FCOM
AIRCRAFT SYSTEMS - VENTILATION
GERAL
·
O sistema de ventilação inclui
ventilação para:
§ Os aviônicos, controlado pelo controlador de ventilação dos
equipamentos de aviônicos (AEVC),
§ Para a bateria,
§ Para os lavatórios a galleys.
·
A ventilação dos aviônicos é
totalmente automatizada.
·
Ele refrigera os componentes
elétricos e eletrônicos no compartimento dos aviônicos e na cabine de comando,
incluindo os instrumentos e os painéis de CB.
·
Ele usa 02 ventiladores elétricos para forçar a
circulação de ar de refrigeração.
·
Qualquer que seja a
configuração que o sistema de ventilação esteja, uma parte do ar de ventilação
dos aviônicos é sugada do cockpit através de diferentes painéis.
COMPONENTES PRINCIPAIS
FANS
·
02 fans elétricos operam
continuamente, enquanto a aeronave esteja com o sistema elétrico energizado.
·
Eles fazem o ar circular em
volta dos equipamentos de aviônicos.
VÁLVULAS AIR INLET E EXTRACT
·
Estas válvulas admitem ar
externo da aeronave e evacuam ar quente do compartimento de aviônicos.
VALVULAS DE BYPASS SKIN ECHANGE INLET E OUTLET
·
Estas válvulas permitem o ar
circular entre o compartimento dos aviônicos e o espaço abaixo do compartimento
do piso dos porões de carga.
AIR CONDTIONING INLET VALVE
·
Esta válvula permite o circuito
de ar condicionado suprir ar refrigerado para o compartimento dos aviônicos.
SKIN EXCHANGE ISOLATION VALVE
·
Esta válvula conecta ou isola o
trocador de calor, (skin heat exchanger).
AEVC AVIONICS
EQUIPMENTE VENTILATION CONTROLLER
·
O AEVC controla a operação de
todos os ventiladores e válvulas do sistema de ventilação dos aviônicos.
OPERAÇÃO
NORMAL -
CONFIGURAÇÃO OPEN-CIRCUIT
OPERAÇÕES DE SOLO
·
A conf. open-circuit opera qdo
a temp da chapa da fuselagem está acima de um limite de solo.
·
Limite de solo: +12ºC, temperatura
subindo, ou + 9ºC, temperatura
diminuindo.
OPERAÇÃO NORMAL -
CONFIGURAÇÃO CLOSE CIRCUIT
OPERAÇÕES
DE VOO
·
A configuração circuito fechado
opera quando a temperatura do skin da fuselagem (da chapa da fuselagem) está
abaixo do limite de voo.
·
Limite em voo: +35ºC,
temperatura aumentando, ou +32 temperatura diminuindo.
OPERAÇÕES
DE SOLO
·
A configuração circuito fechado
opera quando a temperatura do skin da fuselagem está abaixo do limite de solo.
·
Limite no solo: +12ºC,
temperatura aumentando, ou +9ºC temperatura diminuindo.
OPERAÇÃO NORMAL
- CONFIGURAÇÃO INTERMEDIÁRIA
OPERAÇÕES DE VOO
·
A conf. intermediária opera qdo
a temp. do skin da fuselagem está acima de um limite de voo.
·
Limite de voo: +35ºC,
temperatura aumentando, ou +32ºC temperatura diminuindo.
·
Nota: o raio de alcance de medição da
temperatura do skin é medido entre -50ºC e 80ºC.
·
Nota: fora desse alcance, o AEVC
seleciona a configuração do sistema de ventilação dos aviônicos para a
configuração intermediária (parcialmente aberta) até que a temperatura esteja
dentro da faixa de operação novamente.
OPERAÇÃO
ANORMAL
ALERTA DE FALHA no BLOWER ou no
EXTRACT
·
Quando o pushbutton do BLOWER
ou do EXTRACT está na posição OVRD (sobrepuja), o sistema está na configuração
circuito fechado e adiciona ar do sistema de ar condicionado para a ventilação
dos aviônicos.
·
Quando o pb do BLOWER está na
posição OVRD, o ventilador do BLOWER é paralisado e o ventilador do EXTRACT continua a
funcionar.
·
Quando o pb EXTRACT está na
posição OVRD, o ventilador de extração é controlado diretamente por esse pb.
