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terça-feira, 24 de junho de 2014

VENTILATION

FCOM  AIRCRAFT SYSTEMS  -  VENTILATION

GERAL
·         O sistema de ventilação inclui ventilação para:
§  Os aviônicos, controlado pelo controlador de ventilação dos equipamentos de aviônicos (AEVC),
§  Para a bateria,
§  Para os lavatórios a galleys.
·         A ventilação dos aviônicos é totalmente automatizada.
·         Ele refrigera os componentes elétricos e eletrônicos no compartimento dos aviônicos e na cabine de comando, incluindo os instrumentos e os painéis de CB.
·         Ele usa 02  ventiladores elétricos para forçar a circulação de ar de refrigeração.
·         Qualquer que seja a configuração que o sistema de ventilação esteja, uma parte do ar de ventilação dos aviônicos é sugada do cockpit através de diferentes painéis.

COMPONENTES PRINCIPAIS

FANS
·         02 fans elétricos operam continuamente, enquanto a aeronave esteja com o sistema elétrico energizado.
·         Eles fazem o ar circular em volta dos equipamentos de aviônicos.
VÁLVULAS AIR INLET E EXTRACT
·         Estas válvulas admitem ar externo da aeronave e evacuam ar quente do compartimento de aviônicos.
VALVULAS DE BYPASS SKIN ECHANGE INLET E OUTLET
·         Estas válvulas permitem o ar circular entre o compartimento dos aviônicos e o espaço abaixo do compartimento do piso dos porões de carga.
AIR CONDTIONING INLET VALVE
·         Esta válvula permite o circuito de ar condicionado suprir ar refrigerado para o compartimento dos aviônicos.
SKIN EXCHANGE ISOLATION VALVE
·         Esta válvula conecta ou isola o trocador de calor, (skin heat exchanger).
AEVC  AVIONICS EQUIPMENTE VENTILATION CONTROLLER
·         O AEVC controla a operação de todos os ventiladores e válvulas do sistema de ventilação dos aviônicos.

OPERAÇÃO NORMAL  -  CONFIGURAÇÃO OPEN-CIRCUIT   
  
OPERAÇÕES DE SOLO

·         A conf. open-circuit opera qdo a temp da chapa da fuselagem está acima de um limite de solo.
·         Limite de solo: +12ºC, temperatura subindo, ou  + 9ºC, temperatura diminuindo.

                                              
OPERAÇÃO NORMAL  -  CONFIGURAÇÃO  CLOSE CIRCUIT   

OPERAÇÕES DE VOO

·         A configuração circuito fechado opera quando a temperatura do skin da fuselagem (da chapa da fuselagem) está abaixo do limite de voo.
·         Limite em voo: +35ºC, temperatura aumentando, ou +32 temperatura diminuindo.

OPERAÇÕES DE SOLO

·         A configuração circuito fechado opera quando a temperatura do skin da fuselagem está abaixo do limite de solo.
·         Limite no solo: +12ºC, temperatura aumentando, ou +9ºC temperatura diminuindo.

                                        
OPERAÇÃO NORMAL  -  CONFIGURAÇÃO INTERMEDIÁRIA  

OPERAÇÕES DE VOO

·         A conf. intermediária opera qdo a temp. do skin da fuselagem está acima de um limite de voo.
·         Limite de voo: +35ºC, temperatura aumentando, ou +32ºC temperatura diminuindo.

·         Nota: o raio de alcance de medição da temperatura do skin é medido entre -50ºC e 80ºC.

·         Nota: fora desse alcance, o AEVC seleciona a configuração do sistema de ventilação dos aviônicos para a configuração intermediária (parcialmente aberta) até que a temperatura esteja dentro da faixa  de operação novamente.


                               
OPERAÇÃO ANORMAL   

ALERTA DE FALHA no BLOWER  ou no  EXTRACT

·         Quando o pushbutton do BLOWER ou do EXTRACT está na posição OVRD (sobrepuja), o sistema está na configuração circuito fechado e adiciona ar do sistema de ar condicionado para a ventilação dos aviônicos.


                                       
·         Quando o pb do BLOWER está na posição OVRD, o ventilador do BLOWER é paralisado  e o ventilador do EXTRACT continua a funcionar.

