Este pb aciona o squib para descarregar o agente extintor no
compartimento correspondente, dianteiro ou traseiro.
(3)
Luz DISCH
· Dentro de 60 s após pressionar o botão de descarga, esta luz âmbar
acende, portanto indicando que o agente da garrafa foi completamente
descarregado.
(4)
TEST pb
· Pressionando este pb por pelo menos 3s e até ele ser solto:
§ Testa os detectores de fumaça em sequência,
§ Liga as luzes vermelhas de fumaça 02 vezes e mostra um alerta no
ECAM,
§ Fechas as válvulas de isolamento do sistema de ventilação,
§ Liga a luz âmbar DISCH.
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