Ambos ventiladores continuam funcionando.
SMOKE CONFIGURATION
·
Quando o detector de fumaça
detecta fumaça na ventilação dos aviônicos, as luzes de FAULT no BLOWER e no
EXTRACT acendem.
·
Quando ambos pushbuttons
BLOWER e EXTRACT são colocados na
posição OVRD, o sistema de ar condicionado fornece ar refrigerado, o qual é
então expelido para fora. O ventilador BLOWER para.
FALHA DO CONTROLADOR
·
O sistema fica com a mesma
configuração acima, exceto que a skin Exchange isolation valve permanece
aberta.
·
A inlet valve e a skin
Exchange inlet bypass permanecem na
posição que elas estavam antes de ocorrer a falha.
·
O extract fan se continua
funcionando.
VENTILAÇÃO DAS
BATERIAS
·
Um Venturi no skin da aeronave
puxa o ar do espaço em volta da bateria e o ventila para fora. O fluxo de ar
resultante ventila as baterias.
VENTILAÇÃO
DOS LAVATÓRIOS e da GALLEY
·
Um ventilador de extração puxa
o ar ambiente dos lavatórios e das galleys e despeja próximo da válvula de
outflow.
·
O ventilador de extração
funciona continuamente quando energia elétrica estiver disponível.
PAINEL OVERHEAD
(1)
BLOWER / EXTRACT pb-sw
·
AUTO: quando ambos os pb-sw
estão em AUTO:
§ No solo antes de aplicar potência de decolagem, o sistema de
ventilação está na configuração circuito aberto (fechado quando a temperatura
do skin da fuselagem está abaixo do limite de solo).
§ No solo após a aplicação de potência de decolagem, e em voo, o
sistema de ventilação está na configuração circuito fechado.
·
OVRD: quando qualquer um dos
pb-sw está na posição OVRD:
§ O sistema vai para a configuração circuito fechado.
§ Ar do sistema de ar condicionado é adicionado à ventilação. ( o
ventilador do BLOWER para se o pb está na posição OVRD)
§ Quando ambos os pb estão na posição OVRD:
§ O ar flui do sistema de ar condicionado e então é descarregado para
fora.
§ O EXTRACT fan continua funcionado.
·
FAULT: acende em âmbar e aciona
um ECAM:
§ No switch do BLOWER se:
Q
A pressão do fluxo está baixa
(veja * ).
Q
Se o duto sobreaquece (veja *).
Q
Se o suprimento de energia do
computador falha
Q
Alerta de fumaça ativado
§
No switch do EXTRACT se:
Q
Se a pressão de extração está
baixa (veja*)
Q
Se o suprimento de energia do
computador falha.
Q
Alerta de fumaça ativado.
* se o alerta
ocorrer no solo quando os motores estão parados, uma buzina externa é acionada.
ECAM CAB PRESS PAGE
(1)
Indicações do BLOWER,VENT e
EXTRACT
·
VENT normalmente aparece em
branco. Se torna âmbar se o BLOWER, EXTRACT ou o AVNCS falhar.
·
Mensagem BLOWER aparece em
âmbar se houver uma falha no BLOWER.
·
Mensagem EXTRACT aparece em
âmbar se houver uma falha no EXTRACT.
(2)
Indicações INLET e OUTLET
·
Normalmente em branco. A
indicação correspondente se torna âmbar, quando a válvula inlet ou a válvula
outlet está com falha.
(3)
Diagramas da INLET e da OUTLET:
Esta é a indicação de que a válvula está
completamente fechada.
É normalmente verde, porém âmbar se
houver um disagreement.
Esta é a indicação
de que a válvula está completamente aberta.
É normalmente verde, porém âmbar se houver um disagreement.
Nota: por causa da acuracidade dos sensores de temperatura, no solo a
indicação aberta ou fechada pode se tornar âmbar quando a temperatura está
perto do limite de abertura ou fechamento. (Não se aplica aos: PR-OCA, OCB,
OCD, ONW, ONX, ONY e ONZ)
Esta é a indicação de válvula em trânsito
(apenas válvula INLET). É âmbar.
Esta é a indicação
de que a válvula outlet está parcialmente aberta (a válvula outlet está
fechada, porém o small flap interno está aberto.