·         Quando o pb EXTRACT está na posição OVRD, o ventilador de extração é controlado diretamente por esse pb. Ambos ventiladores continuam funcionando.

SMOKE CONFIGURATION

·         Quando o detector de fumaça detecta fumaça na ventilação dos aviônicos, as luzes de FAULT no BLOWER e no EXTRACT acendem.
·         Quando ambos pushbuttons BLOWER  e EXTRACT são colocados na posição OVRD, o sistema de ar condicionado fornece ar refrigerado, o qual é então expelido para fora. O ventilador BLOWER para.


                            
FALHA DO CONTROLADOR
·         O sistema fica com a mesma configuração acima, exceto que a skin Exchange isolation valve permanece aberta.
·         A inlet valve e a skin Exchange  inlet bypass permanecem na posição que elas estavam antes de ocorrer a falha.
·         O extract fan se continua funcionando.

VENTILAÇÃO DAS  BATERIAS

·         Um Venturi no skin da aeronave puxa o ar do espaço em volta da bateria e o ventila para fora. O fluxo de ar resultante ventila as baterias. 

VENTILAÇÃO DOS LAVATÓRIOS e da GALLEY

·         Um ventilador de extração puxa o ar ambiente dos lavatórios e das galleys e despeja próximo da válvula de outflow.
·         O ventilador de extração funciona continuamente quando energia elétrica estiver disponível.

                                
PAINEL  OVERHEAD

                                        
   (1)    BLOWER / EXTRACT pb-sw
·         AUTO: quando ambos os pb-sw estão em AUTO:
§ No solo antes de aplicar potência de decolagem, o sistema de ventilação está na configuração circuito aberto (fechado quando a temperatura do skin da fuselagem está abaixo do limite de solo).
§ No solo após a aplicação de potência de decolagem, e em voo, o sistema de ventilação está na configuração circuito fechado.
·         OVRD: quando qualquer um dos pb-sw está na posição OVRD:
§ O sistema vai para a configuração circuito fechado.
§ Ar do sistema de ar condicionado é adicionado à ventilação. ( o ventilador do BLOWER para se o pb está na posição OVRD)
§ Quando ambos os pb estão na posição OVRD:
§ O ar flui do sistema de ar condicionado e então é descarregado para fora.
§ O EXTRACT fan continua funcionado.
·         FAULT: acende em âmbar e aciona um ECAM:
§ No switch do BLOWER se:
Q  A pressão do fluxo está baixa (veja * ).
Q  Se o duto sobreaquece (veja *).
Q  Se o suprimento de energia do computador falha
Q  Alerta de fumaça ativado
§ No switch do EXTRACT se:
Q  Se a pressão de extração está baixa (veja*)
Q  Se o suprimento de energia do computador falha.
Q  Alerta de fumaça ativado.
* se o alerta ocorrer no solo quando os motores estão parados, uma buzina externa é acionada.
ECAM  CAB  PRESS PAGE

                                          
   (1)    Indicações do BLOWER,VENT e EXTRACT
·         VENT normalmente aparece em branco. Se torna âmbar se o BLOWER, EXTRACT ou o AVNCS falhar.
·         Mensagem BLOWER aparece em âmbar se houver uma falha no BLOWER.
·         Mensagem EXTRACT aparece em âmbar se houver uma falha no EXTRACT.
   (2)    Indicações INLET e OUTLET
·         Normalmente em branco. A indicação correspondente se torna âmbar, quando a válvula inlet ou a válvula outlet está com falha.
   (3)    Diagramas da INLET e da OUTLET:
  Esta é a indicação de que a válvula está completamente fechada.   
  É normalmente verde, porém âmbar se houver um disagreement.



Esta é a indicação de que a válvula está completamente aberta.
É normalmente verde, porém âmbar se houver um disagreement.
Nota: por causa da acuracidade dos sensores de temperatura, no solo a indicação aberta ou fechada pode se tornar âmbar quando a temperatura está perto do limite de abertura ou fechamento. (Não se aplica aos: PR-OCA, OCB, OCD, ONW, ONX, ONY e ONZ)


 Esta é a indicação de válvula em trânsito (apenas válvula INLET). É âmbar.


Esta é a indicação de que a válvula outlet está parcialmente aberta (a válvula outlet está fechada, porém o small flap interno está aberto.