Se a posição da
válvula não está disponível ou se o status da válvula está inconsistente,
aparece XX em âmbar.
VENTILAÇÃO DOS PORÕES DE CARGA
·
Um ventilador de extração puxa
o ar de dentro dos porões e o descarrega para fora. Ar proveniente da cabine de
substitui o ar expelido, ventilando assim os porões de carga.
ESQUEMÁTICO
A319/320/sharklets
ESQUEMÁTICO A318
VENTILAÇÃO NO COMPARTIMENTO DE CARGA DIANTEIRA A319/320/SHARKLETS
·
Ar da cabine flui via inlet
isolation valve para o compartimento de carga dianteiro, movimentado tanto pelo
ventilador de extração ou pela pressão diferencial em voo.
·
Um Venturi montado no skin da
fuselagem descarrega o ar para fora através da isolation valve.
·
O controlador de ventilação do
porão controla a operação das válvulas
inlet e outlet e do ventilador de extração.
·
O sistema de ventilação opera
em 2 modos:
Q
No solo ou quando o ∆P ≤ 1PSI em voo, o controlador abre a
isolation valve, então aciona o ventilador de extração.
Q
Em voo quando o ∆P > 1PSI, o
controlador para o ventilador e um
diferencial de pressão mantém a ventilação.
·
O controlador fecha a isolation
valve e para o ventilador de extração quando:
Q
O piloto coloca o pushbutton da
FWD ISOL VALVE para a posição OFF, ou
Q
A unidade detectora de fumaça
do porão dianteiro detectou fumaça.
·
A válvula outlet fecha e o
ventilador de extração para quando o piloto coloca o pushbutton de DITCHING na
posição ON.
VENTILAÇÃO NO COMPARTIMENTO DE CARGA
TRASEIRO A318
·
Ar flui da cabine através da
inlet isolation valve para o compartimento de carga traseiro, movimentado por
um ventilador de extração.
·
O ar é controlado pela
isolation outlet e então descarregado para fora pela outflow valve.
·
O controlador de ventilação do
porão controla a operação das inlet e outlet isolation valves e o ventilador de
extração.
·
Quando a isolation valve está
completamente aberta o ventilador de extração opera continuamente quando a
aeronave está no solo e durante o voo.
·
O controlador fecha a isolation
valve e para o ventilador de extração quando:
Q
O piloto coloca o pushbutton da
AFT ISOL VALVE na posição OFF.
Q
A unidade detectora de fumaça
do porão traseiro detectou fumaça.
PAINEL OVERHEAD A319/320/SHARKLETS
(1)
FWD ISOL VALVE pb
Esta
switch controla a válvula de isolação dianteira e o ventilador de extração.
·
AUTO: as válvulas inlet e
outlet abrem, o ventilador de extração aciona se não houver detecção de fumaça
no compartimento de carga traseiro.
·
OFF: as válvulas inlet e outlet
e a válvula TRIM AIR fecham e o ventilador de extração para.
·
Luz FAULT: essa luz âmbar com
um alerta de ECAM associado quando qualquer uma da inlet ou outlet valve não
estiver na posição selecionada.
PAINEL DO OVERHEAD A318
(1)AFT ISOL VALVE pb
Esta
switch controla a válvula de isolação e
o ventilador de extração.
·
AUTO: as válvulas de isolação inlet e outlet abrem
e o ventilador de extração funciona se não
houver indicação de fumaça no compartimento do porão traseiro.
·
OFF: as válvulas de isolação
inlet e outlet e a TRIM AIR VALVE fecham, o ventilador de extração para.
·
Luz FAULT: a luz âmbar acende e
um alerta de ECAM associado quando qualquer uma da inlet ou outlet valve não
estiver na posição selecionada.
ECAM COND PAGE A319/320/SHARKLETS
(1) indicação de
zona: é em branco
(2) inlet isolation
valve: in line verde: valvula aberta, crossline âmbar: valvula fechada.
(3) Outlet isolation
valve: crossline verde: valvula aberta, in line âmbar: valvula fechada.
ECAM
COND PAGE A318
(1) Indicação da
zona: é em branco.
(2) Inlet isolation
valve: in line verde: valvula aberta, crossline âmbar: valvula fechada.
(3) Outlet isolation
valve: crossline verde: valvula aberta, in line âmbar: valvula esta fechada.
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