Se a posição da válvula não está disponível ou se o status da válvula está inconsistente, aparece XX em âmbar.

VENTILAÇÃO DOS PORÕES DE CARGA
·         Um ventilador de extração puxa o ar de dentro dos porões e o descarrega para fora. Ar proveniente da cabine de substitui o ar expelido, ventilando assim os porões de carga.

ESQUEMÁTICO  A319/320/sharklets

                               
ESQUEMÁTICO  A318

                          
VENTILAÇÃO NO COMPARTIMENTO DE CARGA DIANTEIRA  A319/320/SHARKLETS
·         Ar da cabine flui via inlet isolation valve para o compartimento de carga dianteiro, movimentado tanto pelo ventilador de extração ou pela pressão diferencial em voo.
·         Um Venturi montado no skin da fuselagem descarrega o ar para fora através da isolation valve.
·         O controlador de ventilação do porão controla a operação das válvulas  inlet e outlet e do ventilador de extração.
·         O sistema de ventilação opera em 2 modos:
Q  No solo ou quando o  ∆P ≤ 1PSI em voo, o controlador abre a isolation valve, então aciona o ventilador de extração.
Q  Em voo quando o ∆P > 1PSI, o controlador para  o ventilador e um diferencial de pressão mantém a ventilação.
·         O controlador fecha a isolation valve e para o ventilador de extração quando:
Q  O piloto coloca o pushbutton da FWD ISOL VALVE para a posição OFF, ou
Q  A unidade detectora de fumaça do porão dianteiro detectou fumaça.
·         A válvula outlet fecha e o ventilador de extração para quando o piloto coloca o pushbutton de DITCHING na posição ON.
  VENTILAÇÃO NO COMPARTIMENTO DE CARGA TRASEIRO A318
·         Ar flui da cabine através da inlet isolation valve para o compartimento de carga traseiro, movimentado por um ventilador de extração.
·         O ar é controlado pela isolation outlet e então descarregado para fora pela outflow valve.
·         O controlador de ventilação do porão controla a operação das inlet e outlet isolation valves e o ventilador de extração.
·         Quando a isolation valve está completamente aberta o ventilador de extração opera continuamente quando a aeronave está no solo e durante  o voo.
·         O controlador fecha a isolation valve e para o ventilador de extração quando:
Q  O piloto coloca o pushbutton da AFT ISOL VALVE na posição OFF.
Q  A unidade detectora de fumaça do porão traseiro detectou fumaça.

PAINEL OVERHEAD  A319/320/SHARKLETS


                                                
(1)    FWD ISOL VALVE pb
Esta switch controla a válvula de isolação dianteira e o ventilador de extração.
·         AUTO: as válvulas inlet e outlet abrem, o ventilador de extração aciona se não houver detecção de fumaça no compartimento de carga traseiro.
·         OFF: as válvulas inlet e outlet e a válvula TRIM AIR fecham e o ventilador de extração para.
·         Luz FAULT: essa luz âmbar com um alerta de ECAM associado quando qualquer uma da inlet ou outlet valve não estiver na posição selecionada.

PAINEL DO OVERHEAD A318


                                                         
(1)AFT ISOL VALVE pb
                Esta switch controla a válvula de isolação e  o ventilador de extração.
·         AUTO:  as válvulas de isolação inlet e outlet abrem e o ventilador de extração funciona se não  houver indicação de fumaça no compartimento do porão traseiro.
·         OFF: as válvulas de isolação inlet e outlet e a TRIM AIR VALVE fecham, o ventilador de extração para.
·         Luz FAULT: a luz âmbar acende e um alerta de ECAM associado quando qualquer uma da inlet ou outlet valve não estiver na posição selecionada.
ECAM COND PAGE A319/320/SHARKLETS


                                                 
   (1)    indicação de zona: é em branco
   (2)    inlet isolation valve: in line verde: valvula aberta, crossline âmbar: valvula fechada.
   (3)    Outlet isolation valve: crossline verde: valvula aberta, in line âmbar: valvula fechada.

ECAM COND PAGE  A318


                                            
 (1)    Indicação da zona: é em branco.
      (2)    Inlet isolation valve: in line verde: valvula aberta, crossline âmbar: valvula fechada.
      (3)    Outlet isolation valve: crossline verde: valvula aberta, in line âmbar: valvula esta fechada.